Dirigente regional cita ações para o primeiro dia de aula, sexta-feira

Os 21.743 alunos da rede estadual de ensino começam hoje, dia 1º, o ano letivo em 2019. O primeiro dia é separado para ações de acolhimento dos estudantes e cada escola tem a liberdade de compor a própria programação.

São 30 escolas da rede em Limeira. Seis delas de ensino integral, que acolhem os estudantes nos dias 4 e 5. Elas oferecem os anos iniciais e finais do ensino fundamental e também seis ofertam o Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

A dirigente regional de ensino, Isabel Cristina Pivetta Fodra, explica que a participação da comunidade no primeiro dia de aula é importante. "As equipes de gestão escolar e docentes estão orientados a receber os alunos com atividades de acolhimento. Cada escola poderá compor sua programação e devem enviar as informação para a Diretoria de Ensino".

Esse dia é de preparação para o ano letivo. "Eles poderão fazer o planejamento das ações em conjunto com a comunidade, por isso, essa participação é importante. Queremos que os alunos se sintam incluídos durante todo o ano", comenta.

Aos pais, a dirigente ressalta a importância de acompanhar o andamento dos estudantes, participar das reuniões e ações das escolas. Esse acompanhamento é fundamental para o processo de aprendizagem.

Existem, segundo ela, diversos projetos em andamento para o ano letivo. Entre eles, o "Escola do Adolescente" e o "MidLab", que terá foco nas novas tecnologias. "São programas desenvolvidos pela Secretaria Estadual".

ESCOLA DA FAMÍLIA

Entre as novidades, estão mudanças no programa Escola da Família, anunciadas pelo governo estadual. Aprendizagem é o novo foco do projeto. Na nova proposta, o PEF será acrescido de um eixo que contribuirá para a melhora do desempenho dos estudantes da rede pública do Estado.

As mudanças estão na Resolução SE 3, de 23 de janeiro, que prevê que a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) estabeleça novas diretrizes e acompanhe a execução do cronograma ao longo do ano letivo. Isso será possível com um aprimoramento de gestão junto aos responsáveis pelo PEF nas unidades de ensino.

Itens foram removidos de academia no Parque das Nações e de outras cinco

Três tipos de aparelhos foram removidos temporariamente de seis academias ao ar livre entre quarta-feira e a manhã de ontem. De acordo com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, a medida ocorreu por precaução depois que dois aparelhos demonstraram problemas na estrutura.

Os aparelhos "Desenvolvimento Ombro", "Peitoral Dorsal" e "Peitoral Vertical" foram removidos das seis academias em que foram instalados. A pasta afirma que ninguém ficou ferido nesses aparelhos, mas a retirada foi motivada por precaução.

As academias ao ar livre estão instalados nos bairros Santa Adélia, Parque das Nações, Parque Cidade, Jardim Lagoa Nova, Novo Horizonte e Morro Branco. Aparelhos que seriam destinados a outros dois locais também foram encaminhados para análise.

O secretário da pasta, Luiz Augusto Zanon, informou que foi possível perceber rachaduras em um dos aparelhos e outro chegou a quebrar. Para evitar acidentes, a pasta decidiu pedir que a empresa responsável verificasse a situação.

"Estamos na garantia com a empresa que forneceu os itens, que é de Presidente Prudente. Como a equipe viria a Limeira fazer a retirada, entendemos que seria positivo que todos os aparelhos fornecidos por ela fossem levados para que sejam avaliados. O dono da empresa nos atendeu e fez a retirada. Aparelhos que ainda não foram instalados também foram encaminhados à empresa", citou.

Agora, a Prefeitura aguarda o laudo para saber quando os itens serão reinstalados. Segundo o secretário, os demais aparelhos dessas academias não apresentaram nenhum problema e podem ser utilizados normalmente.

Escola da Terceira Idade participa do carnaval no Parque e ainda fará outras apresentações

Em mais um ano, o Carnaval de Limeira será realizado no Parque Cidade. A programação contará com quatro dias de folia e foi preparada pela Secretaria Municipal da Cultura. "O Carnaval foi pensado para que todos possam participar, para família. Terá muito samba e pagode da melhor qualidade", diz o secretário da pasta, Farid Zaine. 

