Processo é feito pelo cartão de crédito, que precisa ter um limite superior a quatro vezes o valor do aluguel mais os encargos

A Roque Imóveis está com uma nova campanha para facilitar o processo para quem quer alugar. O tema é "Alugue um imóvel sem fiador". A ação ocorre por meio de uma parceria com a CredPago e traz uma nova forma de locar um imóvel. A líder setor de locação da Roque, Bárbara Bertoni, explica que tudo é feito pelo cartão de crédito, que precisa ter um limite superior a quatro vezes o valor do aluguel mais os encargos. "É necessário apresentar apenas os dados pessoais, o cartão e a última fatura do cartão. A análise é feita em 15 minutos. Tudo rápido e sem burocracia", observa. 

Bárbara ressalta que a CredPago é nova no mercado e vem fazendo parcerias por todo o Brasil. Por meio desta parceria, o processo de locação se torna mais ágil, o que facilita muito para os locatários.

A Roque Imóveis preza pelo bom atendimento e oferece aos clientes novidades do mercado imobiliário. A empresa foi fundada em 1984 e nasceu como resultado do sucesso de vendas de Odécio Grassiani Roque. Com o passar dos anos, a empresa expandiu cada vez mais suas áreas de atuação.

Hoje, é considerada líder do segmentos em que atua. Em vendas e lançamentos, conta com uma equipe experiente de mais de 40 corretores e comercializa os principais projetos de Limeira. A área de locação é muito bem estruturada e tem em torno de 4 mil imóveis administrados.

Novas mudanças foram publicadas nesta semana; beneficiários devem se atentar à carência

Instrução Normativa também tem mudanças para pensão por morte e auxílio-reclusão

A partir de agora, para ter acesso aos benefícios do INSS, será necessário cumprir períodos de carência em sua totalidade. É o que prevê a Instrução Normativa 101 que regulamenta a Medida Provisória 871. Segundo o governo federal, essa MP tem o objetivo de combater fraudes.

A MP mudou as regras de carência para quem perde a qualidade de segurado. Agroa, o trabalhador que para de contribuir com o INSS por um determinado período de tempo deixa de estar coberto pelo seguro social e, consequentemente, deixa de ter acesso aos benefícios.

Antes dela, ao retomar os pagamentos, bastava que o segurado cumprisse um terço do período de carência para que pudesse voltar a ser considerado segurado. Agora é preciso recolher por mais tempo.

A mudança vale para auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, que exige pelo menos 12 contribuições mensais, salário-maternidade, com mínimo de 10 contribuições e auxílio-reclusão. Nesse caso, será necessário recolher por pelo menos 24 meses.  No caso do contribuinte individual, chamado de “autônomo”, por exemplo, a carência é de dez contribuições mensais.

PENSÃO POR MORTE

Quando o segurado falece, como regra geral, os dependentes têm até 90 dias para pedir o benefício e ter o direito de receber os valores desde o dia que o parente morreu. Se o pedido for feito depois desse período, o pagamento é feito a partir da Data de Entrada do Requerimento (DER). A nova instrução regulamenta uma exceção: o menor de 16 anos tem 180 dias para pedir o benefício e ainda ter direito a receber o pagamento desde o dia do falecimento do segurado.

Outra mudança é a vinculação do pagamento da pensão por morte a possível pensão alimentícia. Se o falecido estiver pagando pensão alimentícia com prazo fixado. O dependente vai receber a pensão por morte somente enquanto durar a alimentícia. "Neste caso, se um cônjuge atende aos critérios legais para receber pensão por morte durante dez anos, mas a pensão alimentícia tinha previsão de terminar após cinco anos, a pensão por morte vai ser paga conforme o período da alimentícia, a menos que haja outra causa para a cessação do benefício antes disso", citou o INSS

DEPENDENTES

Outra mudança quanto a este benefício é para quando alguém busca provar que tem direito a ser dependente.  Nesse proceso, a cota da pessoa ficará retida e, se depois for provado que tem mesmo direito, receberá o retroativo. Caso contrário, será dividido entre os dependentes oficiais. "Importante destacar que as alterações quanto ao direito de recebimento da pensão por morte valem também para o recebimento de outro benefício: o auxílio-reclusão".

AUXÍLIO-RECLUSÃO

Com a nova edição, o auxílio-reclusão passou a ter carência de 24 meses para que os dependentes do segurado que for preso recebam o benefício. Antes, bastava ter feito uma contribuição. "O benefício só é devido a dependentes [família] do segurados baixa-renda. Também só será concedido a presos do regime fechado, não mais do semiaberto", cita o INSS.

