PALAVRAS - “Os idiotas vão tomar conta do mundo. Não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos” (Nelson Rodrigues, jornalista, cronista, dramaturgo. Ele disse isso há mais de 40 anos. Foi profético).

 

LIMEIRA, 37 – São inúmeros itens que compõem o ranking do “Connect  Smart Cities”, que analisou 677  municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes e coloca Limeira em 37º. lugar, à frente de todos os de nossa região.

 

PODE MELHORAR - Uma colocação das mais dignas e que, claro, todos podem sempre ajudar a que melhore a cada ano. Depende de cada um que aqui vive cumprir sua tarefa de ser bom cidadão na área que atua e vive.

 

PARA OS ISENTÕES, NADA TÁ BEM – Os isentões, que não são poucos, dizem se decepcionar com Bolsonaro mas não querem Lula de volta. Querem o que, então? Ou é um ou é outro neste país polarizado.  

 

OS DESACERTOS -  Eis algumas coisas que fincaram raízes em quase duas décadas de governos permissivos no país e de uma parte da imprensa ideologizada. E que será difícil erradicar na cabeça de muitos:

- Thammy é homem, Pablo Vittar é mulher

- Dilma é professora, Felipe Neto é filósofo

- Lula é honesto e injustiçado

- Pedofilia é fantasia

- Maconha é remédio, cloroquina é droga

- Covid é a única causa de morte no Brasil

- Igreja é má influência

- Família tradicional – marido, mulher, filhos – é algo ultrapassado

- Bandido é vítima, polícia é bandido

- Matar um animal dá cadeia sem fiança, matar um ser humano responde em liberdade

- A família do bandido tem direito a pensão, a família da vítima não tem direito a nada

- Menor de idade pode matar que não pega cadeia. Só “reabilitação”.

- Etc., etc., etc.

 

O SACO ESTOUROU - Vivemos num país anárquico, onde direitos e distorções foram acontecendo a torto e a direito com a nossa omissão. Mas a paciência dos esclarecidos acabou. É O que costumo dizer: o Brasil não tem conserto. Mas tem remendos.

 

DEPENDE DE NÓS - E terá remendos se a imprensa de esquerda for progressivamente – como já acontece – sendo abandonada por leitores e telespectadores. E se as autoridades lenientes com o errado forem sendo pressionadas pela população cada vez mais descontente com tantos erros e desmandos acumulados.

 

BATEM PANELAS - João Dória pede o impeachment de Bolsonaro, Ciro Gomes também, João Amoedo idem. Folha de S. Paulo, Estadão, de cada três manchetes políticas, duas trazem sugestões de impeachment.

 

IMPATRIÓTICOS - Faltando pouco mais de um ano para o fim do mandato presidencial, por que essa gente toda, em vez desta carga toda destrutiva que carrega, não se une para ajudar a melhorar o país para os brasileiros? Ou querem enfraquecer ao máximo o presidente para a eleição do ano que vem? E o povo é só um detalhe?

 

PROVÉRBIOS DA Vovó – “Ninguém chuta cachorro morto”. É isso aí.

 

PARABÉNS! – Ficou excelente a edição de aniversário desta Gazeta. Mais um sintoma de um jornal tradicional que se revigora a cada dia, recuperando prestígio, assinantes e abrindo novas frentes. Tudo isso apesar de alguns sempre torcendo contra, gente que reza na cartilha do “quanto pior, melhor”

 

TEM MAIS – Comentários, reflexões, humor? Acesse meu blog. Basta digitar no Google: “blog do ricardo galzerano”

PALAVRAS 1 – “Tudo leva a crer que o Bolsonaro tinha um problema sério no intestino e se aproveitou (da facada que levou), criou um fato e com isso venceu as eleições” (Alexandre Frota, deputado federal).

 

O ILIMITADO RIDÍCULO - Frota quer criar uma CPI para investigar “a facada do Bolsonaro”. É o que eu disse ontem no meu comentário na rádio Mix: os bolsonaristas não precisam defender o presidente nas redes sociais. O ridículo das atitudes de seus adversários já faz isso muito bem.

 

RECORDANDO - Sempre lembrando que Alexandre Frota se elegeu aproveitando o vácuo da popularidade de Bolsonaro. E logo o abandonou, passando a apoiar Dória. Não se sabe bem porquê...

 

TEM MAIS – Comentários, reflexões, humor ? Acesse meu BLOG. Digite no Google: blog do ricardo galzerano

 

O CASO TANCINHA 1– Uma cidadã, que ao que sabe não faz parte da vida política-partidária de Limeira, ingressou na Câmara Municipal com um pedido de afastamento da vereadora da oposição Constância Félix, a Tancinha.

 

O CASO TANCINHA 2- O advogado da vereadora explica que tal pedido não tem nenhuma base jurídica. E explica detalhadamente em entrevista concedida no final de semana.

 

PERGUNTAS PERTINENTES - As perguntas que muitos fazem e deixo sem resposta: se Tancinha fosse vereadora da situação ocorreria tal pedido? E a autora do pedido tomou a iniciativa por conta própria?

 

JÁ COMEÇOU -  A sensação é que a campanha política para o ano que vem já começou. E muito mais virá, com certeza.

 

O QUE DE FATO IMPORTA - Para Limeira, o interesse principal, picuinhas e maldades políticas à parte, será a eleição de representantes na Assembléia Legislativa de São Paulo e na Câmara Federal.

 

LOMBARDI - Para Brasília, a opção quase unânime é para se conseguir reeleger Miguel Lombardi. Ficando a distâncias das brigas ideológicas federais, Lombardi é um deputado que busca soluções e resultados. E a meu ver, que acompanho política há décadas, é o deputado que historicamente mais conseguiu recursos e verbas para Limeira e região.

 

MURILO - Com mais de 60 mil votos para prefeito e herdando uma cadeira na Assembléia Legislativa, o jovem deputado Murilo Félix se consolida progressivamente como uma referência política na cidade.

 

OUTROS MAIS - Outros nomes conhecidos vêm sendo ventilados para a eleição do ano que vem para deputado:

 

- Lusenrique Quintal, que já foi candidato a prefeito e é sempre lembrado por parte do eleitorado como um nome viável.

 

- Dr. Julio César Pereira do Santos, vereador, ex-vice-prefeito e que hoje milita na oposição ao governo Mario Botion na Câmara Municipal.

 

- Érica Tank, atual vice-prefeito que tem como forte legado político o trabalho desenvolvido em Limeira por décadas por sua mãe, Elza Tank, em prol da saúde das mulheres.

 

- A ex-vereadora Mayra Costa, que foi muito bem votada na eleição para prefeito ano passado.

 

- Outros nomes da vida pública de Limeira também deverão se lançar como candidatos a deputado. Para puxar votos para seus partidos, para manter seus nomes na berlinda.

 

LEGADO - E não se esqueçamos do nome da primeira-dama do município, Roberta Botion, que deverá ser candidata a deputada estadual. O prefeito Mario Botion não constituiu um aliado expressivo em termos de votos para o futuro. E, para tentar manter seu grupo político unido, deverá optar pelo lançamento de sua esposa como candidata.

 

PARABÉNS! - No aniversário de Limeira, um bom presente para todos que aqui vivem: Limeira subiu posições e hoje está em 37º. lugar como a cidade mais inteligente entre as 677 com mais de 50 mil habitantes do Brasil. Isso ocorreu no conceituado “Ranking Connected Smart Cities”

 

ATÉ SEXTA - Trarei mais detalhes sobre este ranking na minha coluna de sexta-feira.

PALAVRAS 1 – “A democracia é a pior forma de governo, com exceção de todas as demais” ( Winston Churchill, ex-primeiro-ministro britânico).

 

PALAVRAS 2 – “Ridícula a cobertura da imprensa das manifestações de domingo. Quando falam das manifestações da direita, dizem: ‘com pautas antidemocráticas,,,’. Quando falam das da esquerda, dizem que todos estão de máscaras e usando álcool gel. História pra boi dormir! Fica até feio!” (Janaína Pascoal, deputada).

 

VÁRIOS - A crise política que eclodiu forte a partir do último domingo vem gerando componentes que apontavam que, dia mais dia, ela iria acontecer. Alguns destes componentes:

 

O SUPREMO - Temos hoje um Supremo composto na sua quase maioria por membros hostis ao governo. Isso é patente.

 

A GRANDE IMPRENSA -  A velha-grande imprensa – Grupo Globo, Folha, Estadão principalmente – sempre se posicionou desde o início deste governo com sistematicamente crítica a ele. Por motivos ideológicos e econômicos.

 

A PANDEMIA - A pandemia, que pegou o mundo de surpresa, causou vítimas fatais, quebradeira de empresas, desemprego, desarranjo geral na linha produtiva do país.

 

A SECA - Para agravar, veio a crise hídrica.

 

OS PREÇOS – E para completar, também aumento de preços generalizado motivado por muito do que aqui reportei acima.

 

O CONGRESSO - Não nos esquecendo de um Congresso que, em vez de votar as tão necessárias reformas para agilizar a retomada econômica, continua anêmico de serviço, mas voraz por cargos e verbas.

 

BOQUIRROTO - Completando o cenário, temos um Bolsonaro por demais reativo nas declarações e atitudes. “Bolsonaro fala muito”, como o técnico Tite disse certa feita ao técnico Felipão. Ás vezes – muitas vezes – o silêncio é ouro.

 

 

A INCERTEZA - O que acontecerá daqui para frente é incerto. O ideal seria moderação dos Três Poderes. Que pensassem no Brasil, na população, com bom senso, sem radicalismos nem revanchismos. Isso seria pedir demais?

 

O BRASILEIRO MERECE - Porque o povo que foi em grande quantidade às ruas no último domingo merece mais respeito e trabalho em prol do país por parte de nossas maiores autoridades. De todas as nossas autoridades.

 

TEM MAIS – Comentários, reflexões, humor? Acesse meu BLOG. Digite no Google: blog do ricardo galzerano

 

UNIMED – O selo concedido – e mantido – para a Unimed Limeira de Governança e Sustentabilidade 2021 é mais uma confirmação de que temos em nossa cidade e região uma cooperativa médica e um hospital que está entre os melhores de todo o estado de São Paulo.

 

BOVI 1 - Encontrei-me ontem, aguardando abastecimento em um posto de combustível da cidade, com Toninho Bovi, um dos maiores – senão o maior – citricultor brasileiro. Apesar de seremos ambos limeirenses, nunca tínhamos nos encontrado e conversado. Ele disse que é assinante da Gazeta há 40 anos.

 

BOVI 2 - Bovi me dizia que haverá uma quebra de 20% na safra de laranjas este ano por conta da seca. Ele explicava também a alta enorme dos insumos agrícolas.

 

BOVI 3 - A produção de adubo por exemplo, segundo ele, hoje está nas mãos praticamente de apenas três empresas que ditam o preço que querem.

 

BOVI 4 - Bovi também me falou, questionando o papel de parte da imprensa. A repórter de TV chega na feira-livre, entrevista uma consumidora que se espanta com o preço do tomate, das verduras, das frutas em geral. Mas não pesquisa a razão: não entrevista os produtores que sofrem com o preço de tudo – insumos, clima, frete, etc.

PALAVRAS - “O medo tem alguma utilidade. Mas a covardia, não” (Mahatma Gandhi, líder pacifista indiano).

 

FROTA - O deputado Alexandre Frota, aquele mesmo que se elegeu no vácuo do Bolsonaro e depois se bandeou para o lado do Dória, entrou com uma queixa-crime no Supremo.

 

AS OUTRAS - Queixa-crime essa antevendo “alguma violência” nas manifestações pró-governo no dia 7 na avenida Paulista em São Paulo. Deveria se preocupar, sim, com as manifestações contra o governo, que devem ocorrer no vale do Anhangabaú, centro da capital paulista.

 

SIM, HÁ UMA DIFERENÇA - Porque as manifestações contra o governo é que têm sido violentas. As favoráveis, pelo contrário, têm sido pacíficas, inclusive com a presença em massa de famílias.

 

TIRO NA ÁGUA - O que, supõe-se, o deputado Frota quer fazer com essa queixa-crime antecipada é tentar criar um clima de temor para quem pretende ir para a Paulista no dia 7. Não vai adiantar.

 

CHORAMINGÕES - Aliás, qualquer político oposicionista atualmente que queira fustigar o governo corre para apresentar alguma queixa no Supremo. Parecem aquelas crianças mimadas que, a todo instante, correm para pedir ajuda aos pais com medo das estripulias de colegas de escola.

 

LULA LÁ? NÃO - E o ex-presidente Lula não irá à manifestação dos oposicionistas ao governo em São Paulo. A desculpa dada pelos líderes petistas é que ele tem 75 anos e um contato com aglomeração não faria bem a ele.

 

DESCULPA ESFARRAPADA 2 - Mas Lula acabou de fazer um tour político pelo Nordeste onde circulou entre simpatizantes. Lá não era perigoso o vírus, em São Paulo é? Ou há o temor de que a manifestação das esquerdas seja incomparavelmente menor do que a dos favoráveis ao governo e a mudanças e isso “queime o seu filme”?

 

PASSANDO DOS LIMITES - E a CPI circense da Covid estuda, segundo o próprio noticiário e a comentarista da CNN, incluir no relatório final que Bolsonaro cometeu crime doloso (aquele que o indivíduo tem intenção de matar). Para eles da CPI, o inferno é o limite.

 

AO GOSTO DELE - Semana passada li uma entrevista que o líder político Gilberto Kassab concedeu para a revista Veja. Ele, entre outras coisas, disse que seria melhor que a eleição presidencial de 2018 tivesse sido vencida por Geraldo Alckmin.

