Foto de capa da notícia

WICKED : O fascínio das bruxas

Por Farid Zaine

farid.cultura@uol.com.br

@farid.cultura

 

Em depoimentos para um documentário sobre “Wicked”, Ariana Grande e Cynthia Erivo deixam transparecer sua felicidade pela aprovação nos testes para o musical. A escolha delas, com certeza, é um dos grandes acertos do filme de Jon M. Chu, que adaptou para o cinema o musical homônimo da Broadway, sucesso onde quer que seja montado. O fascínio pela história do Mágico de Oz é muito antigo, e o longa de 1939 se transformou num clássico do cinema, com a inesquecível performance de Judy Garland como Dorothy e “Over the Rainbow”, cantada por ela, consagrou-se como uma das mais belas canções de um filme em todos os tempos.

“Wicked” , em sua versão para o cinema em 2024, é uma festa para os olhos e ouvidos. A produção é luxuosíssima, os efeitos visuais são magníficos e os figurinos são belíssimos. A história,  que é anterior àquela que conhecemos em “O Mágico de Oz”, mostra como surgiram as famosas bruxas, a má do Oeste e a boa do Norte, como adotado no musical . Cynthia Erivo e Ariana Grande se saem muito bem nas peles de Elphaba e Glinda, respectivamente.

Com muito tato e sensibilidade, o diretor nos apresenta as icônicas Elphaba e Glinda através de uma história sobre amizade, amor, aceitação de diferenças, luta por direitos e muito mais. Cynthia Erivo brilha ao compor sua Elphaba verde, que precisa o tempo todo justificar sua existência e sua cor, ao passo que Ariana Grande , igualmente, dá graça e credibilidade à sua Glinda. O encontro das duas se dá na Universidade de Shiz, quando Elphaba vai acompanhar sua irmã mais nova, paraplégica. Elphaba nem era para ficar na Universidade, mas seus dons especiais , que surgem num momento de raiva dela, são observados pela Reitora de Feitiçaria da Universidade, a instigante Madame Morrible, interpretada pela sempre competente Michelle Yeoh. Elphaba recebe uma proposta de Morrible e permanece na escola, dividindo o quarto com Glinda. A princípio, há um estranhamento entre as duas. Enquanto Elphaba é sempre vista com desconfiança e rejeição, Glinda é a típica garota loura e bela que todos querem por perto.  A aproximação entre as futuras bruxas celebrizadas na história de Oz é motivo para coreografias esfuziantes, cenários suntuosos e efeitos visuais de primeira.

Em tempos de prévias do Oscar, com os palpites surgindo por toda parte, sobre eventuais indicados, “Wicked” surge com grande potencial de levar indicações a Melhor Filme, Melhor Atriz para Cynthia Erivo e Melhor Atriz Coadjuvante para Ariana grande, além das categorias técnicas como figurino, cabelo e maquiagem, design de produção, som, edição e efeitos visuais. Nas categorias técnicas, “Wicked” enfrenta fortes concorrentes como “Gladiador II” e “Duna – Parte 2”.

Em sites especializados Cynthia Erivo, com sua Elphaba, aparece cotada para melhor atriz, e junto com ela aparecem sempre a garota de “Anora”, Mikey Madison, a atriz trans espanhola Karla Sofia Gascón, de “Emilia Perez”, Angelina Jolie, por “Maria” (Maria Callas), Nicole Kidman, por “Baby Girl” e, claro, nossa Fernanda Torres, por “Ainda Estamos Aqui”, contando com a torcida e a esperança de todo o Brasil.

“Wicked”, que tem fãs pelo mundo todo pelas montagens do musical em teatros, começou muito bem sua carreira nos cinemas, arrecadando 165 milhões de dólares em seu primeiro fim de semana em cartaz, tornando-se a maior abertura para uma adaptação de um musical da Broadway, superando “Les Misérables”, de 2012.

“Wicked” é um bom entretenimento, com Cynthia Erivo e Ariana Grande em ótimos momentos de suas carreiras, coadjuvadas por um excelente elenco que inclui Michelle Yeoh, Jonathan Bailey, Ethan Slater, Peter Dinklage e Jeff Goldblum. “Wicked” , com seus 160 minutos de duração, é apenas a Parte I do musical. Como há ainda muito a se contar sobre as vidas de Elphaba e Glinda, resta aguardar a Parte II, com estreia prevista para o segundo semestre de 2025.

WICKED – musical dirigido por Jon M. Chu, com Cynthia Erivo e Ariana Grande – em cartaz nos cinemas.

Cotação: ****ÓTIMO

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login