A forma de comprovar que está preso também mudou. A MP prevê a realização de convênios para agilizar. Tratam-se de ajustes firmados com órgãos públicos responsáveis pelo cadastro de presos. Além disso, prevê também a integração da base de dados, cujas tratativas já estão atualmente em andamento pelo INSS.

Outra novidade é a forma de comprovação da renda mensal para comprovar ser mesmo segurado baixa-renda. "Antes era verificado se o último salário era inferior ao valor fixado todo ano por meio de portaria interministerial. Agora, será a média dos salários de contribuição apurados nos últimos doze meses antes da prisão – que também devem ser abaixo do valor fixado anualmente".

MATERNIDADE E BPC

O prazo para pedir o salário maternidade passa a ser de até 180 dias, ou seja, seis meses, a contar do fato gerador do benefício. O tempo de contribuição no Regime Geral de Previdência Social (RGPS) que tenha sido prestado pelo servidor público ao próprio ente instituidor deve ser certificado pelo INSS para benefício concedidos pelo Regimente Próprio (RPPS).

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) assistencial não foi totalmente regulamentado, pois depende de ato próprio para isso. Esse é um dos itens que está em discussão no texto sobre a Reforma da Previdência. As novas regras tratam também da comprovação da atividade rural do segurado. A forma de comprovação passa a ser uma autodeclaração do trabalhador rural, ratificada pelas entidades do setor ligadas ao Ministério da Agricultura e INSS.

A MP também propôs a criação de um sistema de cadastro dos segurados especiais. Esse sistema, por sua vez, alimentará o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que passará a ser a única forma de comprovar o tempo de trabalho rural sem contribuição a partir de 2020. Os responsáveis serão os Ministérios da Economia e da Agricultura, em parceria com órgãos federais, estaduais e municipais.

Cenoura e cebola entre os itens que registram aumento devido ao clima

Cenoura e cebola encabeçam alta devido ao clima que também afeta a qualidade

Com a temperatura mais amena, chega o momento do preparo de sopas e caldos. Alguns ingredientes essenciais para as receitas, como a cenoura, cebola e batata estão mais caras e surpreendeu quem foi aos supermercados, feiras e lojas especializadas. Além disso, devido ao clima é mais difícil encontrar itens com boa qualidade.

A cenoura, que normalmente é um dos legumes mais baratos, pode ser encontrada até R$ 3,99 o quilo em alguns locais. O mais difícil é, no entanto, encontrar itens com boa qualidade. De acordo a equipe da Hortifruti do Cepea, formada por pesquisadores da Esalq/USP, a qualidade das cenouras é um problema recorrente nas lavouras mineiras nesta época do ano, devido ao clima quente e chuvoso.

Na última semana de maio, problemas com o item permaneceram prejudicando a produção, e produtores ainda relataram que parte das compras foi devolvida devido às más condições das raízes. "O desafio é encontrarmos bons produtos e o preço está mais alto. Mas estamos conseguindo", comenta a comerciante Rosangela Bredis. No Recanto da Verdura, o produto custa R$ 3,90 o quilo.

A cebola também encabeça os aumentos. O item pode ser encontrado até por R$ 6. "Estamos fazendo por R$ 4,90, mas está mais caro. Colocamos uma margem de lucro menor para que possamos vender. Se for colocar integral, muitos não comprarão", cita Rosangela.

Segundo pesquisas do Cepea, os preços da cebola do Sul aumentaram frente aos da semana passada devido à oferta nacional reduzida. Em Ituporanga e Lebon Régis (SC), o volume ofertado é bastante baixo, com previsão de finalização de safra até o final do mês. "A cebola crioula de melhor qualidade está sendo comercializada agora, no final da safra, devido à maior capacidade de armazenamento destas", diz a equipe.

Outros itens também assustam. A batata, por exemplo custa, foi encontrada por R$ 8 em alguns supermercados e o tomate por volta de R$ 11.

MAIS DIFÍCIL AINDA

Integrante da Feira Produtor do Jardim Santo André, Maria Vânia Pereira da Silva, comenta que as chuvas foram mais intensas que o esperado. A seca este ano também foi intensa. "As pessoas preferem nesse período de outono/inverno a cenoura, brócolis e couve-flor com foco nos caldos e refogados. O clima atrapalha bastante a produção dessas leguminosas, especialmente cenoura e beterraba".

Segundo ela, com a estação mais fria, pode ser ainda mais difícil a produção desses itens. "Percebemos uma redução no movimento porque muitos não encontram essa diversidade na feira". São produtos orgânicos e livres de agrotóxicos e os pequenos produtores têm mais dificuldades e estão penando por conta do clima.