 

O REAL INTERESSE - O que os astutos e veteranos da política queriam era que os cargos continuassem jorrando solto pelo governo federal para os partidos. Em troca, os projetos do governo eram facilmente aprovados. Com Alckmin, provavelmente isso continuaria a ocorrer.

 

RUPTURA - O que a ascensão de Bolsonaro, com seus erros e acertos fez, foi romper com o velho sistema.

 

VELHOS VÍCIOS - Velho sistema de cargos em todas as estatais para os indicados pelos velhos líderes partidários. Velho sistema de dinheiro fácil para a velha mídia através de publicidade de empresas estatais, etc.

 

BALANO GERAL - Por isso Bolsonaro come o pão que o diabo amassou no Congresso e na velha-grande mídia. Erra bastante, acerta bastante. Mas foi eleito para implantar mudanças. Por isso tantos votaram nele.

 

TEM MAIS – Comentários, reflexões, humor? Acesse meu blog. Basta digitar no Google: “blog do ricardo galzerano”.

 

 

 

PALAVRAS 1 – “A democracia é a pior forma de governo, com exceção de todas as demais” (Winston Churchill, ex-primeiro-ministro britânico).

 

PALAVRAS 2 – “O Brasil é o único país do mundo em que os ratos conseguem colocar a culpa no queijo” (Millôr Fernandes, escritor, humorista, artista gráfico).

 

OUTROS INTERESSES 1 - Primeiro, foram os governadores, quase todos de oposição, dizendo que queriam uma reunião com os líderes dos Poderes em Brasília para ajudar a “pacificar” o país.

 

OUTROS INTERESSES 2 - Depois foram alguns grandes empresários que ameaçaram com uma carta conjunta defendendo a “democracia”. Quando na verdade estavam defendendo seus interesses com o risco de uma reforma tributária.

 

OUTROS INTERESSES 3 - O mesmo ocorreu com a Febraban, a federação dos bancos, área que ganha historicamente em lucratividade no país até o tráfico de drogas. Os banqueiros também temem a reforma tributária.

 

PAÚRA NA CERTA - Na verdade, estão todos com o medo do povo nas ruas no dia 7. Que, a meu ver, não terá nada a ver com golpe, com ruptura institucional. Mas os milhões que irão às ruas, sim, estarão dando um sinal de alerta de que tem muita coisa errada no país. E que setores fortes não querem deixar que sejam mudadas.

 

MUITO MAIOR - A manifestação do dia 7 começou com um apelo pessoal de Bolsonaro. Mas se transformou em algo muito maior. Transformou-se num movimento de quem está de saco cheio de ver tanta coisa errada e de tantos privilégios que camadas das mais variadas elites não querem que nelas se mexa.

 

GRITO ENTALADO - Quem vai para as ruas no dia 7 vai com o grito na garganta: “Não agüento mais tanta coisa errada e quero mudanças”. Só um surdo ou militante fanatizado não enxerga isso.

 

O QUE SE QUER - O povo está de saco cheio de muita coisa e quer:

- fim de privilégios para os que atuam na vida pública.

- fim do foro privilegiado dos políticos.

- não interferência de Poderes uns sobre os outros.

- fim da impunidade não só para políticos corruptos como também para os que financiam esses corruptos.

- aprovação das reformas deste moroso Congresso Nacional, que faça a roda da economia voltar a girar com mais força, gerando os tão necessários empregos.

 

DISTORÇÃO - Tem muita gente, principalmente nos meios de comunicação, querendo colar o rótulo de milicianos quem vai às ruas de verde e amarelo querendo mudanças. Isso é preconceito com cheiro de mofo de quem não anda no meio do povo, de quem não conversa com as pessoas.

 

COMO PODEM? - Chamar de milicianas as milhões de famílias, pessoas de bem que irão às ruas de alto a baixo no Brasil para exercer seu legítimo direito de querer mudanças no país, não é só hipocrisia. É mau caratismo. 

 

APOSTA NO RETORNO - E de quem também, claro, quer que o Brasil naufrague economicamente para a volta... dos que nunca foram. Sim porque, na realidade, os longos anos da esquerda no poder aparelhou inúmeras instituições de alto a baixo do país.

 

O LEQUE SE ABRIU - O que sinto nas pessoas com quem converso que vão às ruas no dia 7 – e converso com pessoas dos mais diferentes extratos sociais – é que não é uma manifestação necessariamente a favor do governo Bolsonaro. É muito maior, mais amplo que isso. As pessoas querem um Brasil melhor. E que aqueles que estão atrapalhando isso saiam da frente.

 

SEM RUPTURA - Repito: uma minoria até pode estar querendo uma ruptura institucional. Mas a grande maioria quer é uma democracia aprimorada, um país melhor para si, para seus filhos, para seus netos.

 

NÃO ADIANTA - A velha-grande-imprensa já age de todas as formas para atemorizar as pessoas de irem às ruas. Mas não vai adiantar. A represa da paciência popular rachou.

 

MEU BLOG – Mais notícias, comentários, reflexões, humor? Acesse no Google: “Blog do Ricardo Galzerano”

PALAVRAS - “Cuide bem das coisas que o dinheiro não compra. São elas que te tornam rico” (Sabedoria popular).

 

PALAVRAS 2 – “Ainda não aprenderam que quanto mais censuram, mais perseguem, maiores se tornam as pessoas de bem. Não há dinheiro que compre isso. E é exatamente isso que mete medo nos tiranos” (Ana Paula Henkel, ex-jogadora da seleção brasileira de vôlei, hoje comentarista da Jovem Pan diretamente dos Estados Unidos onde reside).

 

PERIGO – O tal do Pix fez explodir o número de sequestros relâmpagos no Brasil. No mês de julho, apenas na cidade de São Paulo, foram duzentos casos.

 

COMO AGEM - Normalmente a pessoa é abordada no trânsito, levada a um esconderijo do marginal e ali é obrigado a fazer um pix para uma conta bancária. Que é difícil de se rastrear porque os bandidos vão transferindo os valores roubados para várias contas.

 

MARCAÇÃO CERRADA - O STF fez 123 manifestações contra o governo Bolsonaro nestes dois anos e meio de governo. Quem contabilizou chegou ao número de uma por semana. Algo que nunca tinha acontecido na pátria amada, salve, salve, em governo algum. Nem chegado perto disso.

 

BICADAS 1– Os tucanos do PSDB estão em pé de guerra. Em reunião do partido, João Dória propôs a expulsão do ninho tucano do mineiro Aécio Neves.

 

BICADAS 2 - Aécio reagiu,, chamando Dória de “desqualificado e oportunista”.

 

AMBIÇÃO - O que está ocorrendo no PSDB é que o governador Dória quer ter o controle do partido para ser o candidato da legenda à presidência da República. Algo com que ele sonha desde que se elegeu prefeito antes de ser eleito governador.

