Foto de capa da notícia

Operação desmantela quadrilha de roubo de camionetes

Uma ação voltada ao combate de roubo e furto de camionetes de luxo no estado foi desencadeada, na manhã de ontem, pelas delegacias de Cordeirópolis e de Investigações Gerais, ambas comandadas por Leonardo Burger. A operação foi batizada de "Alto Luxo, em referência à Hilux (abrevião de High Luxury) , camionete preferidas dos bandidos. Dezenas de policiais, de pelo menos quatro seccionais do estado, se uniram para cumprir 37 mandados de prisão e 47 mandados de busca e apreensão. Os alvos estavam na capital, Osasco, Itapevi, Campinas, Sumaré, Santa Bárbara d'Oeste, Americana, Limeira e Américo Brasiliense, na região de Araraquara. Em Limeira, a ação contou com o apoio de outras forças de segurança e do helicóptero Pelicano, da Polícia Civil. Na cidade, foram presas 7 pessoas. 

A investigação começou em fevereiro deste ano, após a prisão em flagrante de duas pessoas, com camionetes roubadas. Na época, a cidade sofreu uma onda de ataques a esse tipo de veículos. Segundo a polícia, nos últimos 9 meses, na área do estado investigada, que vai de Campinas a Pirassununga, foram subtraídas, pelo menos 525 camionetes, sendo que 416 foram furtadas (sem o uso de violência) e 109 roubadas. Um prejuízo estimado aos donos dos veículos de cerca de R$ 200 milhões.

A Polícia Civil acredita que boa parte destes veículos passaram pela quadrilha, desde a subtração à receptação das peças retirada dos veículos. "Temos convicção que quase 100% das camionetes eram desmontadas pela quadrilha e vendidas a receptadores", alegou Burger. Ele relatou que a quadrilha montou uma 'desmontadora de veículos'. Pelo menos, quatro desmanches que pertenceriam à associação criminosa foram localizados nas cidades da região de Limeira.

A quadrilha tinha uma hierarquia e era organizada. Os policiais descobriram uma residência no Jardim Nova Limeira que era usada como base dos marginais quando eles estavam na região. Burger disse que foram presos, na operação desta quinta-feira, membros responsáveis pela subtração em si, mecânicos, receptadores, entre outros. A autoridade não pode passar mais detalhes pois a investigação deve continuar para identificar e prender os líderes do esquema. Os presos respondem pelos crimes de organização criminosa, falsidade ideológica, roubo e furto de veículos, receptação e adulteração de sinais identificadores.

Em Limeira, a Polícia Civil encontrou e apreendeu diversos objetos, desde celulares, a raquetes de tênis, chegando em um relógio importado da marca Bulova, avaliado em R$ 25 mil. Algumas pequenas partes de camionetes também foram localizadas como volante e painel. Os celulares dos membros da associação criminosa devem passar por perícia criminal. Os objetos que forem de vítimas serão devolvidos, mediante comprovação de propriedade.

Segundo a Polícia Civil, com essa onda de subtração de camionetes, o acesso ao seguro deste tipo de veículo ficou difícil na região. Algumas seguradoras não estão prestando serviço a esse tipo de veículo, que também teve queda na venda no estado desde o início da onda de subtrações.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login