A Festa no Parque terá novidades neste ano. Uma edição especial do Pagode da Árvore, que acontece anualmente no Parque Cidade, sempre no dia 31 de dezembro. "A população já abraçou esse evento e a secretaria traz de volta, com uma edição especial de Carnaval", salienta. 

Para o prefeito Mario Botion, a Prefeitura oferece opções para toda a família, para que o público que não tem o hábito de viajar possa se divertir na cidade. "O nosso evento não se arrasta nas madrugadas, portanto os foliões mais animados podem continuar se divertindo depois, em clubes ou outros espaços", diz. 

O evento contará com shows de Trio Patinhas, Banda Veneno e Tom Dominante. A Escola de Samba Unidos da Terceira Idade também participa da Festa no Parque. O evento recebe ainda praça de alimentação, destinada às entidades, com bebidas e comidas. No sábado e na segunda, o agito começa às 18h; no domingo e na terça, às 16h. 

PROGRAMAÇÃO 

No dia 2, show com Trio Patinhas (18h) e Banda Veneno (20h). Dia 3, Pagode da Árvore (16h) e Trio Patinhas (20h). No dia 4, às 18h, apresentação de Tom Dominante. No dia 5, haverá matinê, às 16h, com Tom dominante. 

CANTINHO DO VOVÔ

A Prefeitura também apoia o 2º Carnaval na Praça do Cantinho do Vovô, na Praça Rosa Granzotto Rosada, no bairro Boa Vista, que acontece nos dias 1º, 2, 3, 4 e 5. Shows de Reminiscências, Rosa Mística, Brisa Som, Reminiscências e Rosa Mística. A festa começa sempre às 19h e contará com a participação da Escola de Samba Unidos da Terceira Idade em uma das noites.

Programação de férias da Prefeitura encerrou ontem as atividades

A programação de férias da Prefeitura de Limeira movimentou 1,2 mil crianças e responsáveis nas bibliotecas do Parque Cidade e no Zoológico Municipal no mês de janeiro. Para fechar, a Biblioteca Pedagógica realizou, nesta quinta-feira, uma oficina de semeadura com a equipe de Educação Ambiental do zoo. Na atividade, houve narração de história, desenho e as crianças receberam orientações a respeito do plantio e cuidado com as plantas e o meio ambiente.

A última atividade de férias do mês foi a primeira que a aposentada Idalina Sene participou com os netos, Enrico e Julia Balaben, de 5 e 7 anos respectivamente. “É um excelente trabalho de conscientização para que a criança cresça já entendendo a seriedade de cultivar e cuidar das plantas. É muito importante para o desenvolvimento deles”, afirmou.

Foram, em média, 1,2 mil pessoas, entre crianças e responsáveis, que participaram das atividades nos três espaços. Cerca de 200 pessoas passaram pelo zoo durante o mês, enquanto cerca de 350 participaram das oficinas e atividades na Biblioteca Pedagógica. Já a Biblioteca Municipal teve a participação de mais de 650 pessoas. Foram, aproximadamente, 50 atividades durante todo o mês.

Dois técnicos da agência reguladora avaliaram sete pontos de manutenção

Técnicos da agência reguladora Ares-PCJ estiveram em Limeira ontem para vistoriar pontos de obras após manutenções da concessionária BRK Ambiental. Nove locais foram visitados, principalmente na região do Jd. Vista Alegre.

A checagem específica partiu de solicitações da Prefeitura de Limeira, formalizadas à agência numa reunião anteontem. As condições das manutenções são frequentes alvos de reclamações e problemas, a exemplo das duas valas que tiveram quedas de carros após chuva e afundamento da terra, antes de serem finalizadas com asfalto. O acabamento do asfalto, com desnível em alguns pontos, também é alvo de questionamentos.

Diretor administrativo e financeiro da Ares-PCJ, Carlos Roberto de Oliveira explicou que a vistoria foi feita por dois engenheiros, e que a expectativa é que o relatório de avaliação dos locais seja concluído até a próxima segunda-feira. A análise deve determinar se os serviços estão a contento ou se não estão em conformidade, o que pode levar a sanções e multa. Apesar de a Prefeitura ser o poder concedente, apenas a agência reguladora pode aplicar multa. O valor mínimo é de R$ 4,7 mil. Ele ressalta que, pela regulamentação, os reparos devem ser, no mínimo, no mesma condição do pavimento, ou melhor.

