Comércio busca alternativas para ‘salvar’ no Dia das Mães

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Dica para comerciantes é investir em entregas e promover produtos na internet

Cintia Ferreira

O isolamento social que busca reduzir o contágio do coronavírus tem impactado o comércio de maneira sem precedentes. Para o Sindicato Patronal do Comércio Varejista (Sicomércio) esse deve ser o pior maio em muitos anos. A data ocorre justamente no Dia das Mães que é considerada a segunda melhor data de vendas, ficando atrás somente do Natal.

"Infelizmente, com essa quarentena devido ao covid-19, o comércio deve ter um dos piores maios dos últimos tempos.

Para a cidade de Limeira, não temos estimativa em valores sobre quanto será a arrecadação, quanto a cidade perderá neste sentido, mas essa costuma ser a melhor data do ano de vendas e, este ano, deve ser a pior data", cita o presidente da entidade, Eduardo Hervatin.

Ele cita dados estaduais que mostram perda em bilhões na economia. Para tentar reduzir esse impacto, a orientação é que empresários utilizem do sistema de entrega, ou delivery, vendas na internet e que faça promoções de seus produtos na internet.

"Que cada um busque uma nova maneira para vender por meio desses aplicativos. Quanto mais isso for feito, pode atender uma parcela desse consumidor que é acostumado a essas compras. A maioria dos grandes empresários já tem esse sistema e dribla um pouco a situação, mas, infelizmente, os pequenos têm mais dificuldade", comenta ele.

As vendas online podem ajudar a se manter. "A quarentena segurou muito as vendas e, por isso, devem ser bem mais baixas que nos anos anteriores. Essas vendas dificilmente serão recuperadas. Mesmo com o retorno após isolamento, o comércio retomará devagar e não cremos em explosão de vendas tão rápida".

NO ESTADO

Com o atual cenário, a FecomercioSP prevê queda de 31% nas vendas da temporada no Estado de São Paulo. Só nesta semana, deve haver prejuízo de R$ 3,7 bilhões. Para o mês, a baixa tende a atingir R$ 19,3 bilhões, menor patamar já observado.

Para calcular o recuo de vendas na data comemorativa, a Federação contabilizou o desempenho de cinco segmentos que, habitualmente, registram altas nesse período: lojas de móveis e decoração (-92%); eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamento (-82%); lojas de vestuário e calçados (-72%); supermercados (-14%); farmácias e perfumarias (-3%).

NÚMEROS NACIONAIS

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que a crise provocada pelo novo coronavírus vai acarretar uma queda histórica do volume de vendas no varejo, no Dia das Mães de 2020. Em comparação com o ano passado, a entidade projeta um encolhimento de 59,2% no faturamento real do setor na data, considerada a segunda mais importante no calendário varejista brasileiro.

 

 

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Em campanha, Acil pede que

população apoie comércio local

Com a quarentena em vigor, a Acil tem realizado em suas redes sociais a campanha “#apoieocomercio”, que é uma série de posts incentivando a população limeirense a consumir e pedir produtos de produtores locais, através do delivery. Os posts podem ser conferidos através do perfil da entidade no Facebook e Instagram.

Além de frases de incentivo ao consumidor, também são postadas dicas para auxiliar o empresário a como gerir e captar clientes através das redes sociais. Este é o momento de se engajar nas vendas online e através das redes sociais, criando conteúdo e atraindo o interesse dos internautas.

Com o objetivo de auxiliar pequenos negócios locais durante a pandemia do novo coronavírus, o empreendedor Fred Rocha idealizou a plataforma "Pede pelo Zap", que busca resgatar o conceito de lista telefônica, só que repaginada, integrando virtualmente ao aplicativo de mensagens Whatsapp. A ideia é aproximar empresas e consumidores, de maneira a conectar vendedor e comprador para a interação, oferecendo visibilidade ao negócio, preservando assim empregos e gerando renda para a população.

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