Coluna -- Perspectivas

Perspectivas
Ferramentas
TIPOGRAFIA

Atitude
Em meio a tantas reclamações de mato alto em diversos bairros de Limeira, uma moradora do Jardim Graminha tem uma atitude positiva. Maria José Marinho, conhecida como Zezé, planta girassóis em uma parte do canteiro central na Avenida Nelson Aparecido Nascimento. Ela cuida da área como se fosse o jardim de sua casa, mas com a diferença que todos podem apreciar a beleza das flores.

Responsabilidade
Zezé faz sua parte e ainda recolhe lixo e materiais jogados no local. É um exemplo de cidadania, e de pessoa que se importa com os outros também. Afinal, ela não precisaria dispor de seu tempo para cuidar de uma área pública, responsabilidade da Prefeitura. Porém, ela afirma que gosta, faz com carinho e espera que outros também façam o mesmo.

Compartilhada
Um projeto de lei de gestão compartilhada, de 2016 e alterada no ano passado, pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, identificou mais de 700 áreas públicas que podem ser adotadas pelos munícipes. Funciona exatamente como a moradora do Graminha faz. É uma forma de ajudar o poder público, mas também de os moradores se unirem em prol do seu bairro.

Repercussão
A "vaquinha" de arrecadação de dinheiro para limpar área pública no Abílio Pedro, mostrada pela Gazeta, ganhou repercussão. A atitude dos moradores foi motivada pela demora na limpeza. Além da iniciativa desses munícipes e da Zezé, o mesmo ocorre em diversos lugares da cidade. Boa ação para garantir a limpeza no bairro e, por outro, lado mostra a morosidade do poder público. Lógico que a atitude deles não isenta a responsabilidade do Poder Executivo.

Cobrança
A quantidade de reclamações sobre lugares com mato alto aumenta a cada dia, pelo menos aqui na Gazeta. Acredito que o próprio canal da Prefeitura (156) também receba inúmeras ligações. Nesta época do ano, é de praxe os veículos de comunicação receberem ligações e mensagens. As pessoas esperam que o serviço seja resolvido com mais rapidez.

Falta divulgação
Munícipes cobram do poder público, e a Prefeitura poderia divulgar uma programação de limpeza dos bairros, assim como faz com outros serviços. Dessa forma, os munícipes saberiam qual a data da ação.

No Internet Connection