Os proprietários de veículos com placa final 8 têm até esta segunda-feira (22) para efetuar o pagamento da quarta parcela do IPVA 2024. Os contribuintes que escolheram o parcelamento deverão recolher o valor até a data para evitar juros e multas.

O calendário de vencimento de acordo com o final de placa dos veículos teve início em 11 de abril, com a placa final 1, e segue até o dia 24 para os de final 0 (veja na tabela abaixo).

Assim como no ano passado, para não gerar confusão nos contribuintes que pagam o imposto de forma parcelada, a Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) optou por deixar todos os vencimentos no mesmo dia do mês – a placa 6, por exemplo, tem o último vencimento em 18 de maio.

A consulta do valor pode ser feita em toda a rede bancária ou diretamente no portal da Sefaz-SP, clicando aqui, mediante o número do Renavam e placa do veículo.

IPVA para caminhões​

Os caminhões têm prazos diferenciados: o pagamento integral foi realizado em janeiro, com desconto de 3%, e a possibilidade de optar pelo parcelamento se encerrou no mês passado.

Neste caso, os proprietários podem ainda realizar o pagamento em cota única sem desconto até 19 de abril. O calendário completo pode ser conferido abaixo.

Formas de pagamento​​​ 

A novidade para 2024 é o pagamento via PIX. A Sefaz-SP tornou mais rápido, facilitado e imediato o pagamento do IPVA, permitindo o recolhimento por meio de QR code junto a cerca de 800 instituições financeiras. Esse aumento na rede arrecadadora é o principal benefício do PIX para os cidadãos, especialmente para os “desbancarizados” e para aqueles que não mantêm conta nos grandes e tradicionais bancos, preferindo bancos digitais.

Para utilizar a modalidade, é necessário acessar a página do IPVA no portal da Sefaz-SP, informar os dados do veículo e gerar um QR code, que servirá para o pagamento. O QR code PIX tem validade de 15 minutos, após o qual expira. Não tendo sido pago, será necessário emitir um novo QR code (sempre pelo site da Sefaz-SP). Na tela do QR code, há um contador temporal de “tempo restante” indicando quando o código expirará. Ao ler o QR code com o aplicativo de banco ou instituição de pagamento, aparecerá a informação de que o pagamento é destinado à “Secretaria da Fazenda e Planejamento”, sob o CNPJ 46.377.222/0003-90 em conta do Banco do Brasil.​

Continuam valendo as demais opções de recolhimento diretamente na rede bancária. Para efetuar o pagamento do IPVA 2024, basta o contribuinte utilizar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor). É possível efetuar o pela internet ou débito agendado, nos terminais de autoatendimento ou outros canais oferecidos pela instituição bancária.

Também é possível realizar o pagamento em casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento. As operadoras financeiras conveniadas têm autonomia para definir o número de parcelas e adequar a melhor negociação com o contribuinte.

Os valores pagos ao correspondente bancário são repassados ao Governo do Estado de forma imediata, e sem qualquer desconto ou encargo.

Para mais informações, os proprietários dos veículos podem entrar em contato com a Secretaria pelo canal Fale Conosco.

Licenciamento​ 

Os proprietários que desejam antecipar o licenciamento anual deverão quitar todos os débitos que recaiam sobre o veículo, incluindo o IPVA, a taxa de licenciamento e, se for o caso, multas de trânsito.

Atraso de pagamento​​

O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.

Permanecendo a inadimplência do IPVA, o débito será inscrito na Dívida Ativa, além da inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadual, impedindo-o de aproveitar eventual crédito que possua por solicitar a Nota Fiscal Paulista. A partir do momento em que o débito de IPVA estiver inscrito, a Procuradoria Geral do Estado poderá vir a cobrá-lo mediante protesto.

A inadimplência do IPVA impede o novo licenciamento do veículo. Após a data limite fixada pelo Detran para o licenciamento, o veículo poderá vir a ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Todas as informações sobre IPVA podem ser consultadas na página do IPVA no portal da Sefaz-SP. 

Calendário de vencimento do IPVA-2024​​ 

Automóveis, Camionetas, Caminhonetes, Ônibus, Micro-ônibus, Motos e similares
Mês abril maio  
Parcela 4ª Parcela 5ª Parcela  
Placa Vencimento Vencimento  
Final 1 11/abr 11/mai  
Final 2 12/abr 12/mai  
Final 3 15/abr 15/mai  
Final 4 16/abr 16/mai  
Final 5 17/abr 17/mai  
Final 6 18/abr 18/mai  
Final 7 19/abr 19/mai  
Final 8 22/abr 22/mai  
Final 9 23/abr 23/mai  
Final 0 24/abr 24/mai  

 

Caminhões e Caminhões-tratores
Mês abril maio julho agosto setembro
Parcela Cota Única SEM Desconto 2ª Parcela 3ª Parcela 4ª Parcela 5ª Parcela
Placa Vencimento Vencimento Vencimento Vencimento Vencimento
Final 1 19/abr 20/mai 20/jul 20/ago 20/set
Final 2
Final 3
Final 4
Final 5
Final 6
Final 7
Final 8
Final 9
Final 0

 

Conhecida popularmente como "pressão alta", a hipertensão arterial sistêmica é uma doença que ataca vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins, de acordo com o Ministério da Saúde. A condição é caracterizada pela frequente pressão arterial acima dos 140 por 90 mmHg (14.9) e acomete cerca de 45% dos brasileiros, sendo uma das principais causas de óbito no país.

