O Circuito Sesc de Artes chega à Artur Nogueira no dia 28 de abril e oferece atividades culturais diversas, de forma totalmente gratuita. O evento, sediado na Lagoa dos Pássaros, integra a programação do aniversário de 75 anos do município.

De acordo com a organização, são 12 roteiros diferentes de conteúdo livre para todos os públicos. Das 14h às 17h, ocorrerá uma série de atividades culturais diversificadas. Inicia-se com "Construindo Memórias", uma mediação de leitura conduzida pela Cia No Caminho do Sol e pelos pedagogos e contadores de histórias Manoel Francisco Filho e Daniela Andrade Lopes Sena Francisco.

 

Paralelamente, haverá a apresentação do DJ Barata, que explora a música brasileira e mundial como instrumento de transformação social. Às 14h30, a Cia. Teatro Incomum realizará a intervenção literária "Histórias de Gaveta", convidando o público a escapar das telas digitais e adentrar um universo de histórias e brincadeiras.

 

Às 16h, o Núcleo Iêê apresentará "Num Corre", uma expressão artística que destaca as vivências da zona leste de São Paulo por meio da capoeira, música e poesia marginal. Por fim, às 17h, a Cia NC apresentará "Varieté Ninguna Costilla", um espetáculo circense contemporâneo protagonizado por mulheres e gêneros dissidentes, desafiando estereótipos e celebrando a diversidade nos palcos.

Após a mudança do calendário nacional de vacinação, Artur Nogueira passou a seguir o esquema de dose única para a vacina contra o HPV - um dos vírus responsáveis pelo câncer de colo de útero e outras complicações. A medida segue orientação do Ministério da Saúde.

Antes, eram necessárias duas doses, com um intervalo de 6 meses entre elas, para completar o esquema vacinal. A Prefeitura, por meio da Vigilância em Saúde (VISA), ressalta que o principal objetivo da mudança é aumentar a adesão à vacinação e ampliar a cobertura vacinal.

O público-alvo continua sendo meninas e meninos de 9 a 14 anos, com intuito de protegê-los antes da exposição ao vírus. Além disso, o grupo prioritário também inclui pessoas com imunocomprometimento, vítimas de violência sexual e outras condições específicas, podendo receber a vacina até os 45 anos.

"Jovens de até 19 anos, que ainda não se vacinaram contra o HPV durante o período recomendado, também podem receber a dose única", ressalta a responsável técnica pela equipe de enfermagem, Milena Sia Perin.

 

As doses estão disponíveis nas oito salas de vacina do município: USF Blumenau, USF Sacilotto, USF Coração Criança, USF São Vicente, Espaço Mãe e Filho, UBS Terezinha Vicensotti, USF Bom Jardim e USF Lago.

O prefeito Lucas Sia anunciou a ampliação de horário da Farmácia Municipal. A partir de maio, o prédio funcionará 24 horas. A novidade foi revelada durante a cerimônia de inauguração do piscinão do São Vicente. 

Em fevereiro do ano passado, a Farmácia Municipal passou a atender em novo endereço. Bem estruturado e altamente equipado, o local atende milhares de moradores através da dispensação de medicamentos pertencente ao Sistema Único de Saúde (SUS).

 

A Farmácia Municipal está localizada na Rua Antônio Matheus, nº 1.033, no Centro.

Ato cívico, inauguração e show de orquestra marcam o aniversário da cidade


A cidade de Artur Nogueira comemora 75 anos de existência, marcando um legado enraizado nas famílias tradicionais que contribuíram para o seu surgimento e desenvolvimento. Nomes como Doricos, Adorno, Sertório, Magalhães, Cotrins e Amarais ecoam na memória coletiva, representando os pilares iniciais do progresso na região.

O marco histórico remonta a 22 de agosto de 1904, quando terras foram doadas por Artur Nogueira & Cia ao Governo do Estado, consolidando a formação da seção "Artur Nogueira". Esse acontecimento, registrado pelo Decreto nº 1.300, foi fundamental para a posterior anexação ao Núcleo Colonial "Campos Salles".