Desde 2013, os serviços de água e esgoto de Limeira são regulados, numa exigência da lei federal de saneamento. A Ares-PCJ atende 57 cidades. O órgão é para o serviço o mesmo que a Anatel frente às operadoras, uma instância fiscalizadora. Oliveira ressalta que quaisquer insatisfações e reclamações de clientes devem ser encaminhados à agência. Mas no caso específico das contas, é preciso ter o número de protocolo de atendimento da concessionária, além do registro identificador da ligação de água, para checagem do histórico. O prazo de averiguação é de 10 dias.

Conforme o diretor da agência, foram cerca de 50 contatos ontem para orientações sobre as contas. Mas a formalização para a checagem depende do protocolo de reclamação com a concessionária. De acordo com ele, nos últimos 12 meses foram 33 reclamações na ouvidoria, apenas cinco delas sobre contas de água. Ele reconhece que falta conhecimento sobre a agência como órgão a ser procurado, o que leva muitas pessoas a buscarem outras instâncias, como o Procon. A expectativa é de maior aproximação com os usuários do serviço.

Ele pondera que a mudança no valor da conta pode ser por diversas razões, por isso deve ser analisado caso a caso. "Para isso, não há avaliação genérica. Em 2017, quando houve uma onda de reclamações, com comissão na Câmara, 80% dos casos tinham justificativa. Há fatores como vazamentos, casa fechada no dia da leitura, além da troca do hidrômetro, que pode causar variações".

Como reclamar sobre
contas para a Ares-PCJ

A Ares-PCJ reforça que as situações de valores destoantes de contas são analisados caso a caso. O primeiro passo é formalizar a reclamação na concessionária BRK Ambiental. Com o protocolo de atendimento, a ouvidoria da agência pode ser procurada. Além do protocolo, deve ser informado o código identificador da conta, para busca do histórico e análise das possíveis causas. Os números de contato são o 0800-77-11-445 e o WhatsApp (19) 99954-2370. O prazo para checagem é de 10 dias. (Daíza de Carvalho)

Aula na ELM, que é porta de entrada para a Orquestra Sinfônica de Limeira

Hoje e amanhã, estão abertas as inscrições para os interessados em participar das aulas do Núcleo Erudito da Escola Livre de Música (ELM), nos instrumentos violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, oboé, clarineta, trombone, percussão e coro.

Para ingressar na escola, é necessário que os candidatos passem por duas etapas. A primeira é a inscrição no curso desejado. Para isso, os interessados devem comparecer ao Palacete Levy das 15h às 20h. Para inscrição, é necessária apresentação de RG e comprovante de endereço, e que a idade mínima seja de 10 anos (completos na data de inscrição), sendo indispensável a presença de um responsável para menores de 18 anos.

A segunda etapa do processo é o teste de percepção musical, em data que será informada no ato da inscrição. Caso aprovado, o aluno terá aulas práticas e de teoria musical. A seleção também acontece no Palacete Levy, no Largo da Boa Morte, 11, Centro.

A ELM é a porta de entrada para a Orquestra Sinfônica de Limeira que, atualmente, é formada, em sua maior parte, por alunos da escola. A unidade conta com professores capacitados e é coordenada pelo maestro Rodrigo Müller, diretor artístico da Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira, órgão mantenedor da ELM e da Orquestra. Os trabalhos são realizados em parceria com a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura. Mais informações sobre a ELM estão disponíveis no site www.elmlimeira.com.

Após rompimento de adutora, ruas da Vila São João ficaram inundadas

O rompimento de uma adutora de água tratada na Vila São João, na manhã de ontem, afetou abastecimento de água em 42 bairros de Limeira, que abrangem cerca de 50 mil clientes da BRK Ambiental. Foram ao menos 15% da população, de regiõs como do Parque Nossa Senhora das Dores. A projeção da concessionária era solucionar o problema até a noite de ontem, até quando ainda poderia ocorrer falta de água ou oscilação nos bairros.

