Foto de capa da notícia

Contato com produto químico deixa homens em estado grave

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreu, durante a noite de anteontem, dois homens, de 30 e 49 anos, funcionários de uma mesma empresa, após ambos terem contato com um produto químico, considerado tóxico; o óleo de anilina. Segundo o que se sabe, até agora, é que os dois funcionários de uma empresa localizada no Distrito Industrial Sebastião Fumagalli passaram mal horas depois de trabalharem com o produto.

Um deles, de 30 anos, foi dispensado do serviço após reclamar de mal-estar. Em casa, a situação dele teria piorado e familiares o levaram para a Pronto Atendimento do Parque Hipólito, para onde a Unidade de Suporte Avançado (USA) do Samu foi acionada. A equipe médica do posto pediu apoio da viatura para uma transferência para a Santa Casa, pela situação que se encontrava a vítima. Ainda na unidade de saúde municipal, o homem foi entubado, pois apresentava rebaixamento de consciência, dificuldade respiratória e baixa saturação. Ele foi atendido pelo médico Matheus Vidotto. O profissional do Samu foi avisado da possível intoxicação da vítima pelo produto, informação passada pela família no pré-atendimento.

Durante a preparação da vítima, uma ligação foi feita ao serviço de emergência dando conta que um segundo homem estaria com os mesmos sintomas da vítima atendida pela USA, ainda na empresa. Uma Unidade de Suporte Básico (USB) foi ao local e os socorristas foram informados que a intoxicação teria ocorrido pelo mesmo produto. O cruzamento de informações foi feito e descobriu-se que aquele que estava sendo socorrido no posto de saúde também trabalhava na empresa. Ambos foram levados para a Santa Casa onde permaneciam internados em estado estável até ontem à tarde.  A Gazeta conseguiu apurar com fontes que a Vigilância Sanitária teria sido acionada para acompanhar a situação da empresa e que teria determinado a paralisação das atividades da empresa.

O PRODUTO

De acordo com a ficha de apresentação da Cetesb, o produto se apresenta na forma líquida oleosa, não tem coloração ou tom amarronzado, e tem odor fraco. Não é recomendado o contato com o líquido e o vapor. Em caso de vazamento, as pessoas devem ser afastadas e o Corpo de Bombeiros deve ser acionado. Para altas concentrações, deve-se usar roupa completa de PVC e máscara de respiração autônoma (com cilindro de ar respirável). Mesmo em baixas concentrações, uma máscara facial com filtro contra vapores deve ser utilizada.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login