 

Segundo o relatório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a cada hora, mais de mil pessoas morrem por problemas decorrentes da hipertensão — como derrames e ataques cardíacos — no panorama mundial. Grande parte dessas vítimas poderiam ter sido salvas ao adotar medidas simples que envolvem alimentação, prática de exercícios físicos e, sobretudo, conscientização sobre a doença.

 

Embora não haja cura para a condição, a hipertensão arterial pode ser controlada, desde que seja diagnosticada precocemente. Segundo a OPAS, é por essa razão que exames de rotina são tão importantes, tendo em vista que a maioria dos casos de hipertensão são quase que assintomáticos. Ainda de acordo com a instituição, conhecer e controlar a doença pode salvar mais de 420 mil vidas por ano nas Américas.

 

Para contribuir com a conscientização sobre a doença, o Dr. Marcelo Pinho, profissional da área de cardiologia do AmorSaúde, responde as principais questões feitas por brasileiros sobre a hipertensão.

 

Confira:

 

Como a hipertensão arterial afeta os diferentes sistemas do corpo, além do cardiovascular?

 

Antes de tudo, é importante lembrar que hipertensão arterial sistêmica é o nome da doença. Como ela é sistêmica, ocorre a vasoconstrição de maneira indesejada de diversos aportes de sangue nas veias e artérias que nutrem os nossos órgãos.

 

Portanto, o malefício pode ocorrer na visão, nos rins, no coração e em diversos outros órgãos, como o cérebro, onde causa AVC. 

 

Existem fatores específicos que torna as pessoas mais propensas a desenvolver hipertensão? Se sim, quais são e por quê?

 

Existem sim. Entre os fatores de risco para desenvolver hipertensão estão tabagismo, alcoolismo e sedentarismo. Além disso, temos o fator da idade que afeta mulheres acima de 60 anos e homens acimas de 65, mas cabe destacar que as mulheres são mais propensas a desenvolver a doença.

 

Quais são os impactos psicossociais da hipertensão e como ela pode influenciar a qualidade de vida?

 

A hipertensão é muito silenciosa, raramente diagnosticada por sintomas. Normalmente, quando o paciente descobre, há algum tempo ele já vem desenvolvendo essa doença. Dependendo da época em que o paciente procurar o atendimento, a hipertensão pode estar muito avançada para dar início à fase de controle — porque ela não tem cura — e isso pode levar o paciente a ter outras doenças, como insuficiência cardíaca, insuficiência renal, piorar o seu diabetes e outras coisas que vai atrapalhar o convívio dele na sociedade.

 

Quais são as implicações da hipertensão durante a gravidez e como isso pode afetar tanto a mãe quanto o feto?

 

Na gravidez, após a vigésima semana, é natural que a mulher tenha um leve aumento da pressão arterial por causa da gestação. No entanto, quando há aumento fora dos limites, não toleráveis para esse período, a hipertensão pode causar vários impactos, como AVC, infarto e insuficiência renal na mãe, além de efeitos sobre a gestação, como o descolamento prematuro de placenta, malformação do feto e outras alterações significativas.

 

Quais são as consequências da hipertensão não tratadas ao longo prazo, incluindo possíveis danos aos órgãos?

 

A hipertensão, quando não tratada, fatalmente vai caminhar para a falência de alguns órgãos de forma aguda ou crônica, como:

O infarto agudo do miocárdio, um evento que pode causar óbito ou com arritmias cardíacas. O acidente vascular cerebral, que pode ser temporário ou fixo, causando sequelas; a insuficiência renal aguda ou a insuficiência renal crônica, além da perda de visão e outros inúmeros fatores. 

 

Como a genética desempenha um papel na predisposição à hipertensão e quais são os avanços recentes na contenção dessa relação?

 

O avanço mais significativo que tivemos nos últimos tempos é a descoberta do gene da hipertensão, o STK39. O que a gente pode falar de forma prática é que se você tem ou um pai ou uma mãe com hipertensão, você tem 25% de chance de ter a doença. Se você tem o pai e a mãe hipertensos, você passa a ter 50% de desenvolver hipertensão só pela genética, descontando teus hábitos de vida.

 

Qual é a relação entre hipertensão e outras condições de saúde? Como diabetes, dislipidemia e obesidade

 

Quando a hipertensão não é a causa que acarreta, ela praticamente anda de mãos dadas com a diabetes e é agravada por fatores externos como a dislipidemia, que é o aumento de colesterol e triglicérides. Toda essa turma junto vai causar complicações graves podendo levar a consequências como o AVC e o infarto.

