Foto de capa da notícia

Auxiliar técnico limeirense é bicampeão mundial de futsal down

O limeirense Cleber de Oliveira Silva, de 45 anos, é auxiliar técnico da seleção brasileira de futsal down, que conquistou o bicampeonato brasileiro neste ano, quando venceu a  Argentina por 5 a 1, em Lima, no Peru.  O time do técnico Cleiton Monteiro chegou ao bi com cinco vitórias em cinco jogos.

“Sinto-me vitorioso e realizado por fazer parte dessa conquista, uma vez  que o esporte paralimpico não é tão reconhecido no Brasil. Estamos sempre lutando para poder participar das competições”, relata. Cleber é formado em Educação Física e pós graduado em Atividades Físicas para Grupos Especiais.

TRAJETÓRIA

Ele iniciou sua carreira na área em 2004 como estagiário na Associação de Reabilitação Infantil Limeirense (Aril). Em 2005, quando se formou, foi contratado como professor de Educação Física e começou a dar aulas para uma turma de alunos com síndrome de down. Em 2010, Cleber passou a comandar a equipe de Futsal Down da Aril. Mas foi em 2015 que ele entrou para a equipe da Seleção Brasileira de Futsal CBDI de Down como auxiliar técnico. O título de campeão mundial foi conquistado em 2019, em Ribeirão Preto. Além disso, ele já participou de jogos estaduais, nacionais e internacionais como Copa América, Copa Sul-americana e Copa Latino-americana.

FUTSAL DOWN

Da sua equipe da Aril, dois atletas ficaram suplentes na CBDI de Down que disputou o 3° Mundial de Futsal no Peru, são eles: Adriano Pinheiro, mas conhecido como Dri no meio futebolístico em Limeira e o outro atleta é José Augusto Motta. “É gratificante trabalhar com esse público, pois sabemos que com treinamento esses atletas conseguem atingir o seu sucesso”, diz. Ele ressalta ainda que a condição dos atletas não os limita em nada. “Eles podem fazer qualquer treinamento que uma pessoa convencional pode”, explica. Cleber finaliza revelando que as principais dificuldades dessa profissão é a questão do reconhecimento e a falta de falta de patrocínio para esse esporte.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login