O rompimento foi na Rua Nove de Julho, próximo do cruzamento com a Rua Farmacêutico Jacob Fanelli. A adutora em questão não atende àquela região, mas é responsável por levar a água da Estação Elevatória Mercedes para os reservatórios Gino e Nossa Senhora das Dores que, posteriormente, fazem a distribuição para os bairros dessas duas regiões.

Comerciantes informaram que viram a água cobrir o asfalto, prejudicando mais os pedestres do que os motoristas. O morador da casa à frente de onde ocorreu o rompimento informou que o asfalto se abriu, e a água começou a tomar o quarteirão. De acordo com ele, vazamento semelhante já havia ocorrido em ponto próximo, e que a concessionária compareceu rápido para iniciar os reparos.

Os bairros afetados foram Bairro Geada, Jardim Residencial Francisco Cruañes, Parque Nossa Senhora da Dores II, Parque Sthalberg, Jardim Nova Itália, Jardim Agostinho Francisco de Assis, Jardim Senador Vergueiro, Jardim São Francisco, Parque Abílio Pedro VI, Parque Abílio Pedro V, Jardim Trevo, Parque Monsenhor Rossi, Jardim Residencial Belinha Ometto, Jardim Esmeralda, Chácara Antonieta, Jardim Paulista, Jardim Terras de Santa Elisa, Jardim Santa Luiza, Jardim Nossa Senhora de Fátima, Parque Abilio Pedro IV, Jardim Pérola, Conjunto Residencial Veneza, Residencial dos Girassóis, Jardim São Paulo, Jardim Morro Branco, Jardim Caieira, Condomínio Parque São Bento, Jardim Residencial Morro Azul, Jardim Elite, Jardim Santa Fé, Parque Tecnológico, Jardim Cidade Universitária I, Distrito Industrial Sebastião Fumagalli, Condomínio Villagio Di Roma, Residencial Vermont, Chácara Celina, Chácara Wenzel, Jardim Rossa Marrafon Lucas, Condomínio Villagio Di Itália, Vila Benedita Arruda, Desm. Chácara Beltran e Chácara Santo Antonio.

A concessionária reforça que, em caso de dúvidas, atende pelo 0800-771-0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.

Cerca de 80 pessoas participaram do evento realizado no Parque Cidade

A Rede Trans Brasil em Limeira, em parceria com Associação da Diversidade de Limeira (Adlim), realizou, na terça-feira, um evento em comemoração do Dia Nacional da Visibilidade Trans. É o terceiro ano consecutivo que a cidade recebe o evento, que contou com cerca de 80 pessoas, no anfiteatro da Biblioteca Municipal. 

Segundo a organização, diversos atores ativistas trans de Limeira, Piracicaba e Rio Claro fizeram exposições sobre suas vivências como pessoas transexuais. A psicóloga Amanda Abreu falou sobre gênero e saúde mental. O cantor Guh Costa deu inicio às atividades com um show. 

A militante transexual Isabelly Carvalho, que coordenou o evento e mediou as discussões, encerrou com apresentação de dados de violência contra pessoas trans, bem como as demandas específicas desta população. "O Dia Nacional da Visibilidade Trans foi marcado por uma série de atividades em todo o país, que visam à promoção da visibilidade positiva de pessoas travestis e transexuais e, mais uma vez, não deixamos que Limeira ficasse de fora dessa agenda. Precisamos levar conhecimento e informação ao país que mais mata pessoas trans no mundo" ressaltou.

Reparos, em caráter emergencial, foram feita na segunda-feira pela Prefeitura

Moradores do Parque Hipólito esperavam há tempos os reparos no acesso do bairro à rodovia Anhangüera. Na semana passada, a Gazeta mostrou o problema e relatos de motoristas que passam pelo local. 

Na ssegunda-feira, a Prefeitura de Limeira realizou, em caráter emergencial, a aplicação de massa asfáltica no final da Rua Albino Conte, no Parque Hipólito, que dá acesso à rodovia. Por determinação do prefeito Mario Botion, a manutenção foi executada pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos a fim de evitar acidentes no trecho e melhorar a segurança dos motoristas.

Segundo a Prefeitura, como se trata de um acesso para a rodovia Anhangüera, o município irá oficiar a concessionária CCR AutoBan para esclarecer as responsabilidades de cada instituição visando, quando necessárias, a outras medidas e intervenções para o local.

A concessionária já havia informado que a atuação da CCR AutoBAn à frente do Sistema Anhangüera-Bandeirantes é regida pelo contrato de concessão assinado em 1º de maio de 1998 com o Governo do Estado de São Paulo. Ao transferir a administração e a operação das duas rodovias para AutoBAn, o governo do Estado definiu as obrigações da concessionária, que deve seguir, ainda, as legislações rodoviárias vigentes. Em relação ao acesso, a AutoBAn informou que busca, em conjunto com a Prefeitura de Limeira, solução para o local, a partir das responsabilidades de cada instituição.

Na hora do acidente havia cerca de oito pessoas no ponto; três se feriram

Oito usuários do sistema de transpore coletivo de Limeira foram supreendidos, na manhã de terça-feira, quando o abrigo de um ponto de ônibus, na Rua Octávio Ribeiro, no Jardim Santa Amália, caiu. Três pessoas foram atingidas - uma que estava em pé e duas sentadas. Nenhuma delas teve ferimentos graves, mas levaram uma pancada na cabeça. 

"Estou com dor até agora. A estrutura bateu na minha cabeça e, por pouco, não acertou a nuca. Virei para ver as meninas e bateu na minha cabeça. Levamos um susto", conta a limeirense, de 25 anos. Ela comenta que todos os dias espera o ônibus naquele local e não tinha prestado atenção se a estrutura estava tão danificada. "Uma amiga disse que o ponto não estava balançando, mas não imaginava que poderia cair", diz. 

A jovem ressalta que foi, por conta, na Santa Casa. "Cada um foi no hospital. Não houve contato da empresa e nem da Prefeitura. Ainda bem não houve nada grave, mas poderia ferir uma criança ou um idoso, que não conseguiriam segurar a estrutura", afirma. Ela alerta ainda para vistorias em outros locais. "Agora poderiam ver como estão os abrigos na cidade para evitar mais acidentes". 

A Secretaria de Mobilidade Urbana foi informada, na terça-feira, sobre um ponto de ônibus que estava caído no Jardim Sta Amália e, imediatamente, acionou um serviço terceirizado que atende a Viação Limeirense. No mesmo dia foram feitos os reparos necessários para recolocar a estrutura do abrigo no lugar. 

A pasta ressalta que os pontos sofrem depredações, pichações, pinturas e propagandas não autorizadas, além de vandalismo como a retirada das estruturas que causam, muitas vezes, danos irreversíveis. No caso deste ponto em específico, tudo indica - pelas depredações sofridas - que houve um ato de vandalismo.
A pasta informa que, no sistema hoje, existem 1.411 pontos nas 23 linhas urbanas da cidade; 118 abrigos de concreto e 191 abrigos de aço.   

A manutenção é preventiva e corretiva nos abrigos. Ainda de acordo com técnicos da pasta, a responsabilidade pela manutenção, substituição, reforma e fiscalização da estrutura dos abrigos é da Viação Limeirense. A secretaria também informou que não havia registro de reclamação da estrutura desse abrigo.

O interventor da Viação Limeirense, Renato Pavanelli, enfatiza que, "lamentavelmente a questão do vandalismo causa uma série de transtornos e prejuízos, incluindo a empresa bem como o cidadão e demais clientes e usuários dos serviços de transporte urbano". Ele reforça que denúncias ou informações sobre pontos danificados podem ser feitas pelo telefone da empresa, 3451-3990, ou no 156 da Prefeitura. 

Semáforos ficam no cruzamento das avenidas Gumercindo Araújo e Cônego Manoel Alves

A Intervias, responsável pela instalação do sistema semafórico na rotatória do Cotil/Unicamp, colocou mais dois aparelhos nas vias próximas. Um é na Avenida Dr. Gumercindo Araújo e outro na Cônego Manoel Alves, antes da rotatória. Os semáforos ficam no cruzamento das avenidas, perto do Cotil. 

Os equipamentos devem melhorar a fluidez do trânsito, que é bem carregado no final de tarde. Ontem, a equipe da concessionária fazia pintura da sinalização de solo. 
Segundo a Intervias, a instalação está finalizada e agora seguem as tratativas com a Prefeitura para agendar a data de inauguração. Faixas serão colocadas no local para informar os usuários. 

