Foto de capa da notícia

Você sabe o que é sextorsão? Ela é mais comum que parece!

A extorsão praticada das mais diversas formas, com ameaças de divulgar conteúdos comprometedores da vítima é um dos crimes mais comuns da atualidade


No meio policial,  sextorsão (junção das palavras sexo + extorsão) é a ameaça de se divulgar imagens ou vídeos íntimos para forçar alguém a fazer algo, seja por vingança, humilhação ou para obter vantagem financeira. É uma forma de violência grave que pode levar a consequências extremas como o suicídio da vítima.

 O golpe ocorre da seguinte forma:

 As vítimas podem compartilhar uma imagem por um impulso, podem ter tido um relacionamento com o agressor, ou apenas acreditam que ele já tenha alguma imagem íntima delas porque ele insiste que tem; há casos de adolescentes que acreditam estarem conversando com outros adolescentes e enviam fotos íntimas, mas na verdade estão conversando com um criminoso.

 A obtenção de imagens ou vídeos íntimos também pode acontecer após invasão de contas e/ou dispositivos (hack) ou mediante falsas ofertas de emprego em agências de modelos, em que se pedem fotos e vídeos íntimos. Após obtenção do conteúdo íntimo, as vítimas são ameaçadas para enviarem mais fotos/vídeos, para participarem de um encontro sexual real ao vivo ou para pagarem determinada quantia em dinheiro, tudo em troca de não terem suas imagens íntimas expostas.

Outra forma bastante relatada por vítimas na região de Limeira acontece após homens maduros receberem pedido de amizade nas redes sociais, feitos por um perfil de uma garota bastante jovem e atraente. A pessoa então inicia conversas onde insinua intimidades, chegando a enviar algumas imagens íntimas, sugerindo que a pretensa vítima faça o mesmo. O homem, em geral cede aos pedidos e envia fotos em situações comprometedoras, onde aparece seu rosto. Logo passa a receber ameaças de divulgar o conteúdo para pessoas próximas, caso não faça transferências bancárias. Uma vez atendida, a chantagem nunca para.


 Como evitar o golpe:

 a) Evite compartilhar fotos e vídeos íntimos;

 b) Evite manter fotos e vídeos íntimos em seu celular – caso ele seja roubado o criminoso poderá ter acesso a esse conteúdo;

 c) Desconfie de pedidos de amizade vindos de desconhecidos;

 d) Evite participar de chamadas de vídeo com desconhecidos e lembre-se que a imagem da pessoa que você está vendo pode ser falsa!

 e) Tenha sempre antivírus instalado em seu terminal.

 f) Ao receber pedidos de amizade de pessoas que você não conhece, entre no perfil e veja quem são seus amigos. Se for uma jovem atraente e ali haver apenas homens maduros como você, certamente pode vir a lhe causar problemas.

 Caso tenha sido vítima, o que fazer:  

a) Não apague as conversas mantidas com o criminoso;

 b) Se a conversa ocorreu em rede social, salve o nome do perfil e o link completo do perfil (endereço completo que aparece ao se clicar na barra de endereço);

 c) Em caso de contato por telefone, faça uma relação todos os números de telefone utilizados pelo criminoso, contendo data e horário das conversas;

 d) Anote os dados de eventuais contas bancárias informados pelo criminoso;

 e) Em posse de todas essas informações, procure a Delegacia de Polícia mais próxima  e sua casa ou registre um Boletim de Ocorrência Eletrônico através do site da Delegacia Eletrônica clicando neste link  na opção OUTROS CRIMES.

As imagens desta página foram geradas por Inteligência Artificial

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login