Foto de capa da notícia

Ministério da Saúde oferta tecnologia inovadora para detecção precoce de câncer de colo do útero em São Paulo

O Ministério da Saúde iniciou, nesta sexta-feira (15), a implementação do teste de biologia molecular DNA-HPV no Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de um método moderno e inovador que representa um avanço para o rastreamento organizado do câncer de colo do útero. Ofertada inicialmente em 12 estados brasileiros, a tecnologia 100% nacional detecta 14 genótipos do papilomavírus humano (HPV), identificando a presença do vírus no organismo antes da ocorrência de lesões ou câncer em estágios iniciais. A oferta possibilitará o rastreamento precoce em cerca de 5,6 milhões de mulheres em cinco anos, nos estados nos quais a iniciativa já começa a ser oferecida gradualmente. Em São Paulo, o novo teste vai beneficiar, neste período, mais de 198 mil mulheres do município de Ribeirão Preto.
 

O lançamento da iniciativa no estado ocorreu na Unidade Básica de Saúde Drº Sérgio Botelho da Costa Moraes, em Ribeirão Preto, com a presença da secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad, e do coordenador-geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer, José Barreto Campelo Carvalheira.
 

O estado integra o grupo de 12 contemplados por já contar com serviços de referência para colposcopia e biópsia, garantindo fluxo assistencial completo para mulheres com resultados alterados. Além de São Paulo, a iniciativa já começa a ser oferecida gradualmente em Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Ceará, Minas Gerais, Pará, Rondônia, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná, além do Distrito Federal.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login