Cidades da região iniciam campanha de rastreamento do câncer de próstata
Em Limeira o vice-prefeito de
Limeira, dr. Fabiano D’Andréa e o secretário de Saúde, Alexandre Ferrari,
lançaram a campanha Novembro Azul 2025, voltada à conscientização e prevenção
ao câncer de próstata. A ação ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jd.
Campo Belo, onde ambos fizeram a coleta do exame de PSA, que auxilia no
diagnóstico precoce da doença. “O exame poderá ser feito em todas as UBSs a
partir de segunda-feira (3) ”, informou o vice-prefeito.
Executada pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, a campanha segue até 28 de novembro e traz, neste ano, o slogan: A força de um homem está na prevenção. “Essa é a campanha mais importante para a saúde dos homens, considerando-se que o câncer de próstata é o de maior incidência entre eles, depois do câncer de pele”, observou o secretário de Saúde.
O público-alvo são homens a partir de 50 anos. Aqueles entre 45 e 50 anos também podem realizar o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), caso tenham histórico da doença em parentes de primeiro grau. A coleta será realizada de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Para participar, basta apresentar documento de identificação com foto, CPF e Cartão SUS. Não é necessário pedido médico nem agendamento durante o período da campanha.
Em Cordeirópolis a Secretaria de Saúde inicia também na próxima segunda (3), a campanha de rastreamento do câncer de próstata, voltada a homens a partir dos 50 anos de idade. A ação será realizada até 28 de novembro em sete Unidades de Saúde do município.
De acordo com estimativas da Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 3 mil homens em Cordeirópolis estão na faixa etária indicada para a realização dos exames. A campanha pretende alcançar o maior número possível desse público.
A Gazeta entrou em contato com a secretária de Saúde do município, Regiane Portes Mendes, que destacou a importância da mobilização. “Com essa campanha, buscamos conscientizar a população de que cuidar da saúde também é papel do homem. O diagnóstico precoce e o acompanhamento médico regular são fundamentais para evitar complicações e garantir qualidade de vida”, afirmou.
Os interessados devem procurar a unidade de saúde mais próxima dentro do período da campanha para obter informações e realizar os exames. Desta forma, a Secretaria de Saúde reforça que a adesão da população é essencial para fortalecer as ações de prevenção e promover a saúde masculina no município.
O PSA é um exame de sangue simples que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata. O resultado ajuda a identificar possíveis alterações que merecem acompanhamento médico. Em caso de resultados fora do padrão, o paciente será encaminhado para avaliação e, se necessário, para exames complementares, como a biópsia.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login