Foto de capa da notícia

Fio energiza encanamento de gás e aquece chão de apartamento

O Corpo de Bombeiros de Limeira foi acionado, durante a noite de anteontem, ao bloco 6 do Residencial Rubi 1, após moradores de dois apartamentos do térreo reclamarem de super aquecimento do chão de suas moradias. A temperatura no piso era, de cerca, de 50 graus. A princípio, imaginou-se que pudesse ser vazamento de gás, mas os bombeiros analisaram o local e perceberam que não havia nenhum tipo de fuga do gás, que no conjunto é encanado.

Era necessário entender o que poderia estar causando o aquecimento e um eletricista foi chamado para fazer testes no fornecimento de energia elétrica do local. Ao desligar a chave geral do bloco, o profissional percebeu que o chão esfriou. Um por um, os apartamentos tiveram a energia desligada até que foi localizado que o aquecimento era causado pelo sistema de alimentação de uma unidade, que fica no terceiro pavimento do bloco.

De acordo com o eletricista Elton Pantolfi, o fio de alimentação estaria encostado no encanamento do gás, energizando o sistema todo. Foi feita a medição em um dos apartamentos atingidos pelo problema e constatou-se cerca de 70 Volts no cano que sai da parede e entra no fogão da residência. Segundo o sargento Marcel, estava descartado o risco de explosão, pois não havia vazamento no encanamento. Pantolfi solicitou que o sistema de distribuição de gás do bloco e a energia elétrica do apartamento onde foi registrada a fuga fossem mantidos desligados, até que o condomínio chamasse os técnicos da companhia de gás. Não houve vítimas, mas a movimentação de bombeiros, guardas municipais e homens da Defesa Civil chamou a atenção dos moradores que permaneceram fora de casa por boa parte da noite.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login