Com presença de Alckmin, GWM anuncia operações em 2024

Geraldo Alckmin anunciou estreia da fábrica da GWM e a 1ª picape híbrida nacional (Foto: Elisandra Monfardini)

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A GWM de Iracemápolis vai iniciar suas atividades em 1° de maio de 2024. O anúncio oficial foi realizado ontem em coletiva com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin. Durante cerimônia realizada dentro da própria planta, Alckmin que é Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, fez o anúncio oficial ao lado do CEO Américas da GWM, James Yang e da prefeita da cidade, Nelita Michel.  

Também foram divulgados os detalhes da operação da fábrica, que será a primeira do Brasil dedicada exclusivamente à produção de veículos híbridos e elétricos e a maior da GWM no Ocidente. A partir do primeiro semestre de 2023, a planta vai iniciar seu projeto de modernização e ampliação da linha de montagem, para possibilitar não apenas a produção de veículos com um alto nível de conectividade e eletrificação, mas também um aumento da sua capacidade instalada.

 “A neoindustrialização do Brasil passa necessariamente pela descarbonização e pela inovação, pela criação de meios de produção mais sustentáveis e eficientes. Há uma sinergia entre este projeto de desenvolvimento de tecnologia da indústria automotiva brasileira conduzido pela GWM e o pensamento do governo brasileiro”, afirmou Alckmin. 

De acordo com Ricardo Bastos, diretor de assuntos institucionais da GWM, as contratações darão início a partir de julho, ainda sem data definida. A preferência será por moradores de Iracemápolis, Limeira e região. Também haverá capacitação com parceria por meio do Senai. Serão aproximadamente 2 mil empregos diretos. “A fábrica de Iracemápolis terá sua capacidade ampliada dos atuais 20 mil veículos por ano para o limite de 100 mil unidades anuais”, disse em entrevista para a Gazeta. 

A fábrica brasileira será a quarta base completa de produção da GWM no mundo (e a primeira fora da Ásia), que inclui ainda as unidades operacionais na China, na Rússia e na Tailândia. “Esse é mais um passo importante da história da GWM no Brasil, com o anúncio do início das operações da sua fábrica em Iracemápolis, cujos veículos híbridos, com gasolina e etanol, estarão à disposição dos consumidores brasileiros e da América Latina a partir do próximo ano”, disse James Yang. Os veículos serão comercializados a partir do 2º semestre de 2024. 

Os recursos necessários para a ampliação da fábrica, contratação de colaboradores e início da produção fazem parte do plano de investimento de R$ 10 bilhões que a GWM destinou para a operação brasileira, com prazo de duração de dez anos, conforma a Gazeta divulgou nesta semana. 

Durante a apresentação a Alckmin, executivos da GWM informaram que dentro da atual fase de desenvolvimento do mercado brasileiro, o híbrido plug-in flex abastecido com etanol é uma das combinações mais sustentáveis, porque reúne uma tecnologia adequada para um país de dimensões continentais como o Brasil com a eficiência da matriz energética elétrica do país, que hoje é composta por mais de 80% de fontes renováveis, muito superior à média mundial, que é de cerca de 30%. 

Dois modelos confirmados em Iracemápolis

 

Foto: Elisandra Monfardini

A GWM também confirmou que a fábrica de Iracemápolis vai produzir dois veículos: um SUV e uma picape, ambos modelos híbridos, que vão compartilhar a mesma plataforma e motorização. Os dois veículos deverão ser exportados para toda a América Latina e já estão sendo desenvolvidos especialmente para adequar seus projetos às preferências do consumidor brasileiro e às condições de rodagem do território nacional, principalmente seus sistemas de motorização, suspensão, direção e conectividade. 

Ao final do pronunciamento, Geraldo Alckmin e James Yang apresentaram um dos modelos que será produzido na planta de Iracemápolis: uma picape média que se chamará Poer (pronuncia-se “póuer”).  A GWM Poer foi exibida aos jornalistas e autoridades presentes com uma camuflagem parcial, indicando que ela já iniciou a fase de desenvolvimento de projeto para atender à legislação do país e às exigências do mercado local.

Quando for lançada comercialmente, a GWM Poer será a primeira picape híbrida produzida no Brasil. A montadora também confirmou que o modelo será flex, podendo ser abastecido com etanol para reduzir ao máximo sua pegada de carbono. A picape Poer será também o primeiro veículo flex do mundo desenvolvido pela GWM, unindo assim a eficiência do motor elétrico com a autonomia do combustível verde brasileiro.

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