Com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Funilense em 1907, a cidade testemunhou um impulso significativo para o seu desenvolvimento. O estabelecimento de figuras proeminentes como Francisco Cabrino e os Irmãos Tagliari, seguido pelos fundadores da povoação, como José Sanseverino e Júlio Caetano, solidificou a presença humana na região.

A criação do Distrito de Paz em 1916, subordinado à Comarca de Mogi Mirim, marcou um novo capítulo na história de Artur Nogueira. No entanto, foi durante a década de 1920 que a economia baseada no café floresceu, transformando as pequenas glebas em vastos cafezais.

Apesar dos desafios impostos pela crise econômica de 1929, Artur Nogueira continuou a prosperar, alcançando marcos importantes como a inauguração da iluminação pública e domiciliária em 1937.
O movimento pela emancipação política e administrativa ganhou força em 1948, culminando na vitória do plebiscito que concedeu a independência ao Distrito.

O nome "Artur Nogueira" provavelmente derivou da influência da família Nogueira, que doou extensas terras à época, solidificando o vínculo entre a cidade e o seu passado.Ao completar 75 anos, Artur Nogueira celebra não apenas sua história, mas também sua resiliência e capacidade de adaptação diante dos desafios ao longo dos anos. Este marco representa um momento para refletir sobre as conquistas alcançadas e olhar para o futuro com otimismo, mantendo viva a essência e o espírito de sua comunidade.

COMEMORAÇÕES

Para celebrar o aniversário, a Prefeitura realiza hoje um ato cívico na Praça do Coreto. O evento é aberto à população e tem início às 8h. O prefeito Lucas Sia, o vice Davi Fernandes e as demais autoridades locais estarão presentes na solenidade. "Ao longo de 75 anos, o Berço da Amizade se consolidou como um município acolhedor e, a cada dia que passa, se destaca no cenário regional. É tempo de celebrarmos nossas conquistas", declara Sia.

A Orquestra Sinfônica Jovem apresenta o espetáculo “Rocket Man feat. DericoSciotti, feat. Rogério Martins”. O show acontece a partir das 19h na Lagoa dos Pássaros.Todo o repertório é do cantor Elton John, considerado uma das maiores vozes do Rock mundial. Além disso, o concerto conta com a participação de um dos maiores expoentes da música brasileira, o saxofonista DericoSciotti.

O maestro Ricardo Michelino expressa gratidão pelo evento: “Em nome de todos da Corporação Musical 24 de Junho e do Projeto Retreta, eu agradeço ao prefeito Lucas Sia por nos proporcionar o privilégio de participar de um momento tão especial para o nosso município. Com muito carinho e dedicação, preparamos esse tão aclamado concerto. Esperamos todos lá para celebrarmos juntos os 75 Anos de Artur Nogueira".


Artur Nogueira celebra um marco importante na luta contra a dengue: as vacinas contra a doença chegaram ontem ao município. De acordo com a Vigilância em Saúde (VISA), a aplicação das doses terá início nesta quinta-feira (11), e será realizada nas oito salas de vacina espalhadas pela cidade.

A responsável técnica pela equipe de enfermagem, Milena Sia Perin, explica que, neste primeiro momento, a vacinação contra a dengue é destinada exclusivamente para crianças e adolescentes com idade entre 10 e 11 anos completos.

O esquema vacinal consiste em duas doses, com um intervalo de 90 dias entre elas. É imprescindível que os pais ou responsáveis compareçam juntamente com os jovens, munidos de documento de identificação e a caderneta de vacinação.

É importante ressaltar que se a criança ou adolescente foi diagnosticado com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal. “Caso ocorra contaminação por dengue após a primeira dose, a segunda dose deve ser administrada conforme o agendado, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a aplicação da segunda dose”, informou.

