Foto de capa da notícia

Crimes patrimoniais caem em julho, aponta SSP

Os dados compilados e divulgados mensalmente pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP/SP), com base nos registros policiais, mostram que Limeira teve uma queda de 40% nos casos de roubos e 24% nos casos de furtos de veículos em julho, se comparados com os dados de junho. A subtração de outros objetos também apresentou queda - mais discreta - no sétimo mês do ano.

Segundo a pasta, os casos de crime cometido com violência ou ameaça contra a donos de veículos totalizaram 42 casos em junho e 25 em julho. No caso do furto (quando não há ameaça) de veículos, os números reais caíram de 85 para 64 no mesmo período analisado. Roubos de outros objetos foram 48 em julho, ante 52 em junho (queda de 7,6%). Já os furtos sofreram uma queda de 2,5% ( de 318 para 310).

Desde o início do ano, a cidade sofre com picos destes crimes. Janeiro e abril tiveram os números mais altos de roubos de veículos; 54 em cada mês. Com as ações policiais que se intensificaram a partir de maio, houve queda de  64% na comparação abril - maio (54 - 23). Na comparação seguinte, os casos voltaram a apresentar aumento (23 para 42, em junho).

Os números apresentaram queda, principalmente, na segunda quinzena de julho, após a morte de dois suspeitos na rodovia Limeira - Cordeirópolis e a prisão de seis pessoas por receptação de veículos no Jardim Glória. As duas ocorrências foram atendidas pela Polícia Militar. O coordenador operacional da Polícia Militar de Limeira, major Neymar Pereira dos Santos, apontou as ações direcionadas a esses delitos como o motivo da redução. O oficial da PM ainda ressaltou a integração entre as três forças de segurança, com a realização de operações para a prisão de pessoas envolvidas em crimes. “Atuar de maneira integrada permite que todas as forças potencializem suas ações e maximizem os resultados”, frisou o coordenador. Já a Guarda Civil Municipal instituiu a DAC (Diária de Atividade Complementar). A iniciativa coloca, em média, de 8 a 12 guardas municipais a mais nas ruas.

PRISÕES
Outro dado divulgado pela SSP/SP refere-se ao número de pessoas presas em Limeira, tanto em flagrante, quanto por força de mandado judicial, em julho. Somados os números chegam a 95, ou seja, média de mais de 3 pessoas presas por dia na cidade. Destas, 74 foram em flagrante delito, sendo que cinco suspeitos eram menores de 18 anos. Cumprimento de mandado de prisão foram, ao todo, 21, sendo que 19 eram maiores de idade. No ano, as forças de segurança já prenderam 740 pessoas. Neste período, a média é a mesma da apresentada em julho.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login