Foto de capa da notícia

Começa campanha de doação de sangue dos Bombeiros

O posto do Corpo de Bombeiros de Limeira começou nesta semana a campanha anual de doação de sangue da corporação, denominada “Bombeiro Sangue Bom”. Segundo o sargento Lucena, a campanha foi adiantada em todo o Estado neste ano. A iniciativa, normalmente ocorre no mês de julho, na celebração do Dia dos Bombeiros, no dia 2.
Em conversa com a direção do hospital, os militares souberam que outras campanhas estavam em curso em junho. “A demanda deles estava grande na primeira quinzena. Então, a gente vai começar a levar os bombeiros a partir da segunda metade do mês”, afirmou o sargento. Todos os militares que trabalham no posto da cidade devem fazer a doação ao longo da campanha. Para participar, basta o doador citar a campanha no ato do cadastro.

QUEM PODE DOAR SANGUE

Segundo o Ministério da Saúde, podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.
No ato da doação, a pessoa tem de estar alimentada. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue também é fundamental. O doador precisa estar descansado, ou seja, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas. Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos. Homens podem fazer até quatro doações por ano, com intervalo de dois meses entre elas e, as mulheres, três vezes por ano, com intervalo de três meses entre as doações.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login