Prazo para declaração encerra dia 30; atrasados podem pagar multa

O período de declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física segue até 30 de abril. Quase no fim do período, pouco mais de um terço dos contribuintes declararam em Limeira.

Até a última terça-feira, a Receita recebeu 22.906 declarações das 62.780 esperadas para este ano no município. Em Cordeirópolis, são esperadas 5.104, mas foram efetuadas 2.226, enquanto em Iracemápolis foram 2.190, ante 4.935. Em Engenheiro Coelho, foram entregues 830 das 2.252 declarações esperadas.

Deve declarar a pessoa física residente no Brasil que, no ano-calendário de 2018, tenha recebido rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma foi superior a R$ 28.559,70 ou tenha recebido rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil.

Entre as mudanças deste ano, está a exigência do CPF dos dependentes, seja qual for a idade, em medida anunciada no ano passado.

Neste ano, ainda será opcional a inclusão de dados de veículos e imóveis, também implantada em 2018. O sistema deve recuperar as informações de quem inseriu. A orientação é que os dados sejam incluídos, pois devem ser obrigatórios em breve.

Outra dica é para, antes da entrega, o contribuinte se atentar à página 2 do recibo, onde devem estar listadas eventuais pendências de outros anos, se houver.

Quem demora para enviar a declaração, vai para o fim da fila da restituição. Os primeiros a declarar serão os primeiros a receber, após os contribuintes em situações previstas em lei, como idosos e doentes crônicos, exceto se fizer alguma retificação, valendo a data da correção.

MULTAS

Quem deixar de declarar no prazo fica sujeito a multa. Se o contribuinte estiver devendo imposto, a multa é de 1% ao mês sobre o valor devido, com mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido. Para quem não tiver imposto devido, a multa será de R$ 165,74.

Assinatura do decreto ocorreu na segunda-feira no gabinete da Prefeitura

Prédio público foi cedido pela Prefeitura para atender o público, divulgar informações turtísticas, entre outras ações

Imóvel localizado na Avenida Marechal Artur Costa e Silva, que já serviu como uma base da Polícia Militar, pertence à Prefeitura de Limeira e hoje está desocupado. Um decreto, publicado ontem no Jornal Oficial, concedeu a permissão para que a Associação Limeirense de Joias (ALJ) e o Sindicato da Indústria de Joalheria, Bijuteria e Lapidação de Gemas do Estado de São Paulo (Sindijoias) utilizem o local, que será sede da ALJ. 

Com a permissão, a ALJ e o Sindijoias poderão realizar ações de atendimento ao público, comerciantes e trabalhadores da região. Além disso, o local também será um centro de informações turísticas e promocionais do setor de joias folheadas e bijuterias.

O prefeito Mario Botion assinou o decreto na segunda-feira, na presença do secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Tito Almirall; do presidente da diretoria da ALJ, Fulvio Estevam Malaman Drago; e do secretário Antonio Carlos Paroli Filho. 

Os representantes do setor apresentaram uma maquete da nova sede, que será instalada em uma área que possui 601,29 metros quadrados. "É um marco. Há muito tempo esperávamos por este momento e agora vamos ter a sede no início da Costa e Silva, que é a nossa vitrine, onde atenderemos o turista de negócios, clientes, profissionais do setor. Será uma base com âncoras [ALJ e Sindijoias], que representam o setor”, afirmou Drago. 

De acordo com Drago, o processo estava parado havia anos e somente agora os empresários conseguiram a permissão. "O prefeito e o secretário Tito destravaram este processo e, por isso, somos muito gratos", comenta. 

A permissão de uso é por prazo indeterminado, a título gratuito, sem qualquer indenização, podendo ser revogada ou modificada a qualquer tempo, de forma unilateral.

Botion explicou que esta é mais uma ação prevista no Programa Permanente de Desenvolvimento. "Está em nosso plano de governo facilitar as atividades produtivas do município. Não medimos esforços para dar prosseguimento na documentação necessária”, declarou Botion. “É nossa obrigação, enquanto Poder Executivo, facilitar, fomentar e promover a ampliação da geração de emprego e renda, além de proporcionar a prosperidade de nossos cidadãos, esse é nosso desafio enquanto gestor público”, completou.

Lei foi sancionada ontem e torna automática inclusão de bons pagadores em lista

Lei foi sancionada ontem pelo presidente; medida pode reduzir os juros e facilitar a concessão de crédito

Foi sancionada ontem, pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), a lei que desburocratiza as regras do Cadastro Positivo. Com o novo formato, todos os consumidores que possuem CPF ativo e empresas inscritas no CNPJ passam a fazer parte automaticamente do cadastro.

