Resultados de vendas do Natal ficam estáveis, aponta Acil

Pesquisa da Acil mostrou que vendas ficaram estáveis ou superaram as de 2017

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Pesquisa da associação mostrou equilíbrio em relação ao mesmo período do ano passado

O resultado das vendas do Natal ficou estável, porém, foi considerado positivo, conforme análise da Associação Comercial e Industrial de Limeira (Acil). Comerciantes ouvidos citaram que as vendas no período cresceram ou ficaram equilibradas em relação ao Natal anterior.

A associação informou que itens para decoração e opções de presentes foram os destaques nas vitrines do comércio de Limeira no mês de dezembro, época em que já é esperado crescimento nas vendas e movimentação intensa dos consumidores para as festividades do Natal e ano novo.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo departamento de comunicação da Acil com lojistas de diversos segmentos do comércio limeirense, houve um equilíbrio nas vendas de dezembro de 2018 comparado ao ano anterior. Mesmo mantendo o empate no faturamento, grande parte dos empresários analisou o resultado como positivo.

É o caso da Armação Surf Shop. A gerente Jéssica Zuntini da Silva afirmou que o maior movimento aconteceu na semana que antecedeu o dia 25 de dezembro. “As vendas foram boas, empatamos com 2017. O comportamento do consumidor mudou muito, ele não compra mais por impulso e geralmente realiza pesquisas de preços e produtos, então temos que trabalhar mais o cliente, fazer um atendimento muito mais personalizado, com argumentos que o convençam que está realizando um bom investimento".

Quem também se mostrou satisfeito com o resultado de 2018 foi o proprietário da Denys Confecções. “Novembro já foi um mês atípico e muito bom na loja, com alta de 12% nas vendas. Sinceramente, acreditava que as vendas não seriam boas, pois, até o Natal, não havíamos atingido os mesmos números de 2017", disse Denis Queiroz.

O Sindicato Patronal do Comércio Varejista (Sicomércio) diz que ainda não irá comentar o resultado, já que aguarda informações da Federação do Comércio (Fecomércio).

SCPC

O Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) informou que a estabilidade constatada no comércio de Limeira não foi a mesma quando analisado o número de consultas realizados pelo serviço. Segundo os dados, do dia 1º até o dia 25 de dezembro, foram realizadas 7.127 consultas integradas, 13% a menos do que o mesmo período em 2017, em que foram registradas 8.220 consultas. Já com relação aos cheques (6.739), houve também um recuo de 12% se comparado ao ano anterior (7.641).

Os dados não englobam, no entanto, as vendas realizadas à vista, em dinheiro ou por meio dos cartões de crédito e débito segundo a coordenadora do SCPC da Acil, Adriana Gouvêa.

“Há alguns anos temos acompanhado a mudança do comportamento do consumidor na hora de pagar suas compras. A praticidade e segurança proporcionada pela utilização dos cartões de crédito e débito fez com que milhares de brasileiros deixassem de comprar pelo crediário, então, é comum haver uma diferença na análise realizada junto às vendas concretizadas pelos lojistas com relação ao número de consultas no banco de dados”, finaliza.

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