Foto de capa da notícia

Aprovado projeto que prevê passagens gratuitas às mulheres vítimas de violência

Os vereadores da Câmara de Limeira aprovaram ontem, por unanimidade, o projeto de lei, da Prefeitura, que prevê passagens gratuitas de ônibus para mulheres vítimas de violência, por meio do Programa Auxílio Passagem -  Cartão Move Mulher. O objetivo é viabilizar a continuidade no atendimento dessas mulheres nos serviços que compõem a Rede Elza Tank de Atendimento Integrado às Mulheres em Situação de Violência no Município de Limeira, evitando assim o abandono dos atendimentos recebidos na rede antes da finalização da assistência.

"A violência doméstica é uma grave violação aos direitos fundamentais, causadora de danos físicos, psíquicos e sociais, sendo que as mulheres atingidas por esta situação frequentemente se encontram em vulnerabilidade econômica, de forma que a viabilização do transporte para esta parcela da população é imprescindível para evitar a evasão e garantir o direito ao acolhimento e acompanhamento aos serviços públicos necessários", cita um trecho da justificativa do projeto. Agora o projeto segue para sanção do Executivo.

A vice-prefeita, Érica Tank esteve na Casa durante a sessão para pedir apoio dos vereadores na aprovação da proposta. “Estamos falando de mulheres que além de enfrentar a situação complicada de violência, ainda precisam lidar com a questão financeira. Geralmente essas mulheres ainda não têm determinada a pensão dos filhos, por exemplo. Muitas ainda estão iniciando o processo. Então quero pedir aos vereadores que as ajudem. Quero que elas comecem uma nova vida. Uma vida digna e sem violência”, reforça. 

Programa Auxílio Passagem

De acordo com o projeto assinado pelo prefeito Mario Botion, o fornecimento do benefício vale para passagens de transporte coletivo urbano, intermunicipais e/ou interestadual.

A concessão do cartão será dada a mulheres em situação de violência doméstica e em vulnerabilidade econômica ou social atendidas pelas seguintes unidades:

  • Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas);
  • Casa da Mulher;
  • Casa de Convivência;

Outros equipamentos do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom) poderão conceder o benefício a essas mulheres, desde que tenha autorização da Direção da Proteção Social da Autarquia.

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login