 

TEM MAIS – Comentários, reflexões, humor? Acesse meu blog. Basta digitar no Google: “blog do ricardo galzerano”.

 

NOBREZA 1 - Uma atleta polonesa, ganhadora da medalha de prata no arremesso do dardo na Olimpíada de Tóquio, resolveu leiloar sua medalha para, com o dinheiro arrecadado viabilizar a operação cardíaca de um menino.

 

NOBREZA 2 - Uma rede de lojas venceu o leilão e ainda devolveu a medalha para a nobre atleta. Gestos nobres.

 

MESQUINEZ - Gestos nobres que, no Brasil, parecem cada vez mais raros, principalmente dos que têm muito. Mas doam pouco. Como, apenas como exemplo, de um conhecido artista que já tem fazenda, casas, apartamentos por toda parte. E resolveu comprar mais um, que vale quase 10 milhões de reais. Creio que apenas para postar na internet para seus tolos fãs.

 

VAPT...- No Brasil, hoje, quase tudo se sabe das pessoas de vida pública. O presidente do Senado Rodrigo Pacheco, por exemplo. Quarta-feira ele rejeitou colocar em votação o pedido de impeachment do presidente Bolsonaro contra o ministro do Supremo, Alexandre de Moraes.

 

...VUPT - No dia seguinte, ontem, já estavam nas redes sociais a quantidade e o número de processos pendentes contra Rodrigo Pacheco no Supremo.

 

O VELHO DITADO - É, quem tem...tem medo.

 

A MELHOR DA SEMANA – Comentário que viralizou nas redes sociais: “O único ‘careta’ dos Rolling Stones foi o primeiro a falecer. Acho que tem alguma mensagem nisso”

 

 

 

PALAVRAS  – “O clima no Brasil está tão tenso entre os Poderes e entre partes da população mais ideologicamente radicalizadas que, se alguém disser publicamente que é intolerante à lactose, um rebanho de vacas leiteiras vai querer processá-lo” (Postagem nas redes sociais)

 

CAÍRAM FORA - Alguns artistas conhecidos – Maria Rita, Guilherme Arantes, Zé Ramalho, que iam participar em parceria num disco com Sérgio Reis, depois das polêmicas declarações do cantor que está causando um processo contra ele no Supremo, desistiram da empreitada.

 

SOZINHO - Sergio Reis, em entrevista, disse inclusive que não está tendo quase que nenhuma solidariedade da classe artística.

 

PAÚRA - Acho a atitude desses artistas de uma mediocridade tremenda. E medrosa. Temem ser boicotados nas gravadoras, nas emissoras de rádio e TV que fazem oposição ao governo Bolsonaro.

 

A PESSOA ...- Você não precisa concordar ou não com a postura ideológica pessoa para admirar ou não a sua obra. Não convidaria Chico Buarque para um chopp. Não gosto de sua postura ideológica, defendendo Lula quando o mundo todo sabe os malfeitos do ex-presidente e dos principais componentes de seu governo.

 

...E A OBRA - Mas não é por isso que deixo de ouvir e admirar as músicas de Chico, para mim um dos maiores compositores da música popular brasileira.

 

TEMPOS TRISTES - Mas vivemos na era da mediocridade. Um pingo de água vira uma enxurrada na visão e na versão dos hipócritas que estão por toda parte.

 

MEU BLOG – Mais notícias, comentários, reflexões, humor ? Acesse no Google: “Blog do Ricardo Galzerano”

 

BALELA - Governadores de vários estados brasileiros, temendo o movimento popular nas ruas no 7 de setembro, dizem agora que querem “pacificar” o país, propondo uma reunião com Bolsonaro, com o presidente do Supremo, Luiz Fux e com o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco. Papo furado.

 

MEDO DAS RUAS - Eles estão é com temor do tamanho e da repercussão das ruas no 7 de setembro. E temem “aparecer na fotografia” como críticos ao povo que irá se manifestar. Estão é pensando nas eleições do ano que vem. Afinal, a maioria vai tentar a reeleição. Há até governador pré-candidato a presidente da República.

 

RECORDAR É VIVER – Lembremos da velha frase de Ulisses Guimarães: “Político só tem medo é de povo nas ruas”.

 

FICOU ÓTIMO – Depois dos pedidos que aqui repercuti de tantos motoristas e motociclistas (centenas e centenas) que circulam diariamente pela rua do Rosário, que liga a av. Araras e a av. Mario de Souza Queiroz, a administração municipal recapeou a via. Que estava horrível e agora ficou excelente.

 

TERCEIRA VIA 1 - O governador João Dória mexe-se bastante nos bastidores da política para se viabilizar como candidato do PSDB à presidência da República. Tenta se colocar como uma terceira via para o eleitor que não queira votar nem em Bolsonaro nem em Lula.

 

TERCEIRA VIA  2,3, 4 ...- Só que seu caminho não será fácil. Ciro Gomes, Mandetta e outros que ainda devem se lançar na disputa também querem ser a tal “terceira via”.

 

PREMATUROS - Sem querer ser o dono da verdade, mas parte da população não está se aglomerando demais antes da pandemia ter sido reduzida a números extremamente baixos? Pessoalmente ambiente lotado não frequento. E já tomei as duas doses da Astrazeneca...

 

PERGUNTINHA - Semana passada, uma juíza do Distrito Federal extinguiu de vez o processo contra Lula no caso do sítio de Atibaia. A pergunta é: ele agora vai voltar a frequentá-lo?

Foto: divulgação

PALAVRAS - “Eu não gosto,  não defendo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Acho que o TSE tem que acabar. Tem um orçamento de 11 bilhões de reais. E 65% disso são gastos de salários e não para modernizar o sistema” (José Maria Trindade, jornalista).

 

GUERREIRA - O título da matéria publicada pela prestigiada revista Forbes já diz quase tudo: “Como Greice Ciarrochi tirou a CCS da falência para um faturamento bilionário".

 

TENAZ - A reportagem, extensa, é interessantíssima. Fundada pelo seu pai, o saudoso Almir Ciarrochi (falecido em 2017), a empresa limeirense CCS passou por grandes dificuldades. Mas graças à tenacidade e à visão empreendedora de sua filha Greice, hoje a CCS é a uma empresa que orgulha o parque industrial limeirense.

 

A VOLTA POR CIMA - A CCS gera hoje 2 mil empregos diretos. Da beira da falência há poucos anos,  já no ano passado, em plena pandemia, seu faturamento chegou a R$ 350 milhões. Até a metade deste ano, foram R$ 500 milhões de faturamento.

 

VALE TODA A LEITURA - Recomendo a leitura de toda a matéria na Forbes. Que mostra uma empreendedora de imenso valor.

 

OS VERDADEIROS - É como costumo dizer: revolucionário não é quem fica querendo derrubar governo, quem vive de ideologias ultrapassadas. Os verdadeiros revolucionários (como foi Almir Ciarrochi, como é sua filha Greice) são os empreendedores deste país, que geram empregos, que empurram com audácia e riscos uma nação para frente.

