Bate-Pronto - 24-03

Bate-Pronto
Ferramentas
TIPOGRAFIA

PALAVRAS - “Paralisação total pode ser o pior remédio” (Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde).

OVERDOSE - O governador do Estado adotou medidas extremas que geraram o medo e o retraimento social na população. Isso aliado ao noticiário incessante dos telejornais, vai sufocar a economia, causar desemprego e estrangulamento de pequenas empresas.

RISCOS - Uma psicóloga, entrevistada ontem pela rádio Jovem Pan, disse que esse clima de medo que se criou favorece outras doenças nas pessoas. Disse que 18% dos brasileiros sofrem com problemas de ansiedade. E que com o massacre de notícias ruins, através da TV principalmente, as pessoas podem desenvolver pressão alta, diabetes, depressão, etc.

CAIA FORA - A psicóloga argumentou que todos paremos de consumir esse massacre de notícias ruins que estão na TV e nos sites, todas em cima do coronavírus. Isso faz mais mal do que bem.

BOM PARA OS RUINS - Precaução é bom. Sempre. Pânico, histeria, são ruins para tudo. Mas é disso, do pânico da população, do medo, que certos políticos e certas mídias se alimentam.

RECORDAR É VIVER – Teve um poderoso líder político no passado que já disse que o medo é uma forte ferramenta política dos ambiciosos. Globo, Folha, Estadão, Doria, Witzel sabem disso.

NÃO NOS CONHECE - O governo estadual parece não conhecer a dinâmica do interior do estado. Os casos todos até agora ocorreram na capital. Claro, surgirão alguns no interior. Mas ordenar fechamento de tudo me parece atitude mais perigosa do que a proliferação do próprio vírus. Vai causar desemprego em larga escala. E fechamento de pequenos negócios.

DOSE CAVALAR - Como sugere o próprio ministro, é como dar um remédio para matar o carrapato do gado. Mas o remédio é muito forte e mata o rebanho todo.

ELES TAMBÉM - Se empresas e funcionários de indústrias, comércio e serviços vão ser penalizados com essas medidas tomadas pelo governo, por que não se dá também isenção – ou pelo menos parcelamento – de pagamento de tarifas de água, luz e telefonia? Todo mundo sai prejudicado menos essas grandes companhias ???!!!

E OS IMPOSTOS? - Com os impostos municipais, estaduais e federais não deveria ser tomada a mesma decisão e adiar-se o recebimento dos mesmos até a crise passar?

EXEMPLO - E os POLÍTICOS DO BRASIL TODO deveriam reduzir seus salários. E os salários de seus assessores.

ASNICES ESTUDANTIS – 1) Abiscoitar é o fenômeno de roubar um biscoito duas vezes. 2) Abóboda é um pequeno legume da família das abóboras. 3) Abreugrafia é uma fotografia tirada por um indivíduo chamado Abreu.

VACINA 1 - O idoso, para tomar a vacina contra a gripe, precisa estar sem um menor sinal de resfriado. É o protocolo.

VACINA 2 - Aí, o idoso se vacina contra a gripe (que não serve para imunizar contra o coronavírus) e pode ter o efeito colateral e comum que é ter um pouco de febre, uma indisposição leve. O que é normal.

VACINA - Preocupado, o idoso – e sua família -  acham que ele está com o coronavírus. Ele corre para o hospital, para o pronto socorro, aí sim no contato com muita gente, correndo o real risco de contrair a doença. Isso infelizmente vai acontecer. E muito. É só aguardar.

A VOZ DA SENSATEZ - O Wall Street Journal, o mais importante do mundo na área da economia, levantou a questão esta semana: o isolamento total, o fechamento total das atividades econômicas, se persistirem, serão mais danosas, inclusive para a saúde, do que a própria epidemia. Baseado em números, o jornal estima em 20% a queda da economia nos EUA. Os efeitos serão ainda mais danosos por aqui se o isolamento continuar por muito tempo.

No Internet Connection