O texto sancionado foi aprovado pelo Senado no último mês. Ele tem origem no Senado. O cadastro positivo existe desde 2011 e é um banco de dados com informações sobre o histórico de crédito dos consumidores, tanto pessoas físicas como jurídicas, com pontuações para quem mantém as contas em dia. Quem atrasa ou não paga as contas tem a pontuação reduzida.

Na lei anterior, a inclusão do nome dos "bons pagadores" no cadastro só podia acontecer com autorização expressa e assinada do cadastrado. Na nova formatação, as instituições financeiras podem incluir, automaticamente, informações no sistema sem autorização específica dos clientes. A medida tem a intenção de reduzir os juros e facilitar a concessão de crédito.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Limeira (Acil), José Mario Bozza Gazzetta, diz que a medida é positiva, especialmente aos bons pagadores. "Com o cadastro, poderão negociar juros menores e melhores condições". Para ele, o comércio também irá se beneficiar, no entanto, o setor continuará a fazer análises. "O comércio seguirá fazendo consultas porque há situações que devem ser analisadas. Por exemplo, a maioria dos que devem são pessoas idôneas que passaram por problemas e por isso não pagaram. Além disso, há as pessoas que compram sempre à vista e podem não estar nesse cadastro", citou ele.

Conforme a lei, o consumidor poderá pedir para retirar o nome do banco de dados, de acordo com o projeto. Além disso, o texto prevê que os bancos de dados são responsáveis por eventuais danos materiais e morais que causarem ao cadastrado e podem sofrer sanções segundo o Código de Defesa do Consumidor.

COMUNICAÇÃO

A instituição deverá comunicar ao cadastrado a inclusão no banco de dados em até 30 dias depois da abertura do cadastro, sem custo ao cadastrado. Este tem o direito de acessar gratuitamente, independentemente de justificativa, as informações sobre ele existentes no banco de dados, inclusive seu histórico e sua nota ou pontuação de crédito.

A lei exige ainda que o Banco Central encaminhe ao Congresso Nacional, no prazo de até 24 meses, relatório sobre os resultados alcançados com as alterações no Cadastro Positivo, com ênfase na ocorrência de redução ou aumento dos juros bancários.

Bancos e Procon selaram acordo com objetivo de melhores serviços ao consumidor

Em Limeira, problemas com as agências estão entre os principais relatados no órgão de defesa

Por um atendimento melhor ao consumidor e informações mais claras nas agências bancárias, a Fundação Procon-SP, vinculada a Secretaria da Justiça e Cidadania, e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) assinaram um acordo de cooperação na última quinta-feira. Nove bancos também assinaram o documento.

O objetivo, diz o Procon-SP, é garantir a harmonia nas relações de consumo. As instituições bancárias se comprometeram com algumas metas: fornecer informações de forma clara, inequívoca e precisa para que a opção de contratação do consumidor seja consciente; nos serviços de telemarketing, observar as listas de "do not call" e não contatar o consumidor de forma ostensiva e incômoda; e não veicular publicidade que possa levar o consumidor a erro.

A iniciativa é positiva, conforme avalia o coordenador do Procon Limeira, Fabrício Gimenez. Segundo ele, os problemas com os bancos estão entre as principais reclamações. "Após serviços de telefonia, estão os bancos. As principais queixas são cobranças de taxas não autorizadas e indevidas e descontos de benefício previdenciário", comenta.

Com o acordo, os bancos se comprometeram a reforçar o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) e demais canais disponibilizados; e a responder prontamente e de forma satisfatória as demandas do consumidor enviadas por meio da Fundação Procon-SP.

DISCUSSÃO

As instituições dizem que irão manter a parceria para discussão de novas etapas de trabalho, como a plataforma para mediação de conflitos e a Escola Paulista de Defesa do Consumidor.

Além dos diretores e assessores da fundação, estiveram presentes na reunião, responsáveis pela entidade representativa do setor, Febraban e executivos das instituições Banco do Brasil, Bradesco, BV Financeira, Caixa Econômica Federal, Cetelem, Itaú/Unibanco, Pan-americano, Santander e Votorantim.

São diversas opções para crianças e também para adultos; infantis lideram procura

Indústria investiu em novidades em personagens; supermercados buscam atender com diversos preços

A cada ano, os ovos de Páscoa chegam às prateleiras dos supermercados com mais novidades para o público infantil. São carrinhos, bonecas, canecas e caixas. Todos coloridos e com os personagens preferidos das crianças. Os ovos para esse público lideram a procura para a Páscoa nos supermercados.

