PIB cresce 2,5% no primeiro semestre

Os serviços presenciais tiveram impacto na alta do PIB (Foto: Helena Pontes)

Economia
Ferramentas
TIPOGRAFIA

No primeiro semestre deste ano, o Produto Interno Bruto cresceu 2,5% frente ao mesmo período do ano anterior. Tanto a Indústria (0,2%) quanto os Serviços (4,1%) tiveram resultados positivos. Mas houve declínio de 5,4% na Agropecuária. No segundo trimestre deste ano crescei 1,3& frente ao trimestre anterior. É o quarto resultado positivo consecutivo do indicador após o recuo de 0,3% no segundo trimestre do ano passado. Os dados são do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, divulgado ontem pelo IBGE.

“Os serviços impactaram mais esse resultado de 2,5% no semestre. Também nessa comparação, as atividades que mais influenciaram esse crescimento foram outras atividades de serviços, transportes e informação e comunicação. Esse último setor já vinha crescendo antes da pandemia”, diz a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.

Na comparação com o segundo trimestre do ano passado, o crescimento do PIB foi de 3,2%. A alta foi influenciada pelo crescimento de 4,5% dos serviços, com destaque também para outras atividades de serviços (13,6%) e transporte, armazenagem e correio (11,7%).

Na indústria, houve crescimento de 1,9% frente ao mesmo período de 2021. Esse resultado foi influenciado pelo aumento de 10,8% na atividade de eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos, impactada pelo desligamento das usinas térmicas.  

Já o recuo de 2,5% da Agropecuária, nessa mesma comparação, está relacionado ao baixo desempenho de produtos cujas safras são significativas para o período, como a soja (-12,0%) e o arroz (-8,5%). Por outro lado, houve contribuição positiva da pecuária para o setor, com destaque para os bovinos.

Inscreva-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades.
No Internet Connection