Foto de capa da notícia

Dona Emma: exemplo de dedicação e amor ao próximo

 

Emma Maria Galvanin Sara, a dona Emma, tem 85 anos, é limeirense de coração e trabalhou mais de 30 anos no serviço social. Ela sempre esteve à frente da Casa de Apoio Betânia, que trabalha no acolhimento dos familiares de pacientes internados nos hospitais da cidade. Dona Emma sempre se preocupou com o conforto e qualidade desses atendimentos.

TRAJETÓRIA

Dona Emma nasceu em Torrinha, São Paulo, e ainda adolescente foi chamada ao convento, passando ali 13 anos, como freira vicentina.

Já adulta, cursando serviço social em São Paulo, percebeu que seu trabalho de freira, não condizia com seus planos de vida.

E, após alguns anos de dificuldade, se estabeleceu como assistente social do antigo Instituto Nacional de Previdência Social (INPS). “Escolhi a ensolarada cidade de Limeira para implementar vários projetos e auxiliar os mais carentes”, diz.

“Ao me aposentar, com 53 anos, o Senhor [Jesus] me chamou para dar início ao trabalho voluntário de Capelania Evangélica Hospitalar, sob a orientação de cursos com Eleny Vassão, em São Paulo, e o apoio do Rev. Jonas Zulske”, relembra.

No início, o projeto era apenas com pacientes da Santa Casa, mas, segundo ela, a Capelania se espalhou pelos outros hospitais de Limeira e região por meio dos cursos que ministrava. “Tudo isso como incansável serva do Senhor”, acrescenta.

Dona Emma está afastada da Casa de Apoio Betânia desde o início da pandemia, mas nunca deixou de ser preocupar com o projeto.

CASA DE APOIO BETÂNIA

A Casa de Apoio Betânia surgiu em 2006 quando, em meio ao trabalho de capelania nos hospitais, percebeu-se a necessidade de abrigar familiares de pacientes de outras cidades internados, especialmente, na Santa Casa. “Muitas vezes, com o familiar internado em UTIs, seu acompanhante dormia em bancos do hospital”. Segundo testemunhas que acompanharam esse início, Dona Emma e outras voluntárias da Capelania Evangélica acabavam levando senhoras para dormir em suas próprias casas. “Não era de se aceitar que alguém ficasse dias e até meses passando as noites nos bancos do Pronto Socorro”. Desde então, as pessoas vindas de outras cidades, que anteriormente não tinham onde dormir enquanto acompanhavam seus familiares, agora poderiam buscar abrigo ali.

De acordo com dona Emma, nessa época o local ainda era pequeno e hoje já conta com um espaço maior e novo, "onde se acolhem pessoas, se afofa o coração e abençoa alma. Desta forma os acompanhantes dos enfermos têm alimento e abrigo, enquanto enfrentam as lutas no hospital”, revela.

Tudo isso, com a família sempre ao seu lado, seu esposo Pedro Sara, filha, genro e netos, também foram muitos os voluntários, irmãos de várias denominações diferentes. Trabalhando juntos, construíram com dona Emma toda essa história.

AS VIDAS DE EMMA

Na última quarta-feira, 4 de maio, alguns desses voluntários e amigos se reuniram no lançamento de seu livro "As vidas de Emma"

“Nessa obra descrevo alguns detalhes de alegrias, lutas, sofrimentos e bênçãos, na certeza de que Deus sempre esteve no controle”, explica.

Ela ressalta que toda arrecadação da venda do livro é diretamente para Casa de Apoio Betânia. “Adquira no local e aproveite para conhecer as lindas instalações”, finaliza.

 

Casa de Apoio Betânia

Rua Sra. Thereza Saccon Faber, nº 02, Vila Solar - Limeira, SP

(19) 3702-8667

Pix: 07.943.474/0001-16

 

Foto: Emma

Dona Emma sempre dedicou sua vida ao voluntariado

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login