Gerente do Covabra, Vicente Emiliano Neto explica que são muitas as opções em brinquedos. "Existem os tradicionais, mas a cada ano a indústria está atenta aos personagens preferidos. Os ovos infantis são os mais procurados", comenta.

Os preços variam, mas fica em torno de R$ 50 presentear uma criança com o produto. A Lacta, por exemplo, investiu em temas como os Vingadores e os sempre pedidos Barbie e Hot Wheels. A média de preço é R$ 42,90 num ovo de 157 gramas.

A Arcor traz os personagens Pantera Negra, Moana e Patrulha Canina, em alta com o público infantil. A média de preço é R$ 44,90. Os ovos da Nestlé saem pela média de R$ 51,90. A empresa apostou no filme "Como treinar o seu Dragão 3" e nas bonecas LOL. Também pesam 150 gramas.

Também lideram as buscar os tradicionais Tortuguitas e Kinder Ovo. Esse último custa, em média, R$ 53 com 150 gramas. Todos acompanham um brinquedo. "Nossa dica é que as pessoas não deixem para escolher na última hora já que a indústria não aumentou a produção. Como os personagens são específicos, no último momento, pode faltar algum item", citou ele.

Ele explica que o supermercado espera vender 10% em ovos de Páscoa em relação ao ano passado. "A indústria não está com otimismo e não ampliou a produção. No entanto, os produtos de Páscoa são uma tradição no Covabra e garantimos as opções e novidades aos clientes".

PREÇO E OPÇÕES

Para os adultos, também há muita variedade. No entanto, muitos buscam meios de gastar menos. Ele explica que quem não pode gastar muito pode contar com a marca Laciella. "São ovos com um valor menor, porém com chocolate de qualidade. Um ovo de chocolate ao leite de 300 gramas sai por R$ 22,90. É um bom presente", citou.

A empresa também se preparou para aqueles que querem presentear com barras de chocolates, tablets ou caixas de bombom. "A indústria investiu mais nesses produtos para o público adulto e há muitas opções", explica ele.

A variação de valores em relação a 2018 é de 5% a 7%. Os ovos de Páscoa, conta, podem ser parcelados em até seis vezes. A alternativa é facilitar diante dos preços. O mesmo vale para os demais produtos de Páscoa, como o bacalhau e vinhos.

Botion esteve na sede da Caixa, em Brasília, tratar sobre financiamento de viaduto

O prefeito Mario Botion foi recebido ontem na matriz da Caixa Econômica Federal, em Brasília, por Ricardo Vieira, da diretoria de governo, que acompanha o andamento de um financiamento a ser feito pela Prefeitura de Limeira. 

A meta é buscar recursos para a construção do viaduto da Barroca Funda. No encontro, Botion recebeu a informação de que o pedido de financiamento está sob análise do Comitê Gestor Central e, em breve, estará pronto para ser assinado.

A Prefeitura quer R$ 65 milhões por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). O dinheiro será usado na construção do viaduto, ligação da Dr. Avenida Lauro Corrêa da Silva, considerada a via mais movimentada da cidade. O financiamento será pago em 120 meses, com prazo de carência de dois anos. 

O projeto de lei que autoriza a Prefeitura a contrair a linha de crédito já foi aprovado pela Câmara em fevereiro. “O município tem condições financeiras e fiscais para fazer o financiamento”, diz Botion.

A construção do viaduto é aguardada por quem utiliza as vias de acesso à avenida, principalmente nos horários de pico. “Com o viaduto, os pedestres e motoristas terão melhores condições de mobilidade. Vai aliviar e muito a região da Barroca Funda”, cita o prefeito.

Evento reúne vantagens neste final de semana para que o consumidor feche negócio

O Shopping Nações Limeira recebe, a partir de hoje, o Feirão Carro Fácil. Até domingo, o público terá mais de 400 veículos novos e usados à disposição. O evento reúne vantagens para que o consumidor feche negócio, como financiamento em até 60 vezes e taxas diferenciadas.

Os 25 estacionamentos participantes farão aprovação de crédito na hora e com condições que não oferecem no dia a dia em suas lojas. Os veículos serão vendidos com garantia e o comprador poderá dar o carro usado como entrada ou até fazer a troca com troco.

O Feirão Carro Fácil tem o apoio do Bradesco Financiamentos e estará aberto das 8h às 19h, na área de eventos do Shopping Nações. A entrada e o estacionamento são gratuitos. O shopping fica na rodovia Deputado Laércio Corte (Limeira-Piracicaba), 4.500.