 

Vale destacar que a hipertensão está intimamente relacionada, com a diabetes, formando uma duplinha em que uma doença acarreta a outra e causa complicações sobre a mesma.

 

Além da pressão arterial, quais são os marcadores adicionais que os profissionais de saúde consideram para avaliar o risco cardiovascular de um paciente hipertenso?

 

Nós utilizamos como marcadores adicionais fatores como a diabetes, a dislipidemia, o sedentarismo, o tabagismo, o alcoolismo, a genética e o nível de estresse. Com isso, avaliamos todo o contexto de exposição e temos um quadro cardiovascular global do paciente, podendo calcular o risco de desenvolvimento para doenças relacionadas ao coração e ao cérebro.

 

Quais são as estratégias mais eficazes para prever a progressão da hipertensão e suas complicações em pacientes diagnosticados?

 

Se você tem na família alguém com hipertensão, ou o pai, ou a mãe, ou ambos, você deve ir ao médico regularmente e ter o hábito de aferir sua pressão, pelo menos a cada semestre. A dica é não passar mais de um ano sem aferir sua pressão e, a partir do momento que ela não se enquadrar mais até 130 por 80 — que é o valor máximo — saber que você se tornou pré-hipertenso e deverá ir a seu cardiologista para fazer melhor esse diagnóstico. Além do diagnóstico, o profissional vai te propor a melhoria dos hábitos de vida saudáveis e te indicar a ter o hábito de aferir a sua pressão e, a qualquer momento que ela esteja alterada, procurar ajuda.

 

A hipertensão é uma condição que pode ser curada?

Infelizmente, a hipertensão é apenas controlada em grande parte dos casos. Mas cabe destacar que a cura pode ocorrer nos estágios de pré-hipertensão, quando o aumento da pressão arterial estiver relacionado a um aumento de peso. Nesse caso, quando o paciente emagrece, a condição volta ao normal.

 

Existe também a possibilidade da alteração que causa hipertensão ser chamada secundária, ou seja, alguma outra doença está causando o aumento de pressão. Enquadram-se doença dos rins, uso de corticóides e até mesmo a ansiedade, que está sendo um fator muito comum de crises de pressão alta. Nesses cenários, ao tratar a doença, tratamos a condição de aumento de pressão.

 

No entanto, quando a causa da hipertensão é primária, diagnosticada por fatores genéticos e outros já citados, ela só é controlada por medicação, práticas saudáveis e não vai reverter com uma cura espontânea.

 

O vídeo de uma mulher tentando sacar um empréstimo no nome de um idoso morto que ela trazia em uma cadeira de rodas circulou nas redes sociais e na imprensa e causou indignação até mesmo no exterior. A mulher alega que estava tentando buscar o dinheiro para que o tio comprasse uma TV e reformasse a casa, mas a polícia trata o caso como tentativa de fraude porque Paulo Roberto Braga, de 68 anos, já estava morto no momento em que a sobrinha pedia para que ele assinasse. 

 

Independentemente do desfecho do caso, as suspeitas chamam a atenção para a vulnerabilidade de idosos, e especialistas ouvidos pela Agência Brasil descrevem que o cenário no país é de aumento da exploração e agressão a essa população. Só nos três primeiros meses de 2024 já foram registradas 42.995 denúncias de violações contra pessoas de 60 anos de idade ou mais na Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH). Número bem maior do que os do mesmo período de 2023, com 33.546 registros, e de 2022, com 19.764. Entre os abusos mais comuns este ano, destaques para negligência (17,51%), exposição de risco à saúde (14,68%), tortura psíquica (12,89%), maus tratos (12,20%) e violência patrimonial (5,72%).

 

E o que leva familiares a agredir ou a explorar os idosos? Cada caso tem particularidades, mas há fatores mais comuns como exaustão do cuidador, falta de preparo, desconhecimento da lei e condições socioeconômicas precárias. É o que explica Sandra Rabello, coordenadora de projetos de extensão do Núcleo de Envelhecimento Humano da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), e presidente do Departamento de Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).

 

“Os idosos tendem a proteger filhos, netos que, às vezes, são dependentes químicos ou estão desempregados. A identificação de abusos pode surgir através da convivência de um profissional com a pessoa idosa, que vai observar os sinais e fazer uma intervenção. Nos casos de exploração, o profissional deve estimular a pessoa idosa a fazer a denúncia ao Ministério Público”, disse Sandra Rabello.

 

Entendimento semelhante tem Fatima Henriette de Miranda e Silva, presidente da Comissão de Atendimento à Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil-RJ. “Para prevenir essas violências, entendo ser necessário investir em educação e conscientização sobre os direitos dos idosos, promover o diálogo e o apoio dentro das famílias, proporcionar serviços de assistência social e psicológica para os idosos em situação de vulnerabilidade”, defende Fatima. “Importante ter campanhas, políticas públicas, com participação de governantes, familiares e toda a sociedade”.

