Ajinomoto Brasil doa mais de R$ 4,2 milhões na pandemia

Com unidade em Limeira, empresa quer expandir linhas de produção e investir no setor de tecnologia

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Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos tanto para o consumidor como insumos, quanto para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios.

Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Laranjal Paulista, Valparaíso, Pederneiras e Limeira, que foi a primeira fábrica da empresa no país, fundada em 1977.

A sede administrativa fica na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10,1 bilhões e nacional de R$ 2,7 bilhões no ano fiscal de 2020. Atualmente, está presente em 35 países, possui 121 fábricas e cerca de 32 mil funcionários em todo o mundo.

Em entrevista para a Gazeta, Fabio Misawa, diretor de operações da Ajinomoto do Brasil destacou os planos de expansão relacionados às linhas de produção, como a aquisição de novos equipamentos e investimento em tecnologia. “Desde 2018, a Ajinomoto do Brasil vem conduzindo uma iniciativa chamada “Wellness in Brazil” (WIB) que visa promover o bem-estar físico, mental e social da população brasileira e da América Latina, incluindo os colaboradores. Por meio do WIB, a empresa busca reforçar o portfólio de negócios e contribuir cada vez mais para a realização do ASV (Criação de Valor Compartilhado do Grupo Ajinomoto). A empresa também está em processo de digitalização, liderado por uma iniciativa chamada “DX” que tem como objetivo aumentar a produtividade e competitividade da empresa. Dessa forma, criando maior valor corporativo, por processos de negócios altamente digitalizados e tecnologia baseada em dados”, conta.

A empresa vai além dos temperos. Quais as principais áreas de atuação?

No setor de alimentos, produzimos e comercializamos produtos para o consumidor final e varejo internacional. Também somos responsáveis pela comercialização de produtos para food service, utilizados em restaurantes, bares e estabelecimentos de alimentação fora do lar. A linha de produtos inclui temperos, sopas individuais, refrescos em pó, azeite de oliva extra virgem, molho shoyu suave e tradicional. No setor de agronegócios: produzimos e comercializamos fertilizantes diferenciados para fertirrigação de solo e foliares. Por meio da tecnologia dos aminoácidos, os produtos oferecem benefícios para cada tipo de cultura, atuando principalmente em café, hortícolas e frutas como manga e uva. A Ajinomoto também é responsável pela fabricação e comercialização de aminoácidos e derivados utilizados pelas indústrias alimentícia, farmacêutica, cosmética, de nutrição especializada e funcional. Produzimos e comercializamos soluções e especialidades em ingredientes para a indústria alimentícia, além de auxiliar clientes a desenvolver produtos mais saborosos e saudáveis. Por fim, produzimos e comercializamos aminoácidos utilizados na alimentação dos animais (aves, suínos, bovinos e peixes), auxiliando na produção de alimentos saudáveis e contribuindo com a sustentabilidade ambiental e econômica dos clientes.

A empresa vem investindo no uso de robôs. Essa tecnologia tem auxiliado os funcionários?

Por meio de pesquisas e investimentos contínuos em novas tecnologias, automação e análise de dados, estamos promovendo ações como a implementação do uso de robôs colaborativos em suas operações. Os robôs (também chamados de cobots) lembram braços mecânicos e auxiliam em tarefas de maior precisão, garantindo força e agilidade. A implementação dos aparelhos, que são operados por pessoas, já resultou em melhorias nas linhas de produção das fábricas da empresa no país – por exemplo, na unidade de Limeira, onde a produtividade registrou um aumento de 70%.  De 2019 para 2020, os investimentos relacionados à informatização e à robotização nas plantas aumentaram seis vezes, o que reforça ainda a expectativa de incorporar outros recursos em um futuro próximo, como armazém automatizado e empilhadeiras autônomas, que dispensam o controle de motoristas.

A pandemia adaptou o consumo dos brasileiros para o e-commerce, como foi essa transição para a Ajinomoto?

A empresa, que investe constantemente em novas tecnologias e processos de inovação, identificou em 2020 um incremento de 620% nas vendas por meio de canais online, fator que foi determinante para incluir sua nova plataforma de e-commerce entre as principais estratégias da companhia em 2021. A loja virtual está alinhada ao projeto global de transformação digital da empresa e surgiu com o objetivo ousado de captar os mais de 5,5 milhões de seguidores que a Ajinomoto do Brasil tem nas redes sociais de suas marcas e aproveitar o alcance das campanhas digitais, que chegam a 20 milhões de usuários por mês.  Para realizar toda a operação da loja online, a Ajinomoto fechou parceria com a Synapcom, empresa líder em full commerce no Brasil e na América Latina. Serão aproximadamente 140 opções de produtos de varejo e food service, além de kits exclusivos desenhados especialmente para operadores de food service e consumidores “brand lovers”. Esperamos fidelizar cada vez mais seus consumidores com a criação da sua própria loja online.

A unidade de Limeira atuou na produção de álcool em gel e líquido. Foi uma demanda do mercado diante da pandemia?

Promovemos ações sociais desde o início da pandemia da Covid-19. Ao todo, as iniciativas somaram mais de R$ 4,2 milhões em doações, além de 39 toneladas em produtos e mais de 45 mil litros de álcool 70% distribuídos. A unidade de Limeira da Ajinomoto do Brasil também produz alimentos e ingredientes.

Com expectativa de retomada na economia em 2022, a empresa vai investir em mais funcionários e mais produtos?

Para o ano fiscal de 2022, a Ajinomoto do Brasil prevê planos de expansão relacionados às linhas de produção, como a aquisição de novos equipamentos e investimento em tecnologia. A empresa também se prepara para aumentar a produção a fim de atender a demanda de novos produtos em linha com a missão da companhia de contribuir para a alimentação e o bem-estar em todo o mundo e para uma vida melhor no futuro.

Para quem quer empreender nesse ramo, qual conselho dariam aos novos empresários de Limeira?

Aconselho que o empreendedor procure entender o que é “valor” para o seu cliente e saiba como isso se conecta com o propósito da empresa e negócio. Na Ajinomoto do Brasil, procuramos, por meio dos nossos produtos, resolver problemas da sociedade como a busca por uma alimentação balanceada, a redução do consumo de sódio, desperdício de alimentos, e mudanças climáticas. Muitas das nossas iniciativas estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e são balizadas pelo princípio ASV (Criação de Valor Compartilhado do Grupo Ajinomoto), uma filosofia disseminada no Japão e que se espalha pelas filiais do Grupo pelo mundo. Segundo o ASV, para ser sustentável, uma companhia, além de gerar lucro, tem que ser útil e agregar valor à sociedade.

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