O secretário municipal de Mobilidadade Urbana, Rodrigo Oliveira, havia informado que testes serão realizados antes de iniciar o funcionamento do sistema, o que pode ocorrer no início de fevereiro. A data ainda será definida pela Intervias e Prefeitura. 

A via continua sinalizada e os motoristas devem ficar atentos ao trafegar pela região. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-707-1414, 24 horas por dia.

Intervenções atendem ao projeto elétrico aprovado junto a concessionária Elektro

A Prefeitura de Limeira iniciou as obras de instalação de rede de energia e iluminação pública na Avenida Orlando Soares, ligação entre os bairros Tatu e Lopes, na zona rural. As intervenções são realizadas pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos em todo o trecho da via que possui 2,7 quilômetros de extensão. 

As ações integram convênio, por meio do Programa Pró-Transporte, na Caixa Econômica Federal (CEF), que tem recebido o apoio do deputado federal Miguel Lombardi para a viabilização dos trabalhos. “Em 2017, entregamos as obras de pavimentação, galerias, guias, sarjetas, ciclovia, além do plantio de mudas nativas em todo o trecho. Agora, com a instalação da iluminação pública, o acesso aos bairros Tatu e Lopes ficará mais seguro”, informou o prefeito Mario Botion.

As intervenções atendem ao projeto elétrico aprovado na concessionária Elektro. “Os trabalhos seguem os cronogramas de execução. Já temos cerca de 40% dos serviços executados”, explicou o secretário Dagoberto Guidi.

Segundo a equipe técnica da pasta, durante as obras são utilizados 750 metros lineares de cabo de alumínio de alta-tensão (AT), 3.300 metros lineares de cabo de alumínio de baixa tensão (BT), 91 postes de concreto cônico circular, 5 transformadores, 93 braços metálicos com luminárias do tipo VT-250W com seus componentes de acionamento/ignição, e relé de comando individual, além de todos os acessórios necessários para a completa instalação de acordo com o projeto.

O gerente Bruno Luz e o diretor Mauro Neves mostraram progressão do consumo no município

O compromisso da BRK Ambiental com a Prefeitura de Limeira de se pronunciar sobre as diversas reclamações das altas injustificadas nas contas de água e esgoto se cumpriu ontem num encontro com a imprensa, no qual o diretor da concessionária, Mauro Neves, e o gerente, Bruno Luz, responderam aos questionamentos.

A resposta inicial às reclamações foi apresentada com gráficos mostrando o consumo do município, a partir da produção de água (o quanto é captado das fontes Pinhal e Jaguari, tratado e distribuído). Conforme a concessionária, o consumo em 2018 voltou ao patamar de 2013, antes da crise hídrica, de 24 milhões de m³. Se considerado o período entre dezembro e janeiro, mais quente e com consumo mais elevado, a temporada 2018/2019 está próxima do registrado em 2013/2014, com quase 4,4 milhões m³. Entre dezembro de 2017 e janeiro de 2018, a produção foi de 4 milhões de m³.

Na apresentação, no entanto, não foi relacionado o crescimento do município. Também não foi informado, de imediato, o número de ligações de água nos respectivos anos, e qual a proporção residencial, em núcleo no qual se concentram as reclamações de alta nas contas. Indústrias, comércios e outros órgãos, como escolas, têm consumo e cobrança diferenciados. A concessionária informou que a produção de água em função do crescimento da população foi de 217 litros por habitante ao dia em 2014, com média semelhante em 2017. Em 2018, 221 litros por habitante ao dia. Porém, não especificou a população considerada, e se o volume contempla todas as categorias de consumo além das residenciais. 

Pelas projeções do IBGE, atualizadas anualmente, Limeira tinha uma população estimada em 294.128 pessoas em 2014. A projeção atual é de , ou seja, quase 10 mil habitantes a mais no período analisado pela concessionária. O crescimento se confirma se considerada a progressão das unidades habitacionais. Em 2015, a Prefeitura de Limeira emitiu 114.731 carnês do IPTU, o que aumentou para 125.174 em 2019. No período, são mais de 10 mil unidades, que presumivelmente demandaram novas ligações à rede de distribuição de água.