 

Quando a violência acontece, aqueles que a presenciaram devem buscar os canais apropriados de denúncia. Em muitos casos, uma intervenção inicial é capaz de evitar problemas maiores, disse a advogada. “Vítimas, familiares ou qualquer pessoa que testemunhe casos de abusos, denuncie imediatamente às autoridades competentes, como delegacias especializadas em proteção do idoso, o Ministério Público ou o Disque 100. Também estão sendo recebidas queixas nas delegacias de bairro”, recomenda Fatima.

 

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania reforça que o Disque 100 funciona 24 horas por dia, nos 7 dias da semana e registra denúncias de violações, dissemina informações e orienta a sociedade sobre a política de direitos humanos. O canal pode ser acionado por meio de ligação gratuita, discando 100 em qualquer aparelho telefônico. Pela internet, as denúncias podem ser feitas no site da Ouvidoria, pelo WhatsApp (61) 99611-0100) ou Telegram. O serviço também dispõe de atendimento na Língua Brasileira de Sinais (Libras), no site da Ouvidoria.

O governo do Estado de São Paulo irá utilizar uma ferramenta de inteligência artificial (IA), o ChatGPT, como parte da produção de aulas voltadas a alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio da rede pública de ensino. Atualmente, o material é todo elaborado por professores curriculistas, que são especialistas na área.

A informação foi divulgada inicialmente pela Folha de S. Paulo e confirmada pelo Estadão. Em nota, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) informou que, por ora, trata-se de um "projeto piloto". A pasta ainda negou qualquer possibilidade de excluir professores do processo de produção das aulas.

Apesar de estar cada vez mais difundida, a tecnologia de IA não está imune a erros - ao contrário, é bastante comum que ferramentas como o ChatGPT e outras apresentem informações erradas ou distorcidas.

De acordo com a secretaria, todo o material criado via IA passará por revisão de profissionais de educação. "Esse conteúdo será avaliado e editado por professores curriculistas em duas etapas diferentes, além de passar por revisão de direitos autorais e intervenções de design", declarou a secretaria.

"Por fim, se essa aula estiver de acordo com os padrões pedagógicos, será disponibilizada como versão atualizada das aulas feitas em 2023." Atualmente, São Paulo conta com 90 professores curriculistas.

 

Foto: Agência Brasil

O Senado aprovou ontem a proposta de emenda à Constituição (PEC) que criminaliza o porte de qualquer quantidade de droga, em mais uma reação protagonizada pela Casa ao Supremo Tribunal Federal (STF). A Corte analisa um processo sobre o tema com entendimento contrário ao texto votado pelos senadores.

A PEC incorpora à Constituição artigo considerando tanto o posse e como o porte de drogas ato ilícito em qualquer quantidade como crime. Caberá ao policial, segundo emenda de autoria de Rogério Marinho (PL-RN), distinguir entre usuário e traficante. A Casa fez a votação em dois turnos no mesmo dia. Na primeira votação, foram 53 a favor e 9 contra; na segunda, 52 a 9. O texto, que precisava de 49 votos para ser aprovado, será analisado agora pela Câmara.

Com a diferenciação feita, a PEC abre a possibilidade de o usuário receber penas alternativas à prisão e tratamento contra dependência química. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), é autor da proposição.

Governo

Trata-se ainda de mais uma derrota que o Senado impõe ao PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Isso também aconteceu, por exemplo, nos projetos de lei do marco temporal e da "saidinha", já aprovados pelo Congresso Nacional. O PT orientou voto contrário à proposta e ficou isolado. Formalmente, o governo liberou a bancada. "O governo não orienta porque é uma questão praticamente de consenso", argumentou Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo. Ele disse que votaria individualmente contra.

O PDT e o PSB, partidos mais fiéis aliados da base governista, seguiram caminho contrário e orientaram voto favorável à PEC. Acompanharam o voto favorável das siglas o PSD, o PL, o União, o PP, o Republicanos, a oposição e a minoria. O MDB e a maioria liberaram a bancada.

Consequências

Petistas dizem que haverá superlotação de prisões com o endurecimento das regras. "Transferir para terceiros, um agente público, se aquele cidadão é traficante ou dependente, é gerar um sistema que vai colocar muita gente inocente e sem necessidade na prisão", disse Rogério Carvalho (PT-SE).

Na atual legislação, o artigo 28 da Lei de Drogas diz que o usuário que portar drogas deve ser advertido, prestar serviços à comunidade ou comparecer a um programa ou curso educativo. É esse exato artigo que o Supremo avalia a constitucionalidade. Neste momento, o STF julga um caso que pode descriminalizar o uso da maconha. O placar está 5 a 3 a favor, com divergências entre os ministros sobre uma dosimetria, isto é, um cálculo de quantidade da droga que diferenciaria o usuário de um traficante

Os ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, por exemplo, dizem que a quantidade limite é de 60 gramas. O crime de tráfico é passível de 5 a 15 anos de prisão, mais multa.

Oposição

A oposição capitaneia o enfrentamento ao Supremo, como aconteceu no caso da interpretação do marco temporal - que define o dia 5 de outubro de 1988 como linha de corte para a demarcação dos territórios indígenas - em lei. Os integrantes desse grupo argumentam, especialmente, que a maconha é uma "porta de entrada" para drogas mais pesadas.