 

TEM MAIS – Comentários, reflexões, humor? Acesse meu blog. Basta digitar no Google: “blog do ricardo galzerano”.

 

VALE A PENA - Estou terminando de assistir uma série documental inglesa, de 24 episódios, que mostra muito – mas muito mesmo, e de forma imparcial – do que foi a terrível Segunda Guerra Mundial (1939-45), que levou à morte cerca de 50 milhões de pessoas.

 

UM MARCO - A série chama-se O Mundo em Chamas, em inglês “The World At War. É excelente, com imagens de época mesmo. Mas independente de todas as implicações que levaram a este conflito terrível, quero falar aqui sobre o ser humano.

 

UNIÃO -  Numa guerra que afetava diretamente a vida, o dia a dia dos países, o que se via nas suas populações? Se uniam tremendamente nos esforços – sofrimentos foram incontáveis, principalmente de civis.

 

DESUNIÃO – E o que é essa pandemia da covid senão uma guerra silenciosa? E o que aconteceu no  Brasil? Desunião total, conflito de Poderes, roubalheira generalizada com verbas para a saúde. Seria o mesmo que se roubasse, em tempos de guerra, dinheiro que iria para fazer armamentos e comprar alimentos para as tropas. Pessoas eram fuziladas.

 

AQUIE É OUTRA - O Brasil é bom. Mas para a maioria dos brasileiros merecerem esse solo, deveríamos ter passado o que países em guerra total passaram. Aqui, a guerra é por ideologias do passado e pela ganância de uns poucos em cima dos benefícios que deveriam ser para muitos.

 

O CASTELO DO ZÉ RICO - Está ganhando corpo uma união de pessoas para tentar concluir as obras do castelo do Zé Rico, no bairro do Jaguari. E transformá-lo inclusive num ponto turístico limeirense. O que seria sensacional. Para tal, estão tentando arregimentar empresários, autoridades e quem puder ajudar. A causa é nobre.

 

A MELHOR DA SEMANA – Viralizou nas sedes sociais:“O clima anda tão tenso que se você disser que tem intolerância a lactose é capaz de uma vaca lhe processar”.

PALAVRAS  – “Quando eu ganhar, direi qual é o papel deles” (Luiz Inácio Lula da Silva, em encontro com simpatizantes na segunda-feira no Recife, referindo-se aos militares).

 

SEM NOÇÃO - Ou seja: neste momento tenso, polarizado politicamente na história do Brasil, com divergências grandes entre os Três Poderes, vem o ex-presidente Lula e coloca mais lenha na fogueira.

 

RECORDAR É VIVER - Lula está em plena campanha eleitoral. Ele, que não nos esqueçamos, é um ex-presidiário. Foi investigado e condenado em várias instâncias da Justiça. Quase todos seus ex-auxiliares mais próximos também foram condenados.

 

BANANAS - Aí, numa decisão surpreendente do Supremo, as condenações de Lula em Curitiba foram anuladaS. E, noutra decisão também surpreendente, ele foi declarado elegível. Pode se candidatar. Ficamos parecidos com alguns dos países da América Central que vivem politicamente convulsionados, chamados pejorativamente de repúblicas das bananas. Mas é o Brasil do século 21.

 

DE PROPÓSITO ? - Isso posto, Lula pode ser candidato, ponto final. E o que faz dele? Aumenta a polarização, “cutucando” os militares. Isso não vai acabar bem.

 

MEU BLOG – Mais notícias, comentários, reflexões, humor ? Acesse no Google: “Blog do Ricardo Galzerano”

 

FRACO - Joe Biden, o presidente dos Estados Unidos, queridinho das esquerdas e da grande mídia brasileiras, deu sua primeira mostra como dirigente no Afeganistão. É um político fraco, sem pulso. Outras crises em seu governo virão.

 

MALUCO DE PEDRA - E um jornalista da nossa mídia nacional, anti-Bolsonaro até a raiz dos cabelos – que não tem, é careca – escreveu ontem que o presidente brasileiro é o similar nacional do Talebã. Pode-se chegar a este tipo de asneira e radicalismo? Pode. Na velha-grande-imprensa, abalada economicamente pelos cortes milionários de propaganda feitos pelo governo, pode.

 

ESCONDIDAS – Garimpei duas notícias animadoras que não se vai ver na velha-grande-imprensa e no jornalismo da Globo, que só trazem pessimismo e desalento para os que ainda os compram ou assistem. Garimpei, comprovei e repercuto.

 

A PRIMEIRA – O Brasil vacinou 1,4 milhão de pessoas num único dia, segunda-feira. É o maior número desde que começou a vacinação no país, há sete meses. Já foram aplicadas 63,5 milhões de doses. A tendência é de se aumentar ainda mais o número de vacinados nos próximos meses. O Ministério da Saúde prevê a chegada de quase 300 milhões de doses até o final do ano.

 

A SEGUNDA – Por conta da retomada gradual das atividades econômicas, está prevista a abertura de cerca de 5 mil vagas em shoppings centers no Brasil nos próximos 30 dias.

 

SEMPRE ALERTA - Lembrando sempre que os cuidados devem ser mantidos: evitar aglomeração, uso de máscaras e asseio constante das mãos.

 

OLHO VIVO 1 - A Venezuela, por conta da hiperinflação, vai cortar seis zeros de sua moeda. Cuidado, Brasil!

 

OLHO VIVO 2 - Um boxeador cubano, ganhador de medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, recebeu do governo, como prêmio, uma cesta básica de alimentos e produtos básicos de higiene pela sua conquista. E só.

 

OLHO VIVO 3 - Numa democracia como a brasileira, atletas que representam o país recebem patrocínios, fazem propaganda bem remunerada pela iniciativa privada em meios de comunicação quando obtêm destaque, etc. Numa ditadura esquerdista como a cubana, não há iniciativa privada. O governo controla tudo. Até a vida das pessoas. Cuidado, Brasil!

 

LÁ TAMBÉM - O governo dos Estados Unidos decretou racionamento de água no sudoeste do país por escassez de água. Quando é que os blogueiros fanáticos vão começar a escrever que Bolsonaro andou por lá?

PALAVRAS - “Não aponte só defeitos, aponte também soluções” (Henry Ford).

 

DIFERENTE - Hoje peço licença a você que me lê para se estender, a meu modo, sobre uma fábula que retrata tudo que gostaria hoje de compartilhar. Ela se chama originalmente “A dívida da prostituta”.

 

O HOMEM RICO – A fábula fala de uma cidadezinha na qual, numa noite chuvosa, chegou um sujeito rico. Dirigiu-se para o único hotel da cidade, colocou 200 reais no balcão de entrada e disse para o proprietário: “Já vou deixar minha estadia paga. Apenas vou dar uma olhada na qualidade dos aposentos”.

