Foto de capa da notícia

Arsenal e material nazista são encontrados com rapaz em Cordeirópolis

Policiais das delegacias de Cordeirópolis e a de Investigações Gerais (DIG) de Limeira, prenderam, na tarde da última sexta-feira, um rapaz, de 27 anos, sob a acusação de posse de arma de fogo de uso restrito e de uso permitido. O jovem foi flagrado dentro de casa com uma arma de fogo calibre 38, duas munições do mesmo calibre, 117 munições de calibre 762, munições calibre de metralhadora ponto 50, granadas, explosivos desativados e com carga de TNT, dois lanças chamas. As munições foram encontradas após a determinação judicial de busca e apreensão, já que o rapaz era acusado de comercializar o material em um site. Foi necessária a intervenção do esquadrão antibombas da Polícia Civil do Estado de São Paulo vir à Cordeirópolis para detonar alguns dos materiais. O rapaz foi levado à delegacia e preso em flagrante.

De acordo com a Polícia Civil, algumas das munições tinha com a cruz suástica (símbolo do nazismo) gravada no fundo. Ele ainda tinha em casa bandeiras nazistas, broches, insígnias, talheres, livros, braceletes e outras materiais gravados com a cruz suástica. O artigo 20 da Lei 7.716/1989 (racismo) diz que é crime "praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional" e prevê pena de um a três anos de reclusão e multa para quem cometer o crime.
A mesma legislação prevê que a pessoa que "fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo", deve cumprir pena de dois a cinco anos de cadeia e multa. O Poder Judiciário de Cordeirópolis converteu a prisão em flagrante do rapaz, em preventiva.

Ele deve ficar preso até, pelo menos, o julgamento do caso. O juiz Rafael Linardi alegou que "a prisão é necessária para garantia da ordem pública, pois aqui analisa-se em conjunto diversos elementos, que coligados, trazem situação de risco social grave: em primeiro lugar, a comercialização de itens relacionados a ideologia que tem como propósito a violência e a aniquilação de povos e etnias; em segundo lugar a posse de duas armas de fogo, sendo uma delas de uso restrito; em terceiro lugar, como conjugação dos dois elementos anteriores, tem-se que a divulgação de ideias nazistas e propagação do ódio está amparada por possíveis ações práticas graves e violentas, já que a aquisição de armas de fogo, em especial no contexto apresentado, revela possível quadro de ação violenta, sendo, assim, possível induzir que, em liberdade, tornará a praticar condutas ilícitas, colocando em risco a paz social".

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login