"É fundamental fortalecer a legislação frente aos impasses causados por recentes interpretações judiciais", afirmou Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado, em uma das emendas que tratam do texto. "Consideramos que a decisão sobre descriminalização e fixação de limites deve ser enfrentada pelo Poder Legislativo. Essa medida legislativa reforça a prerrogativa deste Poder."

"É um momento que essa Casa toma lugar e repudia a invasão da Suprema Corte do Brasil às atribuições desta Casa", disse Magno Malta (PL-ES).

Nas Américas

O Monitor de Políticas de Drogas nas Américas, do Instituto Igarapé, aponta que quatro países nas Américas regulam a maconha para fins recreativos: Canadá, Dominica, Uruguai e Estados Unidos, onde mais de 20 Estados legalizaram esse consumo, com quantidades que variam conforme o marco regulatório local. No Uruguai, a compra de até 40 gramas por mês de maconha, em farmácias especializadas, foi legalizada em 2013.

Na Europa, Portugal é sempre citado como exemplo de uso regulamentado. No dia 1.º, ocorreu a descriminalização parcial na Alemanha.

Os preços médios do etanol hidratado subiram em 18 Estados e no Distrito Federal, caíram em 3 e ficaram estáveis em 5 na semana passada. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) compilados pelo AE-Taxas. Nos postos pesquisados pela ANP em todo o País, o preço médio do etanol subiu 2,47% ante a semana anterior, de R$ 3,65 para R$ 3,74 o litro.

Em São Paulo, principal Estado produtor, consumidor e com mais postos avaliados, a cotação média subiu de R$ 3,48 para R$ 3,57. A maior alta porcentual na semana, de 10,75%, foi registrada em Mato Grosso, onde o litro passou de R$ 3,07 para R$ 3,40. A maior queda porcentual, de 0,83%, ocorreu em Rondônia, com o litro passando de R$ 4,81 para R$ 4,77.

O preço mínimo registrado na semana para o etanol em um posto foi de R$ 2,99 o litro, em São Paulo. O maior preço, de R$ 5,99, foi registrado no Rio Grande do Sul. Já o menor preço médio estadual, de R$ 3,40, foi observado em Mato Grosso, enquanto o maior preço médio foi registrado no Amapá, de R$ 4,94 o litro.

Na comparação mensal, o preço médio do biocombustível no País subiu 4,47%. A maior alta no período, de 16,67%, foi registrada no Rio Grande do Norte. A maior queda no mês foi observada em Rondônia, de 0,63%.

Começa nesta segunda-feira (15) o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O prazo, que segue até 26 de abril, vale também para justificativas de ausência na edição de 2023.

Os interessados devem pedir a isenção pela Página do Participante, utilizando o Login Único do Gov.br. Quem não lembrar a senha da conta pode recuperá-la seguindo orientações disponíveis na própria plataforma.

Quem tem direito

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prevê a gratuidade da taxa de inscrição do Enem para candidatos que se enquadram nos seguintes perfis:

- Matriculados na 3ª série do ensino médio em 2024 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;

- Estudante que cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;

- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda, com registro no CadÚnico.

Justificativa de ausência

Segundo o Inep, quem não compareceu aos dois dias de Enem em 2023 precisa justificar a ausência caso queira participar da edição deste ano gratuitamente. 

Confira o cronograma completo do Enem 2024:

- Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: de 15 a 26 de abril

- Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 13 de maio

- Período de recursos: de 13 a 17 de maio

- Resultado dos recursos: 24 de maio

O exame

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o exame para selecionar estudantes.

Os resultados são listados como critério único ou complementar em processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

A Corrente de Comércio Internacional (soma dos valores de Exportação e Importação) da Regional CIESP Limeira (Cordeirópolis, Eng. Coelho, Iracemápolis e Limeira) fechou o primeiro trimestre de 2024 com US$ 362 milhões. As exportações somaram US$ 237,6 milhões e as importações, US$ 124,4 milhões.

“Esse resultado é 3% menor que o mesmo período do ano anterior e, embora as exportações tenham sido 5% maiores que em 2023, houve uma grande redução das Importações (15%) pelas empresas da regional”, explica  Carlos A. Contiero, membro da Diretoria de Comércio Exterior do Ciesp.

 

A Balança Comercial (diferença entre exportações e importações) foi beneficiada por esse cenário e teve um expressivo aumento de 44%, fechando o primeiro trimestre de 2024 com US$ 113,2 milhões contra US$ 78,2 milhões do mesmo período de 2023

“Analisando as exportações da Regional Limeira vemos que os US$ 237 milhões tiveram como principais produtos exportados as “preparações alimentícias diversas” (17,6%), seguido de “papel e cartão” (12,6%) e em terceiro lugar “pastas de madeira” (10,1%).  Mais uma vez vemos um expressivo aumento (73,4%) do item “preparações alimentícias diversas” sobre o mesmo período de 2023”, disse.