A vacinação contra a dengue não é recomendada para indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles em terapias imunossupressoras, com infecção por HIV sintomática ou com evidência de função imunológica comprometida, além de pessoas com hipersensibilidade às substâncias listadas na bula. Mulheres gestantes ou em fase de amamentação também devem evitar a vacinação contra a dengue.


O Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) ouviu os pedidos da população e iniciou a instalação da rede de esgoto no Bairro Martinelli. Essa é uma demanda antiga dos moradores que esperaram mais de 25 anos pela obra.De acordo com o Saean, a previsão é para ser concluída em 30 dias.

"Apesar da obra não ser tão visível pelo fato de ser subterrânea, os resultados positivos são inúmeros e oferecem mais saúde e bem-estar aos moradores. Não medimos esforços para concretizar esse benefício para o município", destacou a autarquia.“Os moradores esperaram por isso e, finalmente, eles não precisam mais se preocupar com os problemas que enfrentavam antes", disse o prefeito Lucas Sia.


Festa conta com entrada gratuita e praça de alimentação

A Prefeitura de Artur Nogueira anunciou a programação cultural em alusão ao aniversário de 75 anos da cidade. O evento, que promete agradar todos os públicos, acontece entre os dias 10 e 14 de abril, com estrutura montada na Lagoa dos Pássaros.A entrada é gratuita e as atrações incluem shows musicais e praça de alimentação com diversas opções.

As festividades terão início no dia 10 de abril, quarta-feira, com um Ato Cívico às 8h na Praça do Coreto, simbolizando o orgulho e respeito à cidade.No mesmo dia, a partir das 19h, o Artur Fest será marcado pela apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem, acompanhada por Derico e um tributo a Elton John Cover, na Lagoa dos Pássaros.

No dia 11 de abril, quinta-feira, a partir das 20h, o Artur Fest continuará com uma edição especial dedicada ao rock, também na Lagoa dos Pássaros.A semana será repleta de shows musicais, apresentações culturais e atividades esportivas, incluindo o Encontro Nacional de Motociclistas, que acontecerá de 19 a 21 de abril no Balneário Municipal.

O Artur Nogueira Street Fest, nos dias 26 e 27 de abril na Pista de Skate Hugo Carlstron, promete oferecer entretenimento e arte com o Baile do Manzano, Festival de Grafite, shows musicais, apresentações de dança e batalha de rimas.Além disso, eventos culturais como o Miss Artur Nogueira 2024, Sons da Praça e o Circuito Sesc de Artes também serão realizados, proporcionando momentos de cultura e lazer para toda a comunidade.

Para os adeptos da pesca esportiva, o 19° Campeonato de Pesca Vardo Correa será realizado no dia 1º de maio na Lagoa dos Pássaros, prometendo competição e emoção.Organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura & Turismo, o evento integra as comemorações de 75 anos do município.

Artur Nogueira recebe a campanha de doação de sangue - realizada a partir de parceria entre a Secretaria de Saúde e o Hemocentro da Unicamp. A ação acontece nesta quinta-feira (4), a partir das 9h, na comunidade São Benedito.

A coleta de sangue ocorrerá sob a orientação de profissionais de saúde, que irão tirar dúvidas e prestar apoio de informação aos doadores no local da campanha. A comunidade São Benedito fica na Rua Emílio Dias Prado, S/N, no bairro Nosso Chão.

No momento da doação, é obrigatória a apresentação de documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial, preferencialmente RG ou CNH, além de informação do endereço completo, inclusive o CEP.

A Páscoa chegou mais cedo em Artur Nogueira e invadiu as escolas municipais. Isso porque, a Prefeitura entregou aproximadamente 6 mil ovos de chocolate aos estudantes nesta quarta-feira (27).

A entrega, que já se tornou uma tradição nas escolas da cidade, foi acompanhada pelo prefeito Lucas Sia e vice Davi Fernandes. Para garantir a inclusão, a Prefeitura também providenciou ovos especiais para alunos com intolerância à lactose ou diabetes.Os alunos que faltaram às aulas ontem receberão seus ovos na próxima semana.

