
Cavalos transformam vidas através da equoterapia em Limeira
Profissional da área destaca os benefícios terapêuticos em entrevista à Gazeta
Há quase três décadas, a equoterapia tem sido uma aliada silenciosa e eficaz no tratamento de crianças, jovens e adultos em Limeira. Com sede na Sociedade Hípica da cidade, o trabalho desenvolvido pela equipe multidisciplinar da Daoud Equoterapia impacta diretamente a vida de 90 pacientes, por meio de sessões que unem carinho, técnica e o protagonismo dos cavalos.
A equoterapia é um método
terapêutico que utiliza o cavalo como agente promotor de ganhos físicos,
emocionais, cognitivos e sociais. Na Hípica de Limeira, a prática ocorre em um
ambiente controlado e cuidadosamente planejado para atender às diferentes
necessidades dos praticantes. O sucesso da terapia, segundo os profissionais
envolvidos, começa antes mesmo do contato com os pacientes: está na seleção e
no cuidado com os cavalos.
“O cavalo é o protagonista”,
afirma Walkiria Alvarenga, pedagoga, instrutora da Sociedade Hípica e
integrante da equipe Daoud. Com vasta experiência no atendimento terapêutico
por meio da equoterapia, ela destaca a importância dos animais no processo e
explica como o serviço funciona.
A seleção é feita por uma equipe multidisciplinar. Cada cavalo precisa ter características específicas de temperamento, postura e movimento. Eles são preparados e escolhidos com muito critério, pois precisam estar aptos a interagir com os pacientes de forma segura e eficiente. Tudo começa às 7h da manhã. Eles são alimentados com ração e feno três vezes ao dia, recebem banhos, são escovados com carinho e passam por acompanhamento constante. O bem-estar dos cavalos é prioridade”, ressalta.
Questionada sobre o acesso ao serviço, Walkiria explica que o contato pode ser feito pelo telefone (19) 99105-9832. Já para aulas de hipismo, adulto ou infantil, o número é (19) 99924-2540. A Hípica está localizada dentro do Parque Cidade e conta com estrutura preparada para receber todos com segurança e acolhimento.
Walkiria reforça que o animal tem papel central na terapia. “O cavalo contribui de forma direta para o desenvolvimento físico e emocional dos praticantes. O movimento tridimensional que ele oferece estimula o corpo e o cérebro, além de proporcionar um vínculo afetivo muito poderoso. A melhora na qualidade de vida é perceptível. Além de promover avanços terapêuticos, a equoterapia desenvolvida na Hípica de Limeira também estimula um olhar mais humano sobre o cuidado com os animais. É uma via de mão dupla, onde tanto pacientes quanto cavalos se beneficiam da troca constante de afeto, respeito e evolução”, pontuou a instrutora.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login