Destaca-se também a queda de itens da pauta de exportações como “gomas, resinas e extratos vegetais” (redução de 14,7%) e “produtos químicos orgânicos” (14,6% menor). Os principais destinos das exportações de Limeira nesse período foram Estados Unidos (13,9%), Argentina (10%) e China (8,2%)

“Com relação às importações da regional temos um total de US$ 124,4 milhões, mostrando uma queda média de 15,8% frente ao mesmo período do ano passado”, informou.  As importações se concentraram em “veículos automóveis, tratores” (27,3%), “máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos” (24%) e “máquinas, aparelhos e materiais elétricos” (13,4%).    Destaca-se a redução das importações de “gorduras e óleos” (66,5% menor) e “aparelhos e instrumentos de óptica” (38% redução). As compras da regional mantêm como principais origens China (28%), México (10%) e Itália (7%).

Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Limeira constatou assoreamento e cobra providências do Pelotão Ambiental

 

Os vereadores da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Limeira realizaram, ontem, uma visita à represa Tabajara, na área da Usina Ester, para averiguar denúncias de assoreamento. A situação, que vem sendo destacada desde março pela Gazeta, preocupa não apenas pelo impacto aos moradores e produtores rurais, mas também pela contribuição ao leito do Ribeirão Pinhal, fonte de abastecimento de água da cidade.

De acordo com os parlamentares, uma das represas está totalmente assoreada e na outra a água está barrenta. A USTL (União Sindical dos Trabalhadores de Limeira) reforçou a denúncia encaminhada à Comissão do Meio Ambiente da Câmara Municipal de Limeira, acerca do crime ambiental. “Conclamamos a Prefeitura de Limeira a buscar solução para o assunto, inclusive, na seara judicial se for o caso. O município é o guardião dos recursos naturais de seu território, e cumpre que exerça seu papel, inclusive acionando órgãos de defesa ambiental”, destacou.

Os membros da Comissão, vereadores Tatiane Lopes, Airton do Vitório Lucato e Helder do Táxi foram recebidos por dois funcionários da Usina Ester. Também participaram da diligência Artur Bueno, dono de uma propriedade na região, e André Montagner, da USTL. Na denúncia apresentada à Comissão, a informação foi de que a situação do local é preocupante e teve início a partir de fevereiro de 2024, quando a água começou a sumir.

No local os parlamentares visualizaram três represas. A primeira, segundo eles, está totalmente assoreada, com muita terra, e a segunda está com a água barrenta. A terceira fica em local de difícil acesso e não pôde ser visualizada. “É uma visão assustadora”, afirmaram.

Outro apontamento feito pelo colegiado sobre a visita é de que foi construída uma vala que pode ter até um quilômetro de extensão, que tem como objetivo impedir as capivaras que habitam o local de acessarem o canavial. Uma hipótese levantada pelos moradores é da possibilidade de que a terra dessa vala esteja sendo levada até o córrego que alimenta as represas durante as chuvas e pode ter causado o assoreamento.

Para continuar a investigar a denúncia e obter informações dos órgãos competentes, a Comissão agendou nova visita à represa para o dia 2 de maio, a partir das 13h30. Na ocasião serão convidados para estarem presentes representantes das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura e de Obras e Serviços Públicos; representantes do Pelotão Ambiental; e representantes da Usina Ester.

 

Como complemento das informações, os vereadores também vão encaminhar um ofício à Secretaria de Segurança Pública questionando se o Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) tem conhecimento do assoreamento da represa Tabajara, na área da Usina Ester, e da construção da vala. Caso a resposta seja positiva, a Comissão também quer saber quais foram as providências tomadas pelo órgão em relação aos fatos. (Com Câmara)

 

 

 

Mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidas no Centro de Especialização Municipal do Autista (Cema) pediram apoio da Comissão de Saúde para ampliação do transporte até o Cema, feito por van, oferecido pela Prefeitura e melhores condições de acolhimento das mães nos espaços de espera da entidade.

José Milton falou sobre a fila de espera do Cema, hoje, conforme informou, são 500 crianças aguardando vaga para atendimento. A Gazeta deu destaque em primeira mão na semana passada. Ele também expôs preocupação sobre a falta de uma sala sensorial na instituição para receber as crianças e destacou que esse recurso é o mínimo necessário para o serviço prestado aos autistas.

Um dos principais pedidos apresentados pelas mães foi a ampliação do transporte realizado pela Prefeitura por meio de van, que leva mães e filhos de casa até o Cema, para serem atendidos. Segundo elas, o veículo chega com poucos passageiros no Centro de Especialização.

Outra solicitação foi a melhora do acolhimento às mães que aguardam os filhos que passam por atendimento no Cema. Elas relataram aos vereadores que não há cadeiras para adultos e que, enquanto esperam, ficam sentadas em cadeiras infantis ou de pé. Elas também disseram que há poucos brinquedos disponíveis para as crianças que aguardam a vez nas terapias.