Além das escolas, os idosos da Associação de Idosos Desamparados (Aidan) e do Programa Tempo Feliz do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) também foram contemplados. "A Páscoa é um tempo de união, renovação e esperança, e nada melhor que celebrar com um gesto de carinho e atenção", destacou o prefeito Lucas Sia.



Nesta quarta-feira, a Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e da Coordenadoria de Apoio e Direitos da Mulher, realiza um evento de combate ao feminicídio. A iniciativa, aberta ao público geral, acontece na quadra da Emef Francisco Cardona, às 18h.
“A brada voz da mulher que não pôde falar” marca a data de combate ao feminicídio, de acordo com a Lei 13.104/2015, de autoria do presidente da Câmara Adalberto Di Lábio e sancionada pelo prefeito Lucas Sia (PSD). A data foi incluída no calendário oficial do município.
Segundo a responsável pela pasta, Daiane Mello, o evento busca conscientizar a população sobre a grave realidade do feminicídio no Brasil e no mundo. "A iniciativa apresenta a temática de forma lúdica e sensível, a fim de promover a reflexão, estimular o debate e mobilizar a sociedade nessa luta", diz.
QUATRO VÍTIMAS POR DIA EM 2023
O Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelou que, em 2023, quatro mulheres morreram por dia no Brasil devido à condição de gênero. No total, foram 1.463, e esse é o maior patamar já registrado no País desde 2015.
A coordenadora de apoio e direitos da mulher, Lúcia Buccini Carrillo, destaca que a iniciativa da Prefeitura também faz parte do Plano Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio (PNEF), lançado pelo Governo Federal em 2021. O plano reúne um conjunto de ações com o objetivo de prevenir e punir a violência contra a mulher, além de garantir a proteção e o atendimento às vítimas.

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Unidade de Vigilância em Saúde (VISA), realizará mais um fumacê contra a dengue. Nesta sexta-feira (22), o carro passará nos bairros Parque dos Ipês e Palmeiras. A ação acontecerá a partir das 5h da manhã.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a ação é necessária para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, e eliminar possíveis focos de dengue. É importante destacar que o fumacê é composto pela cipermetrina (SBP), e não oferece riscos à saúde humana.

"O carro de inseticida passará pelas ruas dos bairros. Recomendamos que os moradores mantenham as portas, janelas e cortinas abertas para facilitar a entrada do produto. Além disso, é importante manter os animais de estimação presos, e cobrir os comedouros e bebedouros", reforça o diretor técnico da VISA, Alexandre PissarraScatena.

O Conselho Tutelar de Artur Nogueira está em um novo endereço. Deacordo com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, a medida visa atender a população com mais comodidade.A nova sede está localizada na Rua 7 de Setembro, número 1692, Centro.

De acordo com a titular da pasta, Daiane Mello, o Conselho Tutelar é a porta de entrada para a garantia dos direitos da criança e do adolescente. "O novo endereço vai facilitar o acesso da população aos serviços prestados pelo órgão. Estamos aqui para auxiliar a todos os moradores", diz.

Legenda: Nova sede está localizada na Rua 7 de Setembro, nº 1692, Centro

Translator
 
 
 

Translator
 
 
 

A partir do dia 3 de abril, os moradores de Artur Nogueira terão a oportunidade de desfrutar de sessões gratuitas de cinema ao ar livre com o projeto Cine Céu. Financiado pela Lei Paulo Gustavo, o projeto é uma iniciativa da Tecer Comunicação e Cultura, com o apoio da Prefeitura local, Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura e Turismo.

Serão realizadas oito sessões em diferentes locais da cidade, cada uma acompanhada pela exibição de curtas-metragens produzidos localmente. No dia 03, na Praça CEU das Artes, será exibido o filme de animação "Elementos". Já no dia 04, na Quadra da Emeief Osni José de Souza, será a vez de "Up: Altas Aventuras".