Servidores fazem nova proposta e voltam a se reunir hoje com Prefeitura

Greve segue e nova Mesa de Negociação ocorre hoje; trabalhadores rejeitaram 4% em parcelas

A greve continua. Servidores municipais voltaram a se reunir ontem em frente do Paço Municipal. Em assembleia, rejeitaram oferta da Prefeitura de Limeira e fizeram uma contraproposta. Os trabalhadores pedem 5% que poderá ser dividido em duas parcelas, a primeira em maio e a outra em setembro.

O ato que ocorreu ontem foi unificado entre Sindsel e Apeoesp. De acordo com o Sindsel, em média 800 servidores participaram da manifestação ontem. Uma nova mesa de negociação ocorre hoje pela manhã.

"A Prefeitura apresentou nova proposta de reajuste geral de 4% em duas parcelas [maio e setembro] e reajuste de 6% no vale-alimentação em duas parcelas. Porém, em assembleia, os servidores rejeitaram a proposta e aprovaram reivindicação de 5% de reajuste geral em duas parcelas, 6% de reajuste no vale-alimentação de uma só vez e reposição dos dias parados", informou a entidade.

Pela manhã, o sindicato encaminhou ofício para a Prefeitura solicitando abertura de Mesa Extraordinária, a qual foi instalada e que desenrolou essas negociações. No segundo dia, a Educação é a pasta mais afetada.

“Não vamos também deixar de negociar a reposição das faltas nos dias de greve. Não é justo que o servidor que não lutou pelo reajuste receba o mesmo valor que o trabalhador que esteve na luta, e ao mesmo tempo os que aderiram as mobilizações não tenham a possibilidade de repor os dias”, diz a diretora Eunice Lopes.

A Apeoesp informou que a proposta da Prefeitura foi rejeitada em assembleia e nova proposta foi apresentada, sendo 2,5% em março e 2,5% em setembro, e 6% no vale-alimentação. "Desta maneira, garantimos que nova negociação aconteça amanhã [hoje] às 10h, onde espera-se que o governo acate a proposta apresentada ou abra nova negociação", informou o sindicato.

A entidade, considerando as decisões a serem tomadas neste momento, chamou uma assembleia para as 18h de ontem em sua sede. O resultado será encaminhado à mesa que ocorre na manhã de hoje. "Após a mesa, ocorrerá uma nova assembleia no local", cita o secretário para assuntos municipais, Edivaldo Costa.

PREFEITURA

A Prefeitura confirmou que propôs reajuste de 4% para salários e 6% para o vale-alimentação, que passaria de R$ 330 para R$ 350, ambos os casos divididos em duas vezes, a primeira parcela retroativa a março e a segunda em setembro. "A contraproposta foi de 5% nos salários em duas vezes [março e setembro] ou 3,89% em uma única parcela. No vale-alimentação o valor de R$ 350, mas em uma única parcela retroativa a março".

O balanço da Prefeitura apontou para 742 servidores ausentes, sendo a Educação a maior afetada com duas escolas que ficaram fechadas.

Servidores estiveram na sessão de ontem da Câmara e, em seguida, decretaram greve em assembleia

Prefeitura informou que proposta de 3,89%, parcelados, é definitiva; funcionários rejeitam

Começa hoje paralisação do serviço público municipal de Limeira. O funcionalismo não aceitou proposta apresentada pelo governo Mario Botion (PSD) e, durante assembleia, foi definido que a categoria vai parar as atividades por tempo indeterminado. 

A concentração dos servidores será a partir das 8h, no Edifício Prada, e a decisão por parar o trabalho foi deliberada pelo Sindsel, que representa os funcionários da Prefeitura, e a Apeoesp, que agrega a categoria dos professores. 

Segundo as duas entidades, a população usuária de postos de saúde e pais que têm filhos em escolas municipais foram avisados da paralisação. O número de adesões, porém, só será sabido hoje. “Nosso movimento de luta está bem organizado. O prefeito não pode tratar a categoria com tanta falta de respeito. A proposta que nos fizeram este ano é a pior da história”, disse Eunice Lopes, presidente do Sindsel, que usou a Tribuna Livre da Câmara Municipal ontem à noite. Servidores também lotaram o plenário.

Quem também usou a tribuna foi Erika Monteiro, da Apeoesp. Ela fez críticas ao governo. “Estamos pedindo apenas a valorização dos trabalhadores. Esta é a pior gestão para o funcionalismo municipal”, declarou a professora.

ÍNDICES

A Prefeitura começou propondo 1,94% e passou, dias depois, a 3,89% parcelado em duas vezes - a segunda parte deste índice será pago em setembro. A categoria iniciou a campanha salarial reivindicando 12%, total que foi baixado para 6%. Já no vale-alimentação, a alta pedida é de 12%. “Fizemos estudos, temos planilhas que comprovam que a Prefeitura tem fôlego financeiro para atender o servidor”, disse Eunice.

Em nota ontem, o governo informou que o aumento oferecido é definitivo. “Para chegar a 3,89%, o município chegou ao limite do que pode ser oferecido neste momento. A Prefeitura de Limeira reitera que vem passando por sérias dificuldades financeiras, provocadas pela frustração financeirana na ordem de R$ 80 milhões. Apesar de a economia estar com retração nos últimos anos, a Prefeitura de Limeira vem conseguindo, desde o início da atual administração, manter em dia a folha de pagamento dos servidores, inclusive o 13º”, citou a Secretaria de Comunicação Social.

Também foi citado que “os gastos com o funcionalismo municipal [folha de pagamento, plano de saúde, vale-refeição e contribuição [com o IPML] atingiram 52%, percentual, que ficou acima do limite prudencial de 51,3% e bem próximo do teto previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 54%”.

Segundo informou o secretário de Assuntos Jurídicos, Daniel de Campos, hoje será avaliado o tamanho da paralisação e os prejuízos à população. Segundo ele, o governo pode ir à Justiça para manter o máximo de atendimento ao público, principalmente nos serviços essenciais.

Assessores de vereadores
querem gratificação no salário

Na semana passada, a direção do Sindsel realizou assembleia com os servidores públicos da Câmara Municipal e foi rejeitada a proposta apresentada pela Mesa Diretora do Legislativo, que envolve 4% no dissídio, 4% no vale-alimentação e 4% no vale refeição. 

A presidência da Câmara havia iniciado as negociações com proposta de reajuste geral com o índice da inflação (3,89%), que avançou para 4%. A categoria pede, no entanto, 8% no dissídio e 12% nos vales- refeição e alimentação.

Além disso, assessores de vereadores, que são comissionados, reivindicam um aditivo: uma gratificação de R$ 500 para chefes de gabinetes (que hoje ganham R$ 5.293,10) e de R$ 400 para assessores parlamentares (cujo salário é de R$ 4.454,40) e assessores legislativos (salário de R$ 4.236,50). Além destes salários, os assessores também recebem os vales-refeição e alimentação, que, juntos, somam cerca de R$ 1.020. (NC)

No dia 4, a partir das 18h, a Queiroz Galvão faz evento com negociações para o Terrazzo

Volta da confiança do consumidor oferece excelentes oportunidades para quem deseja comprar imóvel

"O clima é mais favorável, a confiança do investidor foi retomada. Hoje, o estoque de imóveis é daqueles empreendimentos que foram lançados  há cinco anos, que retoma agora com novas oportunidades de negócio a preços extremamente atrativos", salienta o diretor regional da Queiroz Galvão, Carlos Coimbra.

Para quem está procurando uma excelente oportunidade de comprar seu próprio imóvel ou mesmo para investimento, este é o melhor momento. Especialistas recomendam que, para não haver “dor de cabeça” na aquisição do seu imóvel, os compradores deverão estar atentos a documentação do mesmo.

Coimbra ressalta que a Queiroz Galvão Desenvolvimento Imobiliário é parte de um grande grupo econômico, com destaque nacional e internacional e sucesso de vendas na cidade de Limeira. O residencial Terrazzo Limeira está pronto para morar, tem toda documentação liberada e localização estratégica. Além disso, é um produto padrão familiar", diz. O empreendimento está com as últimas unidades disponíveis para venda e quer oferecer um excelente oportunidade para quem deseja comprar seu imóvel.

No próximo dia 4 de abril, a partir das 18h, a Queiroz Galvão realizará um evento com negociações imperdíveis para o Residencial Terrazzo Limeira, que fica na rua Cândido Souza de Oliveira, 2.325, Vila Santa Rosália.

O evento será no próprio empreendimento e contará com a presença de toda diretoria comercial. "Os preços são oportunidades que dificilmente serão encontrados em novos empreendimentos, visto o custo atual de um novo lançamento", observa Coimbra. Os interessados poderão usar o FGTS para comprar o imóvel, que terá entrada facilitada de 15% e ainda será aceito somente neste dia, o veículo como parte de pagamento.

OPÇÕES

O Residencial Terrazzo Limeira tem duas opções de apartamentos: 88 m² com três quartos (1 suíte com closet) ou dois quartos (1 suíte com closet) opção com living ampliado, terraço gourmet com churrasqueira e duas vagas cobertas. Outra opção é a planta com 67 m² com dois quartos (1 suíte com closet), terraço grill e uma vaga.

