Encontro com famílias de crianças autistas ocorre hoje

Notícias
Ferramentas
TIPOGRAFIA

 

Evento será às 19h30, em igreja no Jardim Vista Alegre; evento tem apoio do CPP

 

Acontece na noite de hoje a primeira reunião de 2020 do projeto Encontro de Famílias de Autistas. A responsável pelo projeto é a professora, escritora e voluntária na causa autista, Ivânia Hebling Martins, mas o evento conta com o apoio do CPP de Limeira. A reunião será às 19h30 na Igreja Presbiteriana Moriá, que fica na Rua Pedro Elias, 885, Jardim Vista Alegre.

Em 2019, foram nove reuniões com o projeto e, para 2020, Ivana explica que a programação terá como foco a autonomia das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). ‘‘Neste segundo ano dos encontros, estamos preparando uma programação voltada para a autonomia dos autistas, algo que contempla não somente quem tem o T.E.A., mas todo o seu contexto familiar, escolar, social e suas habilidades. Vamos esclarecer também, com mais detalhes, a neuroplasticidade do cérebro. Teremos oficinas e rodas de conversas onde todos podem participar ativamente’’, afirma Ivania.
A iniciativa é gratuita para todos que querem participar e não há necessidade de confirmação de presença. O local foi oferecido gratuitamente pelo pastor Ozias Pinto e as salas foram disponibilizadas para os eventos todas as quintas-feiras visando atender as necessidades das famílias de autistas de toda a comunidade limeirense.
Toda a equipe, cita, participa voluntariamente para oferecer às pessoas seus conhecimentos e experiências com palestras, workshops, rodas de conversas e até oficinas para montagem de brinquedos lúdicos e didáticos para o desenvolvimento cognitivo dos autistas, utilizando materiais e recursos disponíveis em casa, como os recicláveis e são muito eficientes no estímulo dos neurônios responsáveis pelo aprendizado.

"O objetivo principal do projeto é trazer aