Foto de capa da notícia

Advogados estão entre os nove presos em operação da Dise



Dois advogados de Campinas estão entre as nove pessoas presas durante uma operação policial que envolveu equipes da Polícia Civil e Polícia Militar, desencadeada nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (12), com objetivo de desarticular organização criminosa.

Todos estavam sendo investigados e foram alvos de mandados de prisões temporárias (nove ao todo) decretadas pela Justiça a pedido do delegado Leonardo Burger, titular da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) local.

As prisões ocorreram dentro da "Operação Rajada", referente ao nome de um dos investigados. Como eram vários alvos a serem visitados simultaneamente, a operação da Polícia Civil contou com equipes do 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) de Piracicaba, 1º  Baep Campinas e homens do 36º Batalhão da Polícia Militar (BPM/I) de Limeira e contabilizou mais de 60 pessoas.

Os envolvidos são investigados por participação ativa em ilícitos como o tráfico de drogas e associação com uma organização criminosa que age dentro e fora dos presídios paulistas que atuam em Limeira. A mobilização dos policiais ocorreu ainda durante a madrugada e desencadeou em prisões em Campinas e diversos bairros de Limeira, como Chácara Boa Vista, Jardim Boa Esperança, Geada, Olga Verone.

Os dois advogados presos em Campinas também foram conduzidos à Dise de Limeira. O delegado explicou que as apurações apontavam que eles exerciam atividades que extrapolavam a função de defensor, ou seja, levavam e traziam recados entre membros faccionados e as organizações criminosas. Dr. Leonardo comenta que esses advogados envolvidos com o crime são conhecidos como "sintonia dos gravatas" e são corrompidos pelos altos valores pagos pelas facções.

Um dos presos investigados já atuou com Wanderson Nilton de Paula Lima, 46 anos, o "Andinho", que atuava principalmente em Campinas em sequestros e tráfico de entorpecentes e está atrás das grades há mais de 20 anos. Suas condenações pelos seus crimes somam mais de 720 anos de prisão.

Foram apreendidas porções de drogas, quantias em dinheiro, celulares e dois veículos, uma moto BMW de 1.200 cilindradas branca e um veículo SUV Jeep Renegade preto.


Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login