Com o objetivo de auxiliar as mães, a Comissão de Saúde deliberou o encaminhamento de ofício à Secretaria de Saúde questionando se existe o fornecimento de transporte gratuito pelo Cema e como funciona, quantos alunos utilizam o transporte, se há fila de espera e se o transporte Porta a Porta realizado pela SOU Limeira abrange o atendimento de pessoas com TEA, mesmo sem dificuldades de locomoção.

Além disso, os parlamentares perguntaram como está o processo de implantação do Cema em imóvel no Centro de Limeira e como é feito o atendimento com a assistência social.Participaram da reunião os vereadores Dr. Júlio, Jorge de Freitas e José Farid Zaine.

 

Um fim de semana especial em Limeira. As entidades Gavia Limeira e CREN - Centro de Reabilitação Nutricional "João Ometto" realizam a primeira edição do “Família no Parque – Festival Gastronômico”. O evento acontece no Parque Cidade, com entrada franca, a partir das 19h, com diversas atrações.

O evento é beneficente e busca angariar recursos para as duas entidades que atendem mais de 200 crianças de 01 a 17 anos. Além da gastronomia, haverá apresentações musicais, stands, mercado de pulgas, passeio ciclístico e o Encontro Anual de Carros Antigos e Motos. “Ajude as entidades doando o valor de seu cartão trocando com uma água mineral. As crianças agradecem”, destaca as entidades.

No cardápio: crepes, churros, milk-shake, sorvete italiano, sorvete na chapa, sorvete gourmet,pastel (comercializado pela GAVIA), espeto (comercializado pelo CREN),sucos naturais, batata recheada,batata no palito, porções de batata com bacon e cheddar, choppCevada Pura (parceiro do evento), batidas, coquetéis,hambúrguer na parrila, hambúrguer artesanal na chapa,hambúrguer na brasa, lanche de pernil,lanche de linguiça, porções diversas, porções de torresmo, milho cozido, cuscuz, pamonha e cural. O evento contará com estrutura completa de drinks, lanches e porções do Seattle Music Bar.

Nesta sexta-feira, a partir das 19h30, se apresenta a Banda Tempos Modernos com Tributo a Lulu Santos e a partir das 21h, cover do Elvis Presley. No sábado, a apresentação é da banda Rental Machine e Lua Nua, com cover do Mamonas Assassinas. No domingo, a partir das 11h, Cris Gold apresenta Classic Rock e Flashback.

Ainda no sábado e domingo acontece o Encontro Anucal de Carros Antigos e Motos. Para participar, a inscrição é de 2kg de alimentos não perecíveis. Mais informações e inscrições pelo telefone (19) 98441 9035. No domingo, a partir das 7h30, também será realizado o Passeio Ciclístico para toda a família com saída e retorno no Parque Cidade. A participação também é de 1kg de alimento não perecível para as entidades. Para criançada, haverá oficinas infantis de pulseira, tererê, pipa, meias divertidas, slime e pinturas. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (19) 982078053.

 

 

Evento acontece dia 23 de abril no Espaço Nações

 

No próximo dia 23 de abril, o Espaço Nações se tornará o epicentro do conhecimento e da conexão profissional com a realização do Empreenda Limeira. O evento, que já se tornou referência na região, traz em sua edição deste ano uma programação ampla e diversificada, repleta de palestras e painéis abordando temas relevantes para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes.

“Desde a sua concepção, o Empreenda Limeira tem como missão gerar conhecimento e proporcionar oportunidades de networking para aqueles que buscam crescer em suas carreiras e empreendimentos. Com essa visão, a programação foi cuidadosamente elaborada para atender às necessidades e interesses do público-alvo”, destacou o organizador Eder Júnior.

A abertura oficial está marcada para as 14h, com a presença do organizador Éder Júnior e de autoridades, que darão as boas-vindas aos participantes e compartilharão suas expectativas para o evento.

A partir das 14h30, terão início os painéis temáticos, com destaque para o painel promovido pelo Sicredi, que abordará o "Uso Consciente do Crédito", com Thiago Franco e Fabiana França compartilhando suas experiências e dicas valiosas.

Às 15h, será a vez de discutir os "Desafios da Mulher na Liderança e Gestão", com Luciana Bragante e Fernanda Campos compartilhando insights e estratégias para o sucesso profissional.
Ao longo da tarde, outros temas igualmente relevantes serão abordados, como "Gestão Estratégica e Indicadores", "Estratégias de Vendas" e "Desenvolvimento Humano", entre outros.

Destaque especial para o painel "Desafio Empreendedor Liga Empreenda e Fábrica da Inovação", às 17h30, que promete inspirar os participantes com cases de sucesso e experiências práticas.

Além dos painéis, o evento reserva momentos de networking, oportunidades de interação e aprendizado, culminando com a transmissão ao vivo da palestra "3 Pilares", às 19h30, com Thiago Candonga, Maira Cardi e Thiago Nigro, encerrando assim um dia repleto de aprendizado e conexões.

