Presidente do Recap denuncia fraudes em postos de combustíveis

Geral
Ferramentas
TIPOGRAFIA

Segundo Emilio Martins, as principais fraudes são em adulteração, sonegação e fraude volumétrica


Com denúncias registradas em Limeira e região, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Campinas relatou que vem aumentando as fraudes em postos de combustíveis. Em entrevista para a Gazeta, o presidente Emilio Martins esteve ontem na cidade e participou de uma reunião na Câmara de Limeira. O sindicato vai lançar, dia 15, uma campanha para reforçar a importância das denúncias.

Segundo Emilio, a fraude nos combustíveis é hoje, sem dúvida, o maior problema do setor de abastecimento envolvendo três importantes vertentes que passaram por uma maléfica evolução nos últimos 20 anos: a adulteração, a sonegação de impostos e a fraude volumétrica. “Esse é um assunto sério e recorrente. Como de conhecimento, a sonegação de impostos, que impacta diretamente os cofres públicos, que afeta imediatamente a vida da população e a piora na gestão do Estado é um grande e grave problema, que como consequência dessa atuação, temos que combater com urgência”, disse.

Ele relatou que já foram registradas denúncias em Limeira e que a atualmente a fraude nos combustíveis assumiu um caráter mais perverso, porque no processo de adulteração chegou o uso de metano, por exemplo, uma substância altamente tóxica e cancerígena. “Estamos tendo mortes de moradores em situação de rua, que utilizam erradamente o etanol combustível para misturar a saborizados artificiais para consumo alcoólico e ingestão como bebidas”, disse.

Segundo levantamentos do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox), da Unicamp, 18 pessoas já morreram em menos de dois anos. “Com o crime organizado, essas denúncias estão espalhadas por toda a região, causando milhões em prejuízos e atingindo a maioria dos empresários do setor que trabalham de forma séria e responsável”, afirma.

O Recap (Sindicato dos Postos de Combustíveis de Campinas e Região), abrange 90 cidades e com um universo de 1.400 postos, está enfrentando a fraude, por isso, vão lançar a campanha forte, denominada "Um Basta Contra as Fraudes — Fuja desta Bomba" para conscientizar os consumidores e ser um grito de alerta para as autoridades do setor, que precisam tomar atitudes firmes e efetivas para frear esta nefasta ação da criminalidade organizada. “Teremos midias sociais, spots em emissoras de rádio, outdoors e painéis digitais nas principais ruas e avenidas, além de identificação da campanha nos postos revendedores, distribuição de folhetos, etc”, disse.

Será possível denunciar através do 0800 970 0267. O sindicato também pode orientar. Basta entrar em contato pelos telefones (19) 3284 2450 e (19) 3232 9800.


No Internet Connection