Foto de capa da notícia

Limeira registra furtos de fios, caixa de correio e vasos em cemitério

A Polícia Civil de Limeira registrou alguns casos de furtos entre a noite de anteontem e o começo da manhã de ontem. Quatro pessoas foram levadas para a delegacia, das quais três ficaram presas em flagrante por atacar uma casa vazia, na região da Vila Cláudia, para furtar fios e torneiras. O caso foi atendido pela Polícia Militar, acionada pelo telefone 190, depois de vizinhos ouvirem barulhos vindo do imóvel, que fica na rua José Cristovam Cardoso.

A casa foi cercada assim que a primeira equipe chegou. Segundo os militares, do lado de fora dava para perceber movimentação estranha no imóvel. O dono foi acionado e foi ao local para abrir a porta. Os três foram surpreendidos tentando pular o muro de trás da casa, que era alto demais. Eles foram identificados como três viciados em situação de rua, de 38,23 e 24 anos.

Perto deles estava uma mochila carregada com cerca de dois quilos de fios, arrancados do sistema elétrico do imóvel, além de duas torneiras e ferramentas usadas na ação. Ambos confessaram que furtaram o material para pagar dívidas com traficantes. Para acessar o imóvel, o bando forçou o portão de entrada e retirou o portão dos trilhos.

CEMITÉRIO
Mais cedo, durante a noite da segunda-feira, os policiais civis, comandados pelo delegado Dimas Custódio, haviam sido avisados que a Guarda Civil Municipal (GCM) havia abordado um homem, de 38 anos, que estava sentado em um ponto de ônibus da Rua Dr. Alberto Ferreira. Os agentes estranharam a presença do suspeito e resolveram abordar. Com ele, nada foi encontrado. Mas, localizaram dois vasos de bronze retirados do cemitério, dentro de um saco preto, ao lado dele.

Ele negou o furto e disse que viu dois homens correndo segundos antes da chegada dos agentes no local. Como não houve flagrante do crime, ele foi ouvido, qualificado e liberado pela autoridade. O material foi apreendido e deve ser devolvido à administração municipal.

DOIS FURTOS
A Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental (Emeif) Maria Aparecida de Luca Moore, foi alvo de duas ações criminosas em menos de seis horas, entre a madrugada e a manhã desta terça-feira. Por volta das 3h50, agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Limeira foram acionados à unidade pelo telefone 153. A caseira do local pediu ajuda aos agentes, ao perceber que o padrão de energia elétrica do prédio havia sido arrombado e fios haviam sido retirados do sistema. O caso foi registrado no plantão policial.

No entanto, por volta das 9h40, os agentes foram novamente acionados pois, novamente, a escola tinha sido alvo de marginais. Desta vez, os bandidos não conseguiram levar nada, mas o local ficou danificado. O segundo registro foi feito no 4º Distrito Policial. 

IBIRAPUERA
Em outro caso de furto, bandidos quebraram e levaram a parte frontal da caixa de correspondência da Igreja Congregação Cristã no Brasil, no Jardim Ibirapuera. Fiéis que chegaram cedo ao templo perceberam os danos, mas o caso não seria registrado na Polícia Civil. A mesma igreja já teria sido alvo de bandidos, que levaram os números de identificação do imóvel. Na vizinhança não foi difícil encontrar alguém que também já não teve o transtorno de ser furtado. A região tem sido alvo frequente das ações de marginais. A Gazeta já mostrou que a concessionária que trata e distribui água em Limeira percebeu um aumento significativo nos casos de furtos de hidrômetros, principalmente em bairros vizinhos.

Prefeito apresenta resultados em reunião com Ciesp

O prefeito Mario Botion e o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Wagner Marchi, se reuniram anteontem com a diretoria do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) de Limeira. Botion apresentou as ações de segurança que têm sido adotadas pelo município e os resultados já alcançados – os crimes patrimoniais apresentam queda nas últimas semanas.

Participaram o diretor do Ciesp, Renato Laranjeira, o primeiro vice-diretor, Marcos Bozza, o gerente Antonio Eduardo Francisco, o conselheiro Daniel Gullo Mello, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Limeira (Acil), José Mario Bozza Gazzetta, o presidente do Sicomércio, Martim Medeiros, além do comandante da GCM, André Hailer, e do subcomandante, Ângelo Oliveira.

Segundo dados da Polícia Civil do Estado de São Paulo, em um comparativo das ocorrências das últimas três semanas, os roubos e furtos de veículos tiveram queda de 15% e 35%, respectivamente; outros roubos, de 81%; furtos em residências, de 50%; e roubos e furtos a pedestres, queda de 36% e 30%, respectivamente.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login