Represa Tabajara: USTL oficia Prefeitura e cria abaixo-assinado

Geral
Ferramentas
TIPOGRAFIA

União Sindical questiona Botion sobre o lamentável estado em que se encontra a Represa  


A USTL – União Sindical dos Trabalhadores de Limeira protocolou um ofício ao prefeito Mário Botion sobre o atual estado em que se encontra a Represa Tabajara. A represa vem sofrendo um assoreamento severo. Não bastasse o prejuízo aos moradores e produtores rurais da região afetada, o Ribeirão contribui com o leito do Ribeirão Pinhal, fonte de abastecimento de água da cidade.

No documento, a entidade aponta que o caso do rápido avanço do assoreamento da represa foi levado ao conhecimento do prefeito pelo diretor da USTL, Artur Bueno de Camargo, que também é presidente da CNTA – Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação, bem como para a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Limeira.

"Embora localizada em área particular, a represa é área de proteção ambiental permanente; representa garantia de água de boa qualidade para captação para nossa cidade; é via de abastecimento para o Ribeirão do Pinhal, principal fonte de captação para Limeira, que vive a iminência de nova crise hídrica, além constituir região de grande diversidade de fauna e flora, que foram afetadas pelo assoreamento, bem como de ecoturismo e lazer ecológico", considera.

A USTL lançou recentemente o abaixo-assinado virtual "Salve a Represa Tabajara" para que a sociedade contribua na pressão para identificar os responsáveis pelo assoreamento da represa e pela revitalização do local. O abaixo-assinado pode ser acessado em https://www.change.org/p/salve-a-represa-tabajara
Ações e eventos que repercutam e exponham a situação do local também estão sendo planejados pela entidade.

"Neste momento de intensa discussão sobre as mudanças climáticas e seus impactos, não podemos ficar omissos à essa perda: a represa praticamente morreu! Era fonte de água limpa, que poderia servir como alternativa de abastecimento para a cidade, que está prestes a enfrentar nova crise hídrica. Vamos batalhar para que a Represa Tabajara reviva!", diz Artur Bueno Júnior, presidente da USTL.Os vereadores da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Limeira também vêm acompanhando o caso.


Legenda: USTL lança campanha e cria abaixo-assinado

No Internet Connection