 

O PEDREIRO - Assim que o rico se afastou, o dono do hotel pegou os 200 reais e correu para pagar o pedreiro que tinha feito uns reparos no seu estabelecimento. E lhe deu os 200 reais.

 

O AÇOUGUEIRO - O pedreiro pegou o dinheiro e foi logo pagar o açougueiro para quem estava devendo há algum tempo. E lhe deu os duzentos reais.

 

O COMERCIANTE - O açougueiro da pequena cidade, que criava uns porcos e galinhas, devia na agropecuária. E foi lá pagar sua conta.

 

A PROSTITUTA - O dono da agropecuária, nas suas horas livres, fazia uns “programas” com a Maria, a prostituta mais famosa da cidadezinha e estava em débito com ela. Procurou-a e lhe deu os 200 reais que lhe devia.

 

DE VOLTA AO HOTEL – Maria costumava levar seus “clientes” para o pequeno hotel e estava devendo para o dono. Foi até ele e deu os 200 reais para o proprietário.

 

DE VOLTA AO BALCÃO - Os 200 reais ainda estavam em cima do balcão do hotel quando o sujeito rico voltou de sua vistoria. Disse que não gostara dos aposentos, pegou seus 200 reais de volta e foi embora.

 

MORAL DA FÁBULA – Ninguém ganhou nada mas agora várias pessoas da cidadezinha estavam sem dívidas e podiam olhar o futuro com confiança. Se o dinheiro circula na economia local, a crise diminui.

 

A VOLTA - Resolvi contar esta fábula, que mais que fábula, é uma parábola pois penso que é apropriada para o momento atual. Momento em que lenta mas progressivamente a vida comunitária e econômica vai retomando seu fôlego

 

XÔ COVID! - Vida comunitária e econômica que ficou praticamente um ano e meio engessada por conta desta horrorosa – e para mim mal explicada de onde e como se originou – pandemia.

 

BAIRRISMO SAUDÁVEL - É hora de definirmos prioridades. A meu ver, tem a ver com a mensagem da historinha que contei acima. E que definiria como a necessidade de adotarmos o que cunhei tempos atrás de “bairrismo saudável”.

 

VALORIZE  E SE VALORIZE - Desde uma agulha até um veículo, compremos onde vivemos. Desde um restaurante até uma loja de confecções, do prestador de serviços ao profissional liberal, vamos dar preferência àqueles e àquelas que nos são próximas.

 

PROGRESSO SE GERA - A cidade que mais valorizar as suas coisas mais vai fazer o dinheiro circular pela sua economia. E essa cidade terá um surto de desenvolvimento maior nesta retomada que já começa a tomar fôlego no país. E no mundo.

 

PRA FRENTE É QUE SE ANDA - Valorizemos o que é nosso. Não vamos dar ouvidos aos pessimistas e aos disseminadores de desânimo e de maldades. Vamos praticar o bairrismo saudável.

 

 

 

 

PALAVRAS  – “Em um incêndio, se tive apenas a única opção de salvar uma pintura de Rembrandt ou um gato, eu salvaria o gato. E depois o deixaria ir. Entre a arte e a vida, escolho a vida” (Alberto Giacometti, artista plástico suíço).

 

FALSA - A circulação de uma notícia sobre o posicionamento do deputado Miguel Lombard contra o voto auditável circulou bastante nos últimos dias nas redes sociais. E é falsa, é fake.

 

A FAVOR - Fui checar tal postagem com a assessoria do deputado que me afiançou: se a PEC do voto auditável for a plenário, ele votará a favor a ela e não contra.

 

PERIGOSA - Está aí, neste episódio, mais um exemplo de como se dissemina inverdades pelas redes sociais. A internet é fantástica, é uma fonte de informação e de saber para quem sabe dela se utilizar. Mas pode ser uma arma de falsificação de inverdades por parte de alguns com interesses outros bem opostos à verdade.

 

QUESTÃO DE CREDIBILIDADE - Costumo dizer que, para acreditar numa postagem e para compartilha-la com outras pessoas, precisamos antes de tudo observar a credibilidade de quem a posta.

 

MEU BLOG – Mais notícias, comentários, reflexões, humor ? Acesse no Google: “Blog do Ricardo Galzerano”

 

BAIRRO LIMPO - Faço habituais caminhadas pelo Jardim Santo André. É um bairro com ruas limpas. Na frente de 80% das residências há uma lixeira.

 

SÓ VANTAGENS - Isso evita que os sacos de lixo fiquem nas calçadas, mercê de cães, vândalos e de chuva. Além de tudo, facilita a vida dos coletores que não precisam se abaixar até o chão para apanhar os recIpientes plásticos repletos de lixos domésticos.

 

UM PEQUENO ESTÍMULO - Faço uma sugestão a algum vereador de Limeira. Que faça uma indicação ao prefeito municipal para que ele dê algum tipo de subsídio para as pessoas que instalarem lixeiras na frente de suas residências. Um desconto pequeno no IPTU, por exemplo. Ou algo similar.

 

MAIS LIMPA - Quanto mais lixeiras nas calçadas mais a cidade fica limpa.

 

ESTÃO SUJOS - E por falar em limpeza, quem estão precisando DE uma, e das boas, são os cemitérios Saudades 1 e 2 de Limeira. As reclamações me chegam, inúmeras. Estão clamando por uma manutenção.

 

RANKING DA CHATICE - O Procon de São Paulo divulgou o ranking dos serviços de telemarketing que mais perturbam os paulistas. O ranking das ligações e mensagens indesejadas é:

1º.) Vivo

2º.) Dr. De Todos

3º.) Claro

4º.) Banco Pan

5º.) Banco Itaú

6º.) Tim

7º.) Viva Mais

8º.) Santander

9º.) Banco BMG

10.) Banco Safra

 

UM PASSO À FRENTE - O presidente Bolsonaro sancionou projeto de lei aprovado no Senado que autoriza clubes de tutebol brasileiros se transformarem em empresas. Como aliás já é realidade em vários países europeus. Quem sabe agora nosso futebol sai dessa draga. Quem sabe.

 

LÁ - Nos Estados Unidos, ontem, o governador de Nova York renunciou após denúncias de assédio sexual.

 

E CÁ - No Brasil, político pagou por anos despesas da amante com dinheiro recebido por baixo do pano de empreiteira e continua lá em Brasília, firme, forte e reeleito, passando a ser tratado de uns meses para cá como arauto de honestidade. Apesar de haver inúmeros processos pendentes contra ele na Justiça. É o Brasil.

PALAVRAS - “Se nós nos calarmos, se nós nos curvarmos ao politicamente correto e achar que as velhas práticas podem voltar, para atender aos mesmos que querem a volta da corrupção e da impunidade, nós todos sucumbiremos. Depende da ação de cada um de nós” (Jair Bolsonaro, esta semana, em mais uma de suas polêmicas reações).

 

QUEDA - Pesquisa que abrangeu toda a América Latina mostrou como caiu de forma acentuada a utilização do transporte público durante a pandemia.

