Foto de capa da notícia

Média de veículo levado em outubro é de 4 por dia, segundo SSP

A média de veículos subtraídos em Limeira no mês de outubro foi de 4 por dia, segundo levantamento feito pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP/SP). Os crimes sem o uso de violência (furto) foram 87 nos 31 dias do mês, média de 2,8 veículos furtados por dia. Outros 35 foram roubados. Neste caso, as vítimas relataram terem sido ameaçados ou agredidas durante a ação dos marginais. A média foi de pouco mais de 1 por dia.

Em comparação aos números de setembro, os casos também apresentaram aumento: foram seis casos absolutos de furtos a mais em outubro do que no mês anterior. Já o roubo, o aumento foi de 66,6%, de 21 em setembro para 35 em outubro. Há algumas semanas, a cidade vem enfrentando uma onda de furtos e roubos de veículos, que chegou a assustar a população. A reportagem recebeu relatos de pessoas que começaram a evitar sair com seus veículos para correr menos riscos de serem atacadas.
Por outro lado, os crimes patrimoniais, com exceção de veículos apresentaram desaceleração: Os outros roubos, praticamente, mantiveram estável; foi de 49 em setembro para 48 em outubro. O furto de outros objetos caiu 17%. De 306 em setembro para 252 em outubro.

SUPEROU
A exemplo do que aconteceu com os casos de roubos de veículos já há dois meses, os números de furtos de veículos em 10 meses deste ano já superaram os índices dos 12 meses de 2021. Em 300 dias de 2022 foram, ao todo, 668 casos de subtração de veículo sem o uso de violência. Nos 365 dias de 2021, foram 569 registros. Isso significa um aumento de 17%.
O maior salto ocorreu nos roubos. Até o final de outubro, o aumento registrado nos casos de crimes cometidos com violência foram 347, frente 162 nos 12 meses de 2021. A aceleração nos casos foi de 114%. Essa aceleração subirá ainda mais, já que há ainda dois meses de dados a serem publicados pela SSP.

Plantão não registra roubo de veículos há 4 dias

Na terça-feira, a reportagem compilou os dados dos registros policiais feitos no final de semana no plantão policial. A constatação foi que o último caso de roubo de veículo tinha sido por volta das 20h30 do última sexta-feira, antes de um adolescente, de 17 anos, trocar tiros com a Polícia Militar e morrer. Em outras palavras: o final de semana não havia registrado casos de roubos de veículos. De lá para cá, os outros dois plantões, da noite de segunda para terça-feira e de terça para quarta-feira também passaram em branco nestes registros. 
Segundo um policial ouvido pela reportagem no começo da semana, isso pode ser consequência da morte do adolescente, no confronto com a PM, na madrugada do sábado.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login