O condomínio também conta com área de lazer completa, com piscina, quadra, salão de jogos, playground, churrasqueira, entre outras opções. Mais informações no site http://qgdi.com.br/terrazzo.

Encontro ocorreu ontem no Sicomércio e tema será tratado em assembleia

Após reunião com grupo, Sicomércio levará pedidos à assembleia com categoria patronal

Uma reunião na sede do Sindicato Patronal do Comércio Varejista (Sicomércio) reuniu cerca de 50 empresários para discutir sobre o horário de trabalho do comércio local. Também participaram representantes da Acil e o vereador Wagner Barbosa (PSB), autor da lei que autorizou ampliação do horário para o setor.

O presidente do Sicomércio, Eduardo Hervatin, informou que o grupo de empresários pediu para que a lei que regulamenta a liberalização do funcionamento do comércio seja colocada em prática. Ele diz que, mediante essa solicitação, será marcada uma assembleia geral para decisões sobre o tema.

"Não são todos os empresários que irão usar todos os horários autorizados por lei para trabalhar, mas eles querem ter o direito de escolher o horário de funcionamento". A liberdade, diz Hervatin, manterá o respeito às leis trabalhistas, que estabelecem 44 horas semanais, ou seja, oito horas diárias. "Eles buscam que a cidade tenha liberdade para aqueles segmentos que têm o interesse em ampliar o horário, como a Avenida da Joia [Av. Costa e Silva], por exemplo, e outras empresas que querem trabalhar ao sábados e domingos, conforme a lei prevê que é permitido".

No acordo coletivo atual, que tem vigência até 30 de abril, é definido o trabalho com base no horário comercial, das 9h às 18h durante a semana e, aos sábados, das 9h às 14h. Duas vezes ao mês, o atendimento de sábado vai até as 18h. E é essa regra que os empresários não querem. O acordo é assinado com o sindicato que representa os trabalhadores.

SETORES

Wagner Barbosa comentou que o encontro foi positivo. "O presidente do Sicomércio entendeu o pedido dos empresários e se comprometeu a levar a questão para uma nova assembleia. Com mais liberdade, acreditamos que haverá mais empregos e renda em Limeira. Há lojas que comentam sobre a dificuldade em não poder atender até mais tarde e isso leva consumidores a outras cidades".

O autor da lei diz que a adesão ao horário ampliado é facultativo. "O comércio central, por exemplo, poderá manter como está, porque essa ampliação não é interessante a todos. No entanto, há setores específicos que precisam atender até mais tarde ou mesmo aos domingos e essa liberdade será positiva". O vereador destaca ainda que caberá a cada empresa organizar a escala de trabalho, já que a carga horária prevista por lei precisará ser mantida.

Primeira edição de evento ocorreu no Natal e teve boa recepção por parte do público

Depois do sucesso da edição de Natal, o projeto “Uma Noite no Shopping” está com inscrições abertas para o encontro com a temática Páscoa, em 18 de abril. A iniciativa do Shopping Nações realiza o sonho das crianças de ficarem trancadas em um shopping center durante a noite e de terem o prédio só para elas.

Podem se inscrever, até o próximo dia 5, crianças entre 6 e 10 anos. Para garantir a vaga do filho, o pai deve preencher um formulário no site do Shopping Nações e responder à pergunta “O que deixaria a Páscoa do seu filho mais feliz?”. Cada pai pode inscrever até dois filhos. Os donos das 24 melhores mensagens serão os escolhidos. A análise será feita por uma comissão julgadora e os nomes anunciados até o dia 9.

No dia 18, as crianças serão recepcionadas às 19h e seguirão com uma programação divertida até as 23h30. Elas participarão de brincadeiras, oficinas, irão jantar e viver surpresas. O auge será o momento em que elas ajudarão os seguranças a fechar o Nações, a partir das 22h, e irão monitorar as instalações.

Os pais não serão obrigados a permanecer no Nações durante a programação, mas, aos que quiserem ficar, serão entregues ingressos para o Circuito Cinemas. “A edição de Natal foi um sucesso e passamos a receber muitos pedidos dos pais para repetir a iniciativa. Desta vez, vamos juntar a magia que o Shopping tem para as crianças com o lúdico da Páscoa”, diz Luciana Bragante Nasr, administradora do Shopping Nações.

O link para inscrições é o www.shoppinnacoeslimeira.com.br/noite. Os nomes das crianças selecionadas serão divulgados no site e nas redes sociais do Shopping Nações.

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