 

FATORES - Foram vários os fatores que fizeram com que essa queda ocorresse: mais gente trabalhando em home-office, mais gente temendo a contaminação nas aglomerações do transporte público e indo trabalhar a pé, mais gente se utilizando de Uber, mais gente tirando o carro ou moto da garagem, mais gente que está e estava desempregada ficando em casa, etc.

 

E O FUTURO ? - Com o fim próximo da pandemia, qual será o futuro do transporte público? Uma coisa é certa: sem subsídio não haverá mais transporte público em lugar algum. Deixaria de ser um bom negócio para os empreendedores do ramo.

 

TUDO ERRADO 1 – Rodolfo Castro, 60 anos médico oncologista de Tatuí, que atuava na linha de frente na batalha contra a covid em sua cidade, foi assassinado no Guarujá, quando passava no litoral o fim de semana com sua família.

 

TUDO ERRADO 2 - Eram por volta das 15h do sábado, ele estava com a família em um píer na praia do Perequê. Dois marginais chegaram, roubaram os pertences de todos e um deles deu dois tiros no peito do médico.

 

TUDO ERRADO 3 - O assassino, já identificado, é um menor, de 17 anos, que já havia sido detido por porte ilegal de armas e por conta da nossa leniente legislação, tinha sido liberado.

 

TUDO ERRADO 4 – A notícia deste crime pouco repercutiu. A nossa grande imprensa prefere focar apenas na Cpi da Covid e na defesa das urnas eletrônicas como estão. Os defensores dos direitos humanos – de bandidos – não se manifestaram.

 

VELHO DE GUERRA - E tudo continua igual nesse país onde a repressão ao crime ainda encontra inúmeros obstáculos. É o Brasil de sempre, velho de guerra, na tocaia.

 

MEU BLOG – Mais notícias, comentários, reflexões, humor ? Acesse no Google: “Blog do Ricardo Galzerano”

 

AUDACIOSOS 1 - Com a vida do país começando a voltar ao normal, empreendedores audaciosos começam a se movimentar e, com isso, gerar empregos, fazer a roda da economia girar.

 

AUDACIOSOS 2 - Tomo como exemplo o Grupo Engep. Há anos sem lançar um empreendimento imobiliário, abriu as vendas – e as obras de infraestrutura - de dois loteamentos, o Cidade Universitária 2 e o Terras de São Bento 3. que vão gerar empregos e movimentação econômica em várias setores de Limeira.

 

AUDACIOSOS 3 - Precisamos de gente assim: que acredite em Limeira, que acredite no Brasil.

 

MIGUEL e MURILO – Coerência e esforço contínuo em prol de Limeira e região: assim é o trabalho, a meu ver irreparável, do deputado federal Miguel Lombardi. E os primeiros frutos do trabalho de Murilo Félix já começam a aparecer e ficarem visíveis. Ele que está há pouco mais de sete meses cumprindo seu mandato de deputado estadual.

 

AINDA BEM - Podemos dizer que hoje, depois de um longo tempo, temos dois deputados de Limeira empenhados em ajudar a nossa cidade e as cidades da região. Ainda bem.

 

A MELHOR DA SEMANA –  Está nas redes: “Na minha época, influenciadores eram meu pai, minha mãe e meus professores. Hoje são pessoas vazias querendo mostrar que são cheias”

PALAVRAS – “De que adianta o Doria deixar abrir os supermercados se mandou fechar tudo? Onde as pessoas vão arrumar dinheiro para colocar comida nos carrinhos?” (Cidadão que me pediu anonimato, dono de um pequeno mercado de bairro).

NEUROSE 1– Centro da cidade, trânsito muito tranquilo na segunda-feira. Uma mulher, na direção de um SUV, acena de forma agitada para tudo quanto é pedestre – poucos – que vê na rua. Não perguntava se estavam indo para uma farmácia, para uma agência bancária.

NEUROSE 2 - Ela quase parava o carro no meio de uma das ruas mais movimentadas de Limeira (sorte dela que o trânsito estava calmo) para dar bronca nas pessoas que estavam cuidando de suas próprias vidas.

BOM SENSO, CADÊ? - Com certeza aquelas pessoas não estavam passeando. Estavam indo atrás de seus interesses. Mas a tresloucada senhora queria que todo mundo fosse para casa na hora. E certamente não é a única agindo e pensando assim.

IMPLANTE CRIMINOSO - Foi esse clima de histeria que foi implantado na cabeça de muitos. Pessoas comuns, como aquela senhora, com aquele tipo de postura, vão desenvolver com certeza pressão alta. Se já não tem. E até outras doenças mais.

DEU A LOUCA - Tem uma antiga comédia americana, deliciosa, que no Brasil ganhou o nome de “Deu a Louca no Mundo”. Lembrei dela vendo esta mulher e algumas postagens histéricas nas redes sociais. Diria que deu a louca no Brasil, isso sim.

PERGUNTA 1 - Quantas pessoas morreram desde o início no ano no mundo todo, decorrente do coronavírus?

PERGUNTINHA 2 - E nesse mesmo período desde o surgimento do coronavírus quantas pessoas morreram de gripe comum? Essa estatística não há. Mas certamente foram muitos mais. Mortes de pessoas com doenças preexistentes que foram agravadas por gripe comum. Mas isso não interessa divulgar, não é mesmo?

REPETECO - Repito o mantra: precaução é fundamental. Neurose e histeria são pragas que corroem as pessoas por dentro. E ajudam a causar um rombo na economia com milhões de vítimas – desempregados – nas próximas semanas se as autoridades não mudarem alguns entendimentos desta clausura em que colocaram a população.

PERGUNTINHA 1 - Empregados da construção civil, com máscaras, podem trabalhar. Por que comerciantes e comerciários, também com máscaras, não podem trabalhar?

EU VI! - Com tantos problemas no Brasil por conta da epidemia, uma jornalista de um grande jornal pergunta para o Bolsonaro se ele não está preocupado se a popularidade dele está menor que a do ministro da Saúde. Parte da imprensa, em vez de ajudar na crise, parece querer gerar mais crises!

MIGUEL – O deputado Miguel Lombardi apresentou agora três projetos de lei com intuito de reduzi os efeitos da epidemia no chamado terceiro setor. Ele está especialmente preocupado com a situação dos lares dos idosos no país. Lombardi é vicentino. Só a Sociedade São Vicente de Paulo acolhe 34 mil idosos e conta com a colaboração 10.129 funcionários entre médicos, enfermeiros e cuidadores.

 

INICIATIVA...- Acho que está na hora de lideranças empresariais, pessoas de bom senso em nossa região terem coragem e soltarem a voz com relação a este isolamento total que foi imposto. Ele vai causar fechamento de pequenas empresas, desemprego em larga escala.  Aliás, já está causando.

