De Limeira para o Xou da Xuxa: Juliana Baroni conta experiência de ter sido paquita

Juliana Baroni relembra em entrevista para a Gazeta os tempos de paquitas da Xuxa

Geral
Ferramentas
TIPOGRAFIA

Que menina da década de 1990 que nunca sonhou em ser paquita? A limeirense Juliana Baroni levou o nome de nossa cidade ao Rio de Janeiro quando venceu o concurso, disputado por mais de 1000 candidatas, para integrar o grupo de paquitas do Xou da Xuxa. Ela é atriz e cantora e ficou conhecida por ter sido por cinco anos uma das paquitas de rainha dos baixinhos, a Catuxa Jujuba, quando gravou discos com as colegas assistentes de palco da apresentadora. “Na época, ser paquita era o sonho da maioria das meninas da minha geração. Foi um sonho realizado e eu tive muito apoio da minha família. Meu Pai se mudou comigo para o Rio, para me dar suporte, e minha mãe (Riva Baroni) ficou em Limeira com meus irmãos mais novos, Rui e Jovana”, disse.

Juliana explica que na época a mãe não pôde ir junto por causa do trabalho. “Minha mãe tem uma história de sucesso aqui na cidade também. Desde muito nova trabalhava na antiga Prada. Ela foi ascendendo na empresa, até que em 2000 se juntou com o herdeiro Marco Prada e outros gerentes da fábrica na época. Juntos fundaram a Pralana chapéus, onde minha Mãe atua como diretora até hoje”, relata. Atualmente, Juliana mora em São Paulo com a filha e o marido, mas seus familiares continuam em Limeira.

EXPERIÊNCIA

Sobre a experiência de trabalhar com a Xuxa, ela diz que foi maravilhosa. O trabalho incluía viagens com a equipe para diversos países, além ter tido a oportunidade de morar com a loira. “Xuxa me ensinou muito através do exemplo, disciplina, dedicação, paixão pelo que faz e respeito absoluto pelos fãs. Até hoje somos amigas. Morei na casa dela por alguns meses até meu pai se mudar para o Rio de Janeiro. Foi estranho e mágico ao mesmo tempo, imagina sair de Limeira para morar com a Rainha dos Baixinhos”, descreveu.

Ela afirma ainda que o vínculo nunca foi desfeito e as amizades permanecem. “Ainda mantenho contato com as meninas, nós nos encontramos às vezes. E estou sempre conversando com a Xuxa, somos amigas”, pontua.

 TRAJETÓRIA

 Além do trabalho como paquita, ela fez diversas novelas. Em 1995, estreou sua primeira: Cara & Coroa, interpretando Júlia. Em seguida, em Salsa e Merengue, fez a Inês, um dos papéis principais. Em 1998 e 1999, foi a protagonista da quinta temporada da novela teen Malhação. Já em 2000, interpretou Sheeva Maria na Novela Uga Uga. Depois disso, foi para Portugal interpretar Cláudia Cardoso Lobo, na novela A Senhora das Águas, na emissora Portuguesa RTP.

Em 2005, voltou ao Brasil para interpretar Soraya na novela A Lua Me Disse. E em 2006, relembrando seus tempos de paquita, participou do especial Xuxa 20 Anos, na Rede Globo.

Em seguida foi protagonista da novela musical Dance Dance Dance, na Rede Bandeirantes. Em 2009, assinou com Rede Record, para integrar o elenco da novela Ribeirão do Tempo, juntamente com sua amiga e colega de trabalho da época de paquita, Bianca Rinaldi, interpretando a vilã Karina. E, em 2015, foi escalada como a protagonista adulta da versão brasileira de Cúmplices de um Resgate que foi ao ar no SBT.

No cinema, atuou em Lua de Cristal, Sonho de Verão, Gaúcho Negro, Xuxa e os Duendes 2, No Caminho das Fadas, Polaróides Urbanas e Lula o Filho do Brasil.Juliana participou também de várias peças de teatro como O Momento de Mariana Martins, Meninas de Rua, Balada, Veneza, A Maracutaia, Escravas do Amor, Os Produtores e Branca de Neve e Zangado.

PROFISSÃO

Contudo, para ela todas as profissões têm grandes desafios e o da carreira de atriz é a permanência. “Você depende de muitos fatores para ser escalada para um papel. O encaixe perfeito entre personagem e atriz pelos olhos do diretor, roteirista, etc. Atualmente o importante para se manter na profissão é fazer acontecer as oportunidades. Agora, também produzo e escrevo meus projetos além daqueles em que sou contratada para fazer”, afirma.

Juliana ressalta que ama sua profissão e suas inspirações são Laura Cardoso, Fernanda Montenegro, Kate Winslet. “Considero-me feliz em todas as áreas e sempre com vontade de me aprimorar na profissão. Sinto-me realizada, mas sempre em busca de mais conhecimento”, finaliza.

No Internet Connection