Foto de capa da notícia

Número de advogadas supera o de advogados pela 1ª vez na história

O Dia do Advogado é comemorado em 11 de agosto. Nesta data, em 1827, foram criadas as duas primeiras faculdades de Direito no Brasil – a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, na cidade de São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco. Os advogados são os profissionais responsáveis por representar os cidadãos perante a justiça, garantindo a igualdade, a liberdade e a defesa dos direitos humanos.

 

Atualmente a 35ª Subseção da OAB Limeira conta com 1.630 advogados, 16 estagiários inscritos, 8 advogados de outro estado (OAB suplementar). Um dado importante revelado pelo presidente da OAB, Márcio Fernandes Silva é que pela primeira, o número de advogadas inscritas superou o número de advogados. Atualmente são 804 mulheres e 802 homens atuando na advocacia limeirense. Em média, o município ganha de 30 a 40 novos advogados anualmente.

 

A OAB de Limeira foi guindada à Subsecção no dia 9 de outubro do ano de 1965, quando então, através da 1.345ª Sessão do Conselho Seccional, foi nomeada a primeira Diretoria - a qual foi denominada Diretoria Provisória - para gerir e administrar a recém-criada Subsecção até que fosse feita a primeira e regular eleição direta de nova Diretoria.

 

O Brasil é o país com a maior proporção de advogados por habitante do mundo. Ao todo cerca de 1,3 milhão de advogados exercem regularmente a profissão entre 212,7 milhões de pessoas (IBGE). Proporcionalmente, há um advogado para 164 brasileiros residentes no país, segundo informações da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

 

À frente do Brasil em números absolutos está a Índia, com pouco mais de 2 milhões de advogados. Entretanto, com uma população muito maior que a brasileira: 1,4 bilhão de indianos frente aos 212,7 milhões de brasileiros, o que resulta em aproximadamente 1 advogado para cada grupo de 700 habitantes. Os dados são da International Bar Association (IBA).

 

Para ter uma ideia do alto número de advogados na população brasileira, basta comparar os dados com outras nações, a começar pela vizinha Argentina. Em uma população de 46,1 milhões de pessoas segundo estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU), existem 126 mil advogados – número informado pela Federación Argentina de Colegios de Abogados (FACA). Logo, uma proporção bem menor que a brasileira: 1 advogado para 365 pessoas.

 

A Europa tem vários cenários. Entre os 10 milhões de portugueses, por exemplo, apenas 16 mil são profissionais da advocacia: 1 advogado para cada 625 habitantes. O Reino Unido, por sua vez, tem 146 mil advogados atuantes numa população de 68,8 milhões de pessoas – 1 advogado para 471 habitantes.

 

 

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login