Vítima, psicóloga chama atenção para combate de notícias falsas  

Notícias
Ferramentas
TIPOGRAFIA

 

Psicóloga Solange Dantas foi vítima de áudio falso no WhatsApp; com a pandemia o cuidado deve aumentar

 

Com o isolamento social e a pandemia do novo coronavírus, cresce a circulação de informações sobre o tema. Com isso crescem também as notícias falsas, conhecidas também como fake news. É fundamental que as pessoas tomem cuidado tanto para não acreditar em mentiras quanto para não repassá-las.

A psicóloga limeirense Solange Dantas relatou ontem que foi vítima de pessoas que usaram seu nome para compartilhar informações por meio do aplicativo WhatsApp.

"Recebi por amigos e alguns passaram a responder por mim porque identificaram que não era a minha voz. A mensagem não tem o meu perfil. A informação dizia que era a dra Solange Santas, médica da cidade. Não sou médica, sou psicóloga", comenta.

O áudio falava sobre números e mortes causados pelo covid-19 e também sobre leitos em Limeira. "Quem me conhece sabe que sou de tranquilizar as pessoas e não criar pânico ou pavor, portanto, não tem o meu perfil. Quem me conhece sabe que eu jamais iria falar dessa forma".

Depois, a pessoa começa a pedir oração para profissionais de saúde e começa a citar nomes e condições de saúde. "Isso é o que mais me chateou. Jamais faria isso, quem reza não precisa dar nomes porque Deus sabe para quem rezamos. Isso deu a impressão que estaria fazendo fofoca, algo que não é meu estilo"

Em  vídeo ela deixa claro que não partiu dela esse áudio. "Uma pessoa que não conhecemos a intenção ou que agiu de má fé. Não vamos nos deixar contaminar pois é uma época que precisamos de fé. Tomar os cuidados necessários sim, mas nada de pânico e nem pavor.

 

MOMENTO DE CAUTELA

 

Ela informa que, infelizmente, as notícias falsas tem ocorrido cada vez mais. "Muitas pessoas acabam por necessidade de se autoafirmar e de forma maldosa, a passar esse tipo de informação. Numa época como essa, mais do que nunca, as pessoas devem se policiar para não se contaminar com dados falsos, além daquelas muito negativas".

Nesta época, acaba por aumentar o número de suicídios, depressão e outros problemas. "Muitos ficam angustiados e não sabem o que virá. Então é importante que se selecione o que será lido, muitos não se controlam, brigam e ofendem de forma desnecessária. Precisam aprender a respeitar e o principal não passar essa notícia sem saber, especialmente numa época como essa".

 

No Internet Connection