Foto de capa da notícia

Cão Zeus, que pertenceu à GCM, morre de câncer

O cão Zeus, da raça pastor-belga-malinois, que até o meio do ano passado pertenceu ao quadro de animais da Guarda Civil Municipal (GCM), faleceu em Rio Claro, durante a tarde do último domingo. Ele havia sido entregue ao guarda civil municipal Sérgio Caparroti, atualmente cedido à Polícia Civil do Estado de São Paulo, depois de desenvolver traqueobronquite infecciosa canina, doença viral, que atinge o sistema respiratório do animal. A enfermidade também é chamada de tosse canina.

Como é uma doença de fácil transmissão entre os animais, Zeus foi colocado em isolamento no canil da corporação. "Quando eu fui lá, percebi que estava isolado e pedi para que eu pudesse tratá-lo em casa", ressaltou o agente. Após a recuperação do animal, o guarda percebeu um caroço próximo à pata dianteira direita e o levou ao veterinário. Foi constatado que Zeus desenvolveu um tipo de câncer agressivo que atinge os ossos. Isso levou a amputação do membro. O cão chegou a se adaptar à nova realidade, mas o câncer já tinha se espalhado pelo corpo.

Nas últimas três semanas de vida, o cachorro chegou a ficar abatido. No domingo, após chegar em casa, o agente percebeu que o amigo estava mal e ficou ao seu lado, esperando o último suspiro. "Ele esperou eu chegar em casa para se despedir. Mas ele foi guerreiro na Guarda e na vida. Teve tempo de curtir um pouco e foi embora, deixando muita saudade", finalizou o agente, com a voz embargada.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login