Artur Nogueira celebra 75 anos de história e progresso

Artur Nogueira
Ferramentas
TIPOGRAFIA

Ato cívico, inauguração e show de orquestra marcam o aniversário da cidade


A cidade de Artur Nogueira comemora 75 anos de existência, marcando um legado enraizado nas famílias tradicionais que contribuíram para o seu surgimento e desenvolvimento. Nomes como Doricos, Adorno, Sertório, Magalhães, Cotrins e Amarais ecoam na memória coletiva, representando os pilares iniciais do progresso na região.

O marco histórico remonta a 22 de agosto de 1904, quando terras foram doadas por Artur Nogueira & Cia ao Governo do Estado, consolidando a formação da seção "Artur Nogueira". Esse acontecimento, registrado pelo Decreto nº 1.300, foi fundamental para a posterior anexação ao Núcleo Colonial "Campos Salles".

Com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Funilense em 1907, a cidade testemunhou um impulso significativo para o seu desenvolvimento. O estabelecimento de figuras proeminentes como Francisco Cabrino e os Irmãos Tagliari, seguido pelos fundadores da povoação, como José Sanseverino e Júlio Caetano, solidificou a presença humana na região.

A criação do Distrito de Paz em 1916, subordinado à Comarca de Mogi Mirim, marcou um novo capítulo na história de Artur Nogueira. No entanto, foi durante a década de 1920 que a economia baseada no café floresceu, transformando as pequenas glebas em vastos cafezais.

Apesar dos desafios impostos pela crise econômica de 1929, Artur Nogueira continuou a prosperar, alcançando marcos importantes como a inauguração da iluminação pública e domiciliária em 1937.
O movimento pela emancipação política e administrativa ganhou força em 1948, culminando na vitória do plebiscito que concedeu a independência ao Distrito.

O nome "Artur Nogueira" provavelmente derivou da influência da família Nogueira, que doou extensas terras à época, solidificando o vínculo entre a cidade e o seu passado.Ao completar 75 anos, Artur Nogueira celebra não apenas sua história, mas também sua resiliência e capacidade de adaptação diante dos desafios ao longo dos anos. Este marco representa um momento para refletir sobre as conquistas alcançadas e olhar para o futuro com otimismo, mantendo viva a essência e o espírito de sua comunidade.

COMEMORAÇÕES

Para celebrar o aniversário, a Prefeitura realiza hoje um ato cívico na Praça do Coreto. O evento é aberto à população e tem início às 8h. O prefeito Lucas Sia, o vice Davi Fernandes e as demais autoridades locais estarão presentes na solenidade. "Ao longo de 75 anos, o Berço da Amizade se consolidou como um município acolhedor e, a cada dia que passa, se destaca no cenário regional. É tempo de celebrarmos nossas conquistas", declara Sia.

A Orquestra Sinfônica Jovem apresenta o espetáculo “Rocket Man feat. DericoSciotti, feat. Rogério Martins”. O show acontece a partir das 19h na Lagoa dos Pássaros.Todo o repertório é do cantor Elton John, considerado uma das maiores vozes do Rock mundial. Além disso, o concerto conta com a participação de um dos maiores expoentes da música brasileira, o saxofonista DericoSciotti.

O maestro Ricardo Michelino expressa gratidão pelo evento: “Em nome de todos da Corporação Musical 24 de Junho e do Projeto Retreta, eu agradeço ao prefeito Lucas Sia por nos proporcionar o privilégio de participar de um momento tão especial para o nosso município. Com muito carinho e dedicação, preparamos esse tão aclamado concerto. Esperamos todos lá para celebrarmos juntos os 75 Anos de Artur Nogueira".


Inscreva-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades.
No Internet Connection