Artur Nogueira realiza testagem em massa para mapear casos

Testes de covid-19 foram realizados em cinco unidades de saúde (Prefeitura Artur Nogueira)

Artur Nogueira
Ferramentas
TIPOGRAFIA

Prefeitura quer identificar, além de pessoas assintomáticas, bairros com maior incidência de infecção da covid-19

A Prefeitura de Artur Nogueira realizou ontem uma testagem em massa nos moradores do município. O objetivo é mapear e frear a contaminação pela covid-19. A ação, coordenada pela Secretaria de Saúde, ocorreu, das 8h às 16h, em cinco postos de saúde e era aberta a qualquer munícipe.

O vice-prefeito Davi Fernandes (PSDB)  explicou que a testagem será importante para mapear os casos positivos de covid-19 na cidade, que ainda não foram notificados, não estão sendo monitorados ou de pessoas assintomáticas. “Além disso, poderemos detectar em quais bairros há maior incidências e intensificar as campanhas de prevenção e conscientização nesses lugares”, destacou.

De acordo com a Secretaria de Saúde, antes de realizar o teste, o morador preencheu uma ficha para informar dados pessoais e se estava com sintomas. Se o resultado, que saia em 15 minutos, desse positivo, era necessário preencher um segundo formulário, declarando estar ciente da necessidade de isolamento e cumprimento dos protocolos sanitários.

O teste realizado foi o de furar o dedo com uma agulha. A gota de é colocada um cassete histológico de plástico com um reagente químico que detecta a presença ou não de anticorpos contra o coronavírus.

ATUALIZAÇÃO

Segundo o boletim da Saúde, ontem foram confirmados 8 novos casos de covid-19, um suspeito e 10 pessoas curadas da doença. Ainda foram descartados 50 casos.

No total, o município soma 3.131 casos positivos, 9.102 negativos, 2.709 curados, 27 casos suspeitos e 87 óbitos.

Das internações, há 15 pacientes no hospital local, sendo três em UTI e 12 em enfermaria. Em hospital fora do município são dois pacientes internados em UTI.

O Departamento de Vigilância em Saúde informou que acompanha todos os casos suspeitos de covid-19 e tem seguido todas as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde para casos relacionados ao novo coronavírus.

 

No Internet Connection