Venda de veículos novos cai 17% em outubro e seminovos valorizam

Reuters

Economia
Ferramentas
TIPOGRAFIA

Setor continua sendo afetado pela crise global de abastecimento de componentes para a produção industrial

A venda de veículos automotores novos caiu 17,07% em outubro em comparação ao mesmo mês do ano passado. No mês passado, foram licenciadas 276.033 unidades, ante 332.852 vendidas em outubro de 2020. Os dados, divulgado ontem pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), leva em conta todos os segmentos automotivos, exceto tratores e máquinas agrícolas.

Com um dia útil a menos em relação ao mês de setembro, outubro deste ano (20 dias) registrou queda de 1,78% nos emplacamentos de veículos.

No acumulado do ano, de janeiro a outubro de 2021, as vendas tiveram aumento de 16,15% sobre o mesmo período do ano passado. Foram 2.863.349 unidades licenciadas, contra 2.465.260 vendidas no mesmo período de 2020.

O setor, em geral, continua sendo afetado pela crise global de abastecimento de componentes para a produção industrial. O presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, diz que os emplacamentos de todos os segmentos automotivos vêm oscilando, de acordo com o fluxo de produção. “A demanda se mantêm alta, por parte do consumidor, mas há segmentos em que a espera por um veículo pode levar meses, em função dos baixos estoques das concessionárias, que não estão conseguindo ter todos os pedidos atendidos pelas fábricas, devido à falta de insumos e componentes”, observa.

O presidente ressalta que espera pela normalização da produção, mas acredita que isso só ocorra em meados de 2022, na melhor das hipóteses.

LOCAL

Segundo dados da Fenabrave, em Limeira foram emplacados 580 veículos. Do total, 274 são somente de motocicleta. No segmento de auto, foram 239 emplacamentos, comercial leve, 35, e caminhão, 32. No acumulado deste, são 4.660 novos veículos vendidos.

A procura maior hoje é pelos seminovos, que tiveram valorização. O momento é bom para quem quer vender e comprar, dizem os comerciantes do setor.

De acordo com a pesquisa da Autoinforme, o modelo hatch compacto da Hyundai, depois de um ano de uso, valorizou 17,2%. O carro foi o campeão da 8ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Autos. O modelo sedan da marca também teve valorização de 15,7%.

Em ano atípico, com falta de veículos zero km provocada por desabastecimento de insumos, os seminovos apresentaram forte valorização. (Com Agência Brasil) 

Inscreva-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades.
No Internet Connection