Foto de capa da notícia

PM mapeia áreas comerciais para planejar ações

Desde o início de novembro, as forças de segurança do município desenvolvem técnicas e estratégias para garantir a segurança das pessoas que devem procurar o comércio limeirense para as compras de fim de ano. A Gazeta conversou com o coordenador operacional da Polícia Militar de Limeira, major Marcelo Facádio sobre o assunto. O oficial disse que as áreas comerciais mais movimentadas da cidade foram mapeadas e terão o reforço do policiamento. "Faremos algumas operações específicas nas áreas mapeadas e com mais movimentação de pessoas", alegou o oficial.
O efetivo adiministrativo do 36º Batalhão, com sede na cidade, deve ser usado para o reforço do policiamento nas ruas. Já nos dois próximos sábados, cerca de 60 alunos da Escola de Formação de Soldados de Limeira também estarão guarnecendo as ruas centrais. "Esse estágio prático faz parte da formação deles. São policiais prontos e irão às ruas, patrulhar o centro a pé", disse Facádio. As ações serão coordenadas e conjuntas com a Guarda Civil Municipal e com o departamento de trânsito da Prefeitura de Limeira.

ORIENTAÇÕES
Segundo o oficial, a cidade não tem índices criminais preocupantes com relação a roubos de veículos. No entanto, o foco da ação da corporação será os furtos e roubos de objetos em geral. A movimentação em áreas comerciais é propícia para atrair criminosos que procuram vítimas para se apossar de bolsas, carteiras, celulares, dinheiro e, em alguns casos, veículos.
A orientação do policial militar é procurar andar com bolsas e carteiras sempre na parte frontal do corpo e não se distrair quando estiver ao celular. "As pessoas estão hoje totalmente desatentas por conta do celular. Prestam atenção no aparelho, mas não prestam atenção ao que acontece ao seu redor. O marginal é oportunista. Se ele perceber que terá facilidade de agir, ele vai atacar. Caso a pessoa esteja mais atenta, o marginal vai pensar em tentar algo contra ela", alegou. Com relação a veículos, a dica é sempre tomar cuidado onde pará-los quando for a locais de aglomeração. O dono deve evitar local ermo, escuro e ter cuidado ao sair e ao entrar no veículo para evitar ações de ladrões.

DISCRIÇÃO
A corporação também planejou ações para garantir a segurança da residência das pessoas que irão ao centros comerciais. No entanto, alguns hábitos ajudam o bandido na hora de agir. "Por conta das redes sociais, as pessoas têm o costume de tirar fotos e exibir cada passo que ela dá. Se for sair de casa com toda a família, não precisa tirar uma foto e postar todo mundo junto, pois isso dá a informação ao bandido que a casa está vazia. A gente não tem ideia do alcance dessas publicações. A discrição é fundamental também", alertou o major.

DENÚNCIAS
As pessoas podem ajudar no trabalho da polícia, denunciando atitudes suspeitas. Qualquer policial ou viatura pode ser abordado por qualquer pessoa para receber informação. Além disso, o telefone 190 pode ser acionado de qualquer telefone, normalmente. "É o nosso trabalho. E a informação é fundamental para que possamos garantir a segurança das pessoas", alegou o oficial, que ainda deixou um recado para a população. " Nesta época do ano, vamos reforçar ainda mais o policiamento, pois o comportamento das pessoas mudam. E isso enseja uma mudança na nossa postura também. Estamos preparados para garantir a segurança de todos", finalizou o major.


Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login