No dia 09, na Quadra da Emef “Prof.ª Alcídia T. Whitaker Matteis”, será apresentado "O Rei Leão 2", uma continuação emocionante do clássico da Disney. No dia 11, na EMEF “Ver. Prof. Amaro Rodrigues”, o público poderá assistir a "Encanto", uma animação fascinante que promete emocionar a todos.No dia 16, na Quadra da EMEF Francisco Cardona, será a vez de "O Rei Leão 2". No dia 17, na EMEF ElysiárioDel’Alamo, o filme "Up: Altas Aventuras" será exibido novamente, trazendo diversão e emoção para toda a família.

No dia 18, na Quadra da EMEIEF “Prof.ª Aparecida Dias dos Santos”, o público poderá se emocionar novamente com "O Rei Leão 2".E finalizando o ciclo, no dia 23, na Quadra da EMEF "Edmo Wilson Cardoso”, será exibido o filme "Encanto", encerrando com chave de ouro a programação cinematográfica pelos bairros de Artur Nogueira.


Translator
 
 
 

Translator
 
 
 

Translator
 
 
 

A Prefeitura de Artur Nogueira, em colaboração com a Região Metropolitana de Campinas (RMC), por meio da Vigilância em Saúde (VISA), realizará mais um mutirão de combate à dengue neste sábado (16). A estratégia conjunta foi traçada após reunião do Conselho Regional, realizada na última sexta-feira (08), na qual o titular da pasta da Saúde, Amarildo Boer, marcou presença.

O objetivo da ação é orientar à população e eliminar possíveis criadores do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela. Nesta etapa da busca ativa, os agentes visitarão as casas dos bairros Vista Alegre; Parque dos Trabalhadores; Jardim Planalto e Jardim Paraíso.

"Os mutirões acontecem exclusivamente aos sábados para garantir que mais pessoas estejam em casa para receber as equipes", explicou a responsável técnica pela equipe de enfermagem, Milena Sia Perin.A VISA pede para que a população colabore com a ação, liberando a vistoria de casas e estabelecimentos pelos agentes devidamente identificados.

Translator
 
 
 

Translator
 
 
 

Translator
 
 
 

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Artur nogueira anunciou o auxílio alimentar composto por 1kg de carne bovina e 1kg de frango por mês para 240 famílias vinculadas à Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE) do município. A entrega do auxílio alimentar ocorrerá mensalmente ao longo dos próximos 8 meses, de março a outubro, com o objetivo de garantir um suporte contínuo às famílias em situação de vulnerabilidade.

O auxílio faz parte de uma Portaria nº 386, datada de 14 de maio de 2020, emitida pela Secretaria de Assistência Social do município, no contexto da prevenção à Covid-19. “Após um período de suspensão, devido a mudanças de gestão no governo federal, finalmente foi emitida a resolução que autoriza a utilização dos recursos para essa finalidade”, explicou a Prefeitura.

Daiane Mello, titular da pasta, enfatizou a importância dessa parceria e da ação conjunta entre a Prefeitura e a APAE.“Esta ação é um exemplo do nosso compromisso em proporcionar assistência e apoio às famílias em situação de vulnerabilidade em nosso município. Estamos empenhados em garantir que ninguém seja deixado para trás. Essa conquista é fundamental para alcançarmos esse objetivo e estamos gratos por podermos trabalhar juntos para fazer a diferença na vida das pessoas”, pontuou Daiane.

Nas redes sociais, a diretoria da APAE expressou gratidão pela iniciativa. “Esperamos que essa doação seja de grande valia para todas as famílias atendidas por nossa entidade. Agradecemos imensamente à Prefeitura de Artur Nogueira, na pessoa do prefeito Lucas Sia, e à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, liderada pela Daiane Mello, por esse gesto de solidariedade e apoio”.

Inscreva-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades.
No Internet Connection