Limeira tem maior número de títulos cancelados na região

Local
Ferramentas
TIPOGRAFIA

Para votar nas Eleições Municipais de 2024, a população precisa estar com o título de eleitor regular. Na região, Limeira é a cidade com maior número de documentos cancelados na região, com 21,7 mil desativações, seguida por Santa Bárbara d'Oeste, com 14,7 mil. Piracicaba aparece em terceiro, com 9,9 mil. Ainda na região, Iracemápolis tem 1.196 títulos suspensos, Cordeirópolis 1.434 e Engenheiro Coelho, 1.069 suspensos.

 

O título de eleitor pode ser cancelado por diversos motivos; entre eles, falecimento, ausência à votação em três eleições consecutivas sem apresentar justificativa e não comparecimento à revisão do eleitorado no município onde se vota. Vale destacar que o TSE não envia nenhum comunicado informando o cancelamento. Consulte se há débitos eleitorais. 

 

Para consultar a situação do documento, a pessoa deve acessar o Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ir até o campo “Serviços”, localizado no canto superior direito da página. Em seguida, basta acessar a opção “Situação Eleitoral” e informar o CPF. Caso esteja com o título de eleitor cancelado ou suspenso, é necessário fazer a regularização até o dia 8 de maio, pois, após essa data, o cadastro eleitoral para o pleito deste ano estará fechado para novas inscrições e outros procedimentos.

 

A suspensão do título de eleitor ocorre em caso de conscrição (prestação de serviço militar); condenação criminal definitiva; condenação por improbidade administrativa transitada em julgado (em que não caiba mais recurso) e recusa ao cumprimento de obrigação a todos imposta ou de prestação alternativa.

 

Para regularizar o título de eleitor suspenso, primeiramente, é preciso ter o comprovante que restabelece os direitos políticos da eleitora ou do eleitor (comunicação do Ministério da Justiça; portaria; certidão do juízo competente ou outro documento que comprove o cumprimento ou a extinção da pena ou sanção imposta; e certificado de reservista, entre outros, a depender do caso). Em seguida, procure o cartório eleitoral que atenda seu município para regularizar o título de eleitor cancelado.

 

Em Limeira, as Zonas Eleitorais de Limeira (66ª e 399ª) estão realizando plantões e ampliaram o horário de atendimento para receber quem precisa tirar o título ou regularizar o documento. Os cartórios ficam localizados no Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC), na Avenida Dr. Lauro Corrêa da Silva, 3.800. O atendimento ocorre neste domingo e durante a semana até 8 de maio.

 

Neste ano, os eleitores escolherão candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em mais de 5,5 mil municípios do país. O primeiro turno do pleito está marcado para 6 de outubro, e o segundo turno para o dia 27 de outubro, onde for preciso.

Inscreva-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades.
No Internet Connection