Foto de capa da notícia

PMs passam por capacitação para atendimento a PCDs

O treinamento envolve diferentes situações durante o atendimento de uma ocorrência policial para garantir os direitos e as oportunidades das pessoas com deficiência. Desde o início do treinamento, cerca de 50 policiais foram capacitados. Outros 25 agentes continuam a qualificação durante esta semana.

As aulas ministradas por especialistas abordam conceitos e características essenciais para que as equipes possam identificar cidadãos com diferentes tipos de deficiência, seja ela física, auditiva, visual, intelectual ou transtornos, como os do espectro autista. Esse treinamento capacita os profissionais a realizar abordagens mais empáticas e adequadas, respeitando as necessidades de cada indivíduo. Além disso, são discutidas estratégias eficazes para combater discriminações e preconceitos, promovendo um ambiente mais inclusivo e acolhedor para todos.

O tenente Cléber Climaco, que também faz parte do público PCD, é um dos instrutores. Ele explicou que raramente o policial vai atender uma ocorrência em que a pessoa com deficiência será uma infratora da lei, mas provavelmente a vítima ou o solicitante, o que torna ainda mais essencial que os policiais saibam como se comunicar com ela.  

“A Polícia Militar deu um grande passo ao se preocupar em capacitar as equipes para esse tipo de atendimento. Vale lembrar que muita gente com deficiência sofre, também, violência doméstica ou algum tipo de capacitismo, considerado crime, então precisamos saber como melhor proceder nesses casos”, explicou.

Há três anos, o tenente sofreu um acidente de moto, teve compressão medular que o deixou paraplégico. Ele afirmou que esse processo o fez “renascer”. “Sou privilegiado porque tive muito apoio da instituição, dos meus amigos e familiares. Hoje, sendo policial, cidadão e PCD, consigo ensinar, orientar e passar um pouco da minha experiência aos militares da ativa sobre um atendimento mais humanizado.” 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login