Mães reclamam de transporte para crianças no CEMA

Geral
Ferramentas
TIPOGRAFIA

Mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidas no Centro de Especialização Municipal do Autista (Cema) pediram apoio da Comissão de Saúde para ampliação do transporte até o Cema, feito por van, oferecido pela Prefeitura e melhores condições de acolhimento das mães nos espaços de espera da entidade.

José Milton falou sobre a fila de espera do Cema, hoje, conforme informou, são 500 crianças aguardando vaga para atendimento. A Gazeta deu destaque em primeira mão na semana passada. Ele também expôs preocupação sobre a falta de uma sala sensorial na instituição para receber as crianças e destacou que esse recurso é o mínimo necessário para o serviço prestado aos autistas.

Um dos principais pedidos apresentados pelas mães foi a ampliação do transporte realizado pela Prefeitura por meio de van, que leva mães e filhos de casa até o Cema, para serem atendidos. Segundo elas, o veículo chega com poucos passageiros no Centro de Especialização.

Outra solicitação foi a melhora do acolhimento às mães que aguardam os filhos que passam por atendimento no Cema. Elas relataram aos vereadores que não há cadeiras para adultos e que, enquanto esperam, ficam sentadas em cadeiras infantis ou de pé. Elas também disseram que há poucos brinquedos disponíveis para as crianças que aguardam a vez nas terapias.

Com o objetivo de auxiliar as mães, a Comissão de Saúde deliberou o encaminhamento de ofício à Secretaria de Saúde questionando se existe o fornecimento de transporte gratuito pelo Cema e como funciona, quantos alunos utilizam o transporte, se há fila de espera e se o transporte Porta a Porta realizado pela SOU Limeira abrange o atendimento de pessoas com TEA, mesmo sem dificuldades de locomoção.

Além disso, os parlamentares perguntaram como está o processo de implantação do Cema em imóvel no Centro de Limeira e como é feito o atendimento com a assistência social.Participaram da reunião os vereadores Dr. Júlio, Jorge de Freitas e José Farid Zaine.

 

No Internet Connection