 

...E CORAGEM - Lideranças precisam sair detrás de suas mesas de trabalho e exporem suas opiniões, mesmo que estas sejam contra as autoridades constituídas. É a economia, é o futuro do país que está em jogo. Isolamento total deveria ser para idosos e para pessoas com doenças preexistentes.

 

PERGUNTINHA 2 - Doria mandou fechar tudo. E todos estão tendo, claro, prejuízos. Mas por que não mandou fechar os pedágios? As milionárias concessionárias dos pedágios são intocáveis?

PALAVRAS - “Paralisação total pode ser o pior remédio” (Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde).

OVERDOSE - O governador do Estado adotou medidas extremas que geraram o medo e o retraimento social na população. Isso aliado ao noticiário incessante dos telejornais, vai sufocar a economia, causar desemprego e estrangulamento de pequenas empresas.

RISCOS - Uma psicóloga, entrevistada ontem pela rádio Jovem Pan, disse que esse clima de medo que se criou favorece outras doenças nas pessoas. Disse que 18% dos brasileiros sofrem com problemas de ansiedade. E que com o massacre de notícias ruins, através da TV principalmente, as pessoas podem desenvolver pressão alta, diabetes, depressão, etc.

CAIA FORA - A psicóloga argumentou que todos paremos de consumir esse massacre de notícias ruins que estão na TV e nos sites, todas em cima do coronavírus. Isso faz mais mal do que bem.

BOM PARA OS RUINS - Precaução é bom. Sempre. Pânico, histeria, são ruins para tudo. Mas é disso, do pânico da população, do medo, que certos políticos e certas mídias se alimentam.

RECORDAR É VIVER – Teve um poderoso líder político no passado que já disse que o medo é uma forte ferramenta política dos ambiciosos. Globo, Folha, Estadão, Doria, Witzel sabem disso.

NÃO NOS CONHECE - O governo estadual parece não conhecer a dinâmica do interior do estado. Os casos todos até agora ocorreram na capital. Claro, surgirão alguns no interior. Mas ordenar fechamento de tudo me parece atitude mais perigosa do que a proliferação do próprio vírus. Vai causar desemprego em larga escala. E fechamento de pequenos negócios.

DOSE CAVALAR - Como sugere o próprio ministro, é como dar um remédio para matar o carrapato do gado. Mas o remédio é muito forte e mata o rebanho todo.

ELES TAMBÉM - Se empresas e funcionários de indústrias, comércio e serviços vão ser penalizados com essas medidas tomadas pelo governo, por que não se dá também isenção – ou pelo menos parcelamento – de pagamento de tarifas de água, luz e telefonia? Todo mundo sai prejudicado menos essas grandes companhias ???!!!

E OS IMPOSTOS? - Com os impostos municipais, estaduais e federais não deveria ser tomada a mesma decisão e adiar-se o recebimento dos mesmos até a crise passar?

EXEMPLO - E os POLÍTICOS DO BRASIL TODO deveriam reduzir seus salários. E os salários de seus assessores.

ASNICES ESTUDANTIS – 1) Abiscoitar é o fenômeno de roubar um biscoito duas vezes. 2) Abóboda é um pequeno legume da família das abóboras. 3) Abreugrafia é uma fotografia tirada por um indivíduo chamado Abreu.

VACINA 1 - O idoso, para tomar a vacina contra a gripe, precisa estar sem um menor sinal de resfriado. É o protocolo.

VACINA 2 - Aí, o idoso se vacina contra a gripe (que não serve para imunizar contra o coronavírus) e pode ter o efeito colateral e comum que é ter um pouco de febre, uma indisposição leve. O que é normal.

VACINA - Preocupado, o idoso – e sua família -  acham que ele está com o coronavírus. Ele corre para o hospital, para o pronto socorro, aí sim no contato com muita gente, correndo o real risco de contrair a doença. Isso infelizmente vai acontecer. E muito. É só aguardar.

A VOZ DA SENSATEZ - O Wall Street Journal, o mais importante do mundo na área da economia, levantou a questão esta semana: o isolamento total, o fechamento total das atividades econômicas, se persistirem, serão mais danosas, inclusive para a saúde, do que a própria epidemia. Baseado em números, o jornal estima em 20% a queda da economia nos EUA. Os efeitos serão ainda mais danosos por aqui se o isolamento continuar por muito tempo.

Um tempo para reavaliações

 

“Vocês pagam um milhão de euros por mês para um jogador de futebol e 1.600 euros para um pesquisador em Biologia. Agora, vocês querem um tratamento. Vão perguntar ao Cristiano Ronaldo ou ao Messi e eles vão encontrar a cura pra vocês”

Estas palavras circularam pelas redes sociais esta semana. Proferidas pela bióloga espanhola Leda Beck, bem dentro do estilo direto e cáustico dos habitantes daquele país, elas deveriam servir para uma reflexão nesta época de crise e quarentena em função do coronavírus.

Esta reflexão específica (outras mais podemos fazer neste momento singular na vida de quase todos nós) diria que é a respeito da inversão de valores que hoje tomou conta do nosso planeta, principalmente no chamado mundo ocidental.

Pergunto: estamos valorizando quem e o que realmente têm valor? Diria, apenas como exemplo, que passamos perfeitamente sem assistir a um show da Anitta ou do Paul McCartney (depende aí do gosto musical de cada um), passamos perfeitamente sem assistir uma semana de jogos de futebol de nosso time favorito, mas passamos sem uma semana sem o coletor de lixo que recolhe a sujeira que acumulamos em nossas residências?

Passamos sem um encanador que conserta um cano estourado em casa? Ou um profissional que nos socorre quando uma goteira no telhado alaga um cômodo? Ou um eletricista que resolve um curto circuito que pode queimar aparelhos elétricos e eletrônicos que acumulamos no passar do tempo?

Cito apenas esses exemplos. Mas são inúmeros os casos de ausência de valorização de gente que realmente, se nos falta, causa transtornos em nossas vidas. Nem falo de médicos, enfermeiros, profissionais da área da saúde, que são vitais numa vida comunitária.

Temos sido massacrados pelo marketing e pelo noticiário tendencioso e interessado em faturamento a consumir o que nos induzem os grandes meios de comunicação. E fomos, consciente ou inconscientemente, criando, valorizando, superestimando falsos ídolos. Que enchem os bolsos de dinheiro sem prestar, de fato, um sentido mais útil e prático em nossas vidas, em nosso dia a dia. São várias as redefinições que podemos fazer neste período de recolhimento e incertezas. Cito hoje aqui apenas uma delas.

Estamos a vivenciar momentos nunca antes ocorridos em nossas vidas. Alguns dizem que tal epidemia é uma praga que está em textos bíblicos. Pode até ser. Mas qual é nossa postura, individual e coletiva, com relação a ela?

Creio que nenhum ser humano será igual quando a epidemia passar. Se será melhor ou pior, vai depender de quais ensinamentos saberemos tirar de momento tão difícil.

No Internet Connection