Governo de SP amplia proteção da mulher no Carnaval com unidade móvel
O Governo de São Paulo ampliou as ações de proteção à mulher para o Carnaval deste ano com mais policiamento, presença de uma unidade móvel da Delegacia de Defesa da Mulher e atividades educativas nos principais eventos da folia do pré ao pós-Carnaval .
A iniciativa integra as ações do movimento SP Por Todas, lançado pelo Governo de SP para ampliar a visibilidade das políticas públicas para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira para elas. O ônibus SP Por Todas, que reúne esses diferentes serviços voltados às mulheres, também estará no Carnaval paulista.
A unidade móvel da Delegacia de Defesa da Mulher estará nos megablocos do Carnaval na capital, em regiões como o Ibirapuera e a Consolação, sempre no horário de funcionamento das principais festas. Mulheres vítimas de qualquer tipo de violência poderão contar com atendimento especializado e imediato.
A unidade funcionará como um ponto de atendimento primário, com equipes preparadas para ouvir as vítimas, registrar ocorrências e encaminhá-las, quando necessário, a uma delegacia física ou a outros serviços, como o Instituto Médico Legal (IML). Segundo a delegada e diretora do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Ivalda Aleixo, a presença da unidade móvel em eventos de grande porte é fundamental para garantir acolhimento e mostrar que o atendimento está acessível.
“A importância é mostrar para a sociedade, especialmente para as mulheres, que elas não estão sozinhas. Se forem vítimas de importunação, violência ou qualquer outro crime, sabem que têm uma delegacia muito próxima, onde serão ouvidas, acolhidas e orientadas”, afirmou. “Se a mulher estiver machucada, nós a acompanhamos até o IML. Se precisar de outro tipo de apoio, faremos esse direcionamento”, destacou a delegada.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login