Cordeirópolis enfatiza intersetoriedade no atendimento a autistas

Cordeirópolis
Ferramentas
TIPOGRAFIA

Cordeirópolis cria segundo Centro de Referência para autistas

Cordeirópolis apresentou dados sobre a atuação no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em 2017, a Secretaria Municipal de Educação registrava três casos. Em 2024, esse número subiu para 150, o que demonstra maior atenção ao tema e ampliação do diagnóstico.“Temos muito ainda a avançar nessa questão, mas devemos reconhecer que avançamos muito e somos uma das cidades referência na atuação da saúde e da educação em relação ao cuidado com os autistas”, relata o prefeito AdinanOrtolan.

Para atender a essa crescente demanda, a Prefeitura informou que investiu em uma rede de apoio abrangente. Na educação, sete professores especialistas em Transtorno do Espectro Autista (TEA) e 73 profissionais de apoio escolar atuam diretamente com os alunos nas escolas municipais. A intersetoriedade é fundamental para o sucesso da jornada escolar dos alunos com TEA. “Importante ressaltar o suporte que o Centro de Referência do Autista da APAE dá a grande parte destes alunos que frequentam terapias no contraturno escolar”, destacou a Prefeitura.

A Secretaria Municipal de Saúde também está ampliando o atendimento. Um segundo Centro de Referência, focado em atendimento terapêutico, já está em funcionamento. A vice-prefeita Fátima Celin destaca a importância da iniciativa: "Hoje, dezenas de famílias de autistas até procuram nossa cidade para ter esse atendimento de qualidade, que muitas vezes só é encontrado em convênios médicos ou custeado pelas famílias".

O professor WédenCanosa de Freitas destaca a importância da conscientização sobre o autismo. "Cordeirópolis conscientizou sua população de que o autista não vive em seu próprio mundo, mas no nosso, enxergando e sentindo-o de formas diferentes", afirma.


Inscreva-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades.
No Internet Connection