Thiago Nigro, especialista em Empreendedorismo, fundador do Grupo Primo e idealizador do canal "Primo Rico"; Maíra Cardi, empresária do emagrecimento e analista comportamental, criadora dos programas Seca Você, Seca 360 e Desafio Seca de 21 dias e Thiago Candonga, mestre em Ciências da Religião, sócio-fundador do projeto 3 Pilares e autor do livro "365 Reflexões Bíblicas Breves".

O Empreenda Limeira deste ano promete ser uma experiência enriquecedora para todos os participantes, reunindo em um só lugar conhecimento, networking e oportunidades de crescimento pessoal e profissional. O encerramento está previsto para as 22h30, deixando a todos os presentes com a certeza de terem vivido um dia transformador.

Os ingressos seguem disponíveis com as opções Diamond (mesas Vip com acesso a partir das 14h, conforto e segurança em frente ao palco, atendimento exclusivo e direcionado, além de serviço de Open Food); Platinum (acesso a partir das 14h, próxima ao palco (após as mesas premium) e com atendimento exclusivo) e Gold (acesso a partir das 19h, área para todos os participantes).

Empresas que desejam fortalecer e divulgar suas marcas ainda podem entrar em contato com a equipe comercial pelos números 19 99667-5961 ou 19 99889-8886, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A Gazeta é uma das apoiadoras do evento.

 

Os industriais estão menos confiantes em relação à economia em abril. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) recuou 1,3 ponto na passagem de março para abril de 2024. Apesar da queda, o indicador da Confederação Nacional da Indústria (CNI) registrou 51,5 pontos no quarto mês do ano e segue acima da linha dos 50 pontos, que separa confiança de falta de confiança.

“Quando perguntados sobre as próprias empresas, os industriais demonstram confiança, mas há uma maior preocupação quando o questionamento é sobre a economia atual e o cenário econômico futuro”, explica do gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo. “Essa preocupação fica clara ao analisarmos, detalhadamente, os componentes do ICEI, pois o recuo foi mais intenso nos indicadores relativos à economia brasileira”, destacou.

No Índice de Condições Atuais, que mensura a percepção das condições correntes da economia brasileira e da empresa, houve uma queda de 1,8 ponto – de 47,5 pontos em março para 45,7 pontos em abril. Isso mostra que essa percepção negativa aumentou e está mais disseminada entre os industriais quando comparada com março.

O Índice de Expectativas passou de 55,4 pontos em março para 54,4 pontos em abril, porém, mesmo com a queda, o indicador segue acima da linha divisória de 50 pontos. O dado indica que os empresários industriais têm expectativas para os próximos meses, mas estão com o otimismo mais moderado.

 

A reunião que seria realizada ontem sobre o horário de atendimento de moradores em situação de rua foi reagendada pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara Municipal de Limeira. Em razão da ausência de representantes do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), o debate sobre o tema foi adiado para 25 de abril, às 10h, no Plenário Vereador Vitório Bortolan.

Segundo o colegiado, o convite enviado pela Câmara à autarquia não foi respondido e nem apresentada justificativa pelo não comparecimento. Em razão da falta de manifestação do Ceprosom no processo, o colegiado deliberou refazer o envio do ofício, agendando a nova data. O ofício com convite da Comissão foi encaminhado ao Poder Executivo no dia 1º abril, por meio de protocolo. No documento, consta a solicitação da presença de representante do Ceprosom e de responsáveis pelo Centro Pop e albergue de Limeira na reunião desta semana.

O objetivo da Comissão de Direitos Humanos é buscar esclarecimentos do Ceprosom sobre os horários de funcionamento do Centro Pop e do Centro de Acolhida. A parlamentar descreveu que há uma preocupação por parte dos munícipes acerca do intervalo de tempo entre o encerramento das atividades do Centro Pop, às 16h, e o início das operações do albergue, às 20h, e o fato de que aos sábados e domingos o Centro Pop não funciona.

A demanda foi pautada pelo colegiado em setembro de 2023, quando os vereadores encaminharam ofício à autarquia solicitando informações sobre medidas que podem ser adotadas para a política de reinserção social e de acesso à moradia para os cidadãos em situação de rua na cidade. Agora o colegiado buscará o diálogo na tentativa de possibilitar a ampliação do atendimento para esta população.

 

Três funcionários de uma empresa localizada na Rodovia Deputado Laércio Corte (SP-147), que liga Limeira a Mogi Mirim, foram feitos reféns por cerca de 4 horas, após o local ser invadido por bandidos armados. As vítimas alegaram que eram as únicas pessoas na empresa e que foram rendidos enquanto trabalhavam. Eles foram mantidos em cárcere privado na cozinha da empresa e alegaram terem ouvido explosões e percebido falta de energia no prédio.


Antes de fugir, os ladrões amarraram as vítimas do escritório, que havia sido invadido e revirado. Viaturas da Polícia Militar (PM) foram ao local para atender o pedido de socorro e foram informados que os funcionários tinham apenas percebido o roubo de fios de cobre e de um caminhão Hyundai/HR branco, com placas de Limeira. Os funcionários foram orientados a pedir para que o complemento da ocorrência fosse registrado mais tarde, assim que o empresário levantasse os produtos que foram levados.

No Internet Connection