Foto de capa da notícia

GCM irá monitorar bairro em tempo real com instalação de câmeras

A região do Residencial Marajoara já está sendo monitorada por seis câmeras de segurança, desde a noite desta quarta-feira. É o primeiro bairro da cidade que será monitorado em tempo real, com imagens, pela GCM. As câmeras foram instaladas em duas rotatórias da avenida Pedro Perissoto, que também dá acesso a bairros como o Recanto Verde, Pompeu. Além deles, outros bairros devem ser beneficiados com a instalação, que foi financiada por uma empresa particular da cidade. Quem entra ou sai do bairro é filmado e tem placas de carros e características de pessoas em atitude suspeitas registradas.

O investimento para a compra dos equipamentos já havia sido feito, mas ainda faltava a instalação de energia elétrica e de internet, já que as imagens são transmitidas, em tempo real, para o Copi (Centro de Operações Integradas) da Guarda Civil Municipal (GCM). O próprio sistema, com inteligência artificial, identifica o perigo emite o alerta. Em casos extremos, o responsável pelo monitoramento das imagens aciona uma viatura até a região. Com o apoio do vereador Betinho Neves, a empresa conseguiu contato com a secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, que resolveu apoiar o projeto. De acordo com o parlamentar, com o avanço das obras no bairro, mais câmeras deverão ser instaladas. Uma comerciante, dona de uma padaria, disse à Gazeta que a movimentação de pessoas suspeitas no local é intensa durante todo o dia e acredita que, com o monitoramento, a ação de bandidos será inibida. "Eles sabendo que podem ser flagrados e presos, vão pensar duas vezes antes de agir. É uma segurança e tranquilidade a mais, principalmente, para nós comerciantes, que viramos alvo fáceis destes bandidos.

O sistema usado nestas câmeras é similar ao usado no totem instalado há cerca de 60 dias, na entrada do Terminal Central Urbano (TCU). Neste período, a corporação municipal já prestou assistência a uma idosa que teve mal súbito e prendeu um suspeito de furto de celular, que havia cometido o crime e entrado em um ônibus. Com a imagem do crime e o prefixo do veículo em que o suspeito embarcou, foi possível determinar qual o destino do coletivo e interceptá-lo. O suspeito foi preso ainda no interior do veículo. Além disso, a GCM prendeu um suspeito de estuprar as duas filhas. O guarda Ruy, que presta serviço no Copi, percebeu a movimentação suspeita pelas imagens das câmeras e conseguiu acompanhar os passos do pai e das filhas, flagrando o abuso. A entrega foi feita na noite de anteontem, com a presença de autoridades.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login