Ações da própria concessionária corroboram o crescimento, como a implantação da adutora Rubi, concluída em março de 2018. Foram quase quatro quilômetros de rede da rotatória do Jardim Aeroporto até o bairro Palmeira Real, no principal eixo de crescimento habitacional do município, na região sul. Além do próprio Residencial Rubi, habitado no final de 2017, outros quatro empreendimentos foram entregues no ano passado, naquele entorno.

HIDRÔMETRO

Diante das reclamações de alta nas contas após a troca do hidrômetro, o diretor informou que o aparelho tem que ser trocado a cada cinco anos, por força das regulamentações. Apesar de ser aferido pelo Inmetro, calibrados e inspecionados, neste prazo o relógio pode apresentar problemas na leitura. Conforme Neves, é normal uma alta após a troca, mas uma conta com consumo e valor dobrado não é normal.

De acordo com ele, não são feitos avisos prévios sobre as trocas, mas todas devem ser informadas ao morador, no momento em que são feitas. Se estiver em casa, é orientado e recebe um papel com os dados do hidrômetro retirado e do instalado. Se o relógio já está na parte externa e o morador não é localizado, a troca é feita, e as informações devem ser deixadas na caixa do correio. A troca só não é feita quando o leitor é interno e o morador não é encontrado. Também explicou que o morador pode solicitar aferição do relógio. Porém, se não forem detectados problemas, o cliente deve arcar com uma taxa de cerca de R$ 60, do serviço.

Reforçou que, além do consumo, os hidrômetros permitem aferição do nível de perda de água, ou seja, o volume tratado e que não chegou ao consumidor. É uma situação que pode ser diagnosticada por bairro ou região.

Ele orienta que os usuários acompanhem o histórico de consumo, com comparações não só dos meses anteriores, mas da mesma época no ano anterior, devido à sazonalidade, como períodos de calor e de festas. O histórico pode ser acessado pelo site da concessionária.

PLANTÃO NESTE SÁBADO

Em relação às reclamações sobre valores de contas, o diretor informou que foram 562 atendimentos em janeiro de 2018 e 447 no mês atual. Questionado sobre eventuais mudanças no atendimento, informou que neste sábado será realizado um plantão na loja de Limeira, para que os clientes possam tirar dúvidas.

Casos publicados pela
Gazeta são comentados

O diretor da BRK Ambiental, Mauro Neves, comentou os dois casos publicados na últimam semana pela Gazeta, nos quais consumidores buscaram a Justiça após receber contas de R$ 30 mil e R$ 25 mil.

Do primeiro caso, informou que a conta está cancelada e o caso foi resolvido na última semana. Tratava-se de um vazamento interno, do qual o cliente levou fotos para comprovar. Neste caso, a cobrança é feita com base na média dos últimos seis meses, multiplicada por dois. O diretor esclareceu que o procedimento é comum a qualquer consumidor. Desde que comprove vazamentos com fotos ou notas da manutenção providenciada, contas muito destoantes podem ser canceladas.

No outro caso, ainda em aberto, informou que se trata de um consumidor do qual os leituristas não conseguiam acesso ao relógio. Desta forma, foram emitidas cobranças com base na média. Quando a leitura foi possível, foi constatado que o consumo havia sido muito maior do que a média faturada.

Neves informou que será buscado algum tipo de mecanismo no sistema para contas nessas situações, de valores exorbitantes, de forma que possam ser checadas antes da emissão. No entanto, declarou que o sistema já emite um aviso quando o consumo passa de 100% da média dos últimos meses. Também lembrou que as contas podem ser parceladas, além da opção da tarifa social, às famílias que atenderem a determinados critérios. O benefício deve ser pleiteado no Ceprosom. (Daíza de Carvalho)

Reunião entre secretário e diretor com representantes da ARES-PCJ foi ontem à tarde

Prefeitura, que é o poder concedente do serviço e deve fiscalizar contrato, informou a providência ontem 

A Prefeitura de Limeira informou ontem, por meio de nota, que a Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares-PCJ) iniciará visitas técnicas, nesta quinta-feira, a residências e pontos da cidade para verificar as queixas feitas contra a BRK Ambiental, principalmente referentes aos altos valores nas contas. 

Os locais serão fiscalizados para que providências sejam tomadas em relação a cada queixa. A BRK é uma concessionária do serviço de água e esgoto. Ou seja, presta serviço ao Município. A Prefeitura, portanto, é o poder concedente e deve fiscalizar o cumprimento do contrato. 

"Medidas serão tomadas após notificação feita pelo prefeito Mario Botion à agência, acerca dos problemas sobre contas de água e serviços que a BRK vinha deixando de executar", diz a nota da Prefeitura. Com a medida, a ARES deverá tomar as providências necessárias relativas à sua atribuição. 

Desde o início, a nota diz que Botion tem acompanhado. Na semana ele se reuniu com dirigentes e técnicos da BRK para cobrar deles providências imediatas. 
Paralelamente, a Prefeitura informa que foi determinada a notificação da Ares-PCJ para providências em caráter de urgência. É ela a responsável pela fiscalização dos serviços e de problemas envolvendo a tarifa de água e esgoto. 

A nota quis ressaltar que o prefeito tem agido com firmeza para dar resposta aos cidadãos, embora a onda de reclamações tenha iniciado há um tempo, e também no primeiro ano do mandato dele, em 2017, quando até uma comissão foi criada na Câmara para apurar os problemas com contas já existentes. 

EM AMERICANA

A nota ainda informou que o secretário de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto Guidi e o diretor de Saneamento e Drenagem, Armando Cecato, se encontraram ontem com diretores da Ares, em Americana. No final da tarde, o prefeito tomou ciência dos desdobramentos do encontro e disse que acompanhará as atitudes que serão tomadas pela agência reguladora. 

Guidi e Cecato foram para a reunião com o que a Prefeitura chamou de dossiê sobre as queixas dos consumidores dos serviços de água e tratamento de esgoto da cidade. "Foram relacionados 27 itens. Com base nesse material, a Ares-PCJ iniciará o trabalho de campo nesta quinta-feira", informa. 

O diretor administrativo e financeiro da ARES-PCJ, Carlos Roberto de Oliveira, teria se comprometido com a imediata checagem das reclamações. Segundo os participantes do encontro, o diretor disse que, caso a concessionária não esteja cumprindo com suas obrigações, as penalidades previstas serão aplicadas. 

A Prefeitura orienta os consumidores dos serviços de água e tratamento de esgoto a acionarem sempre a Ares-PCJ em casos de queixas sobre contas de água e de serviços da BRK Ambiental. Podem utilizar os canais 0800-7711445 e (19) 99954-2370. É importante estar com o registro de reclamações feito na BRK para que a agência possa agir.

Empreendimento cedeu espaço para Prefeitura de Limeira e aguarda definição

O Shopping Nações cedeu espaço à Prefeitura de Limeira para que seja instalada, no local, a Central de Biometria Eleitoral. 

Como a Gazeta antecipou no início deste mês, o recadastramento eleitoral por biometria, agora, é obrigatório. Em dezembro, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo publicou resolução em que determina a revisão do eleitorado em Limeira e em outras cidades, a partir de 4 de fevereiro. Tem prazo para que todo eleitor apto de Limeira tenha as digitais cadastradas: 19 de dezembro. Por isso, uma central para que servidores dos cartórios eleitorais possam atender maior número de pessoas é considerada essencial. 

O shopping confirma a cessão do espaço e a Prefeitura apenas diz que não haverá custos para o erário. O TRE deverá, a partir da liberação, nortear sobre a estrutura a ser montada no espaço para atendimento da população. Os eleitores que não fizerem o recadastramento biométrico terão o título cancelado e seus consequentes problemas. 

A estimativa é que ao menos 60% do eleitorado limeirense ainda não teve as digitais colhidas. 

O novo espaço deverá ter mais de 20 guichês para atendimento do público em maior número que o possível atualmente, por meio de agendamento no site do TRE. 
Além de Limeira, a revisão eleitoral também ocorre em Iracemápolis, Cordeirópolis e Engenheiro Coelho no mesmo período. É possível que, a partir da próxima eleição, a de 2020 (municipal), a identificação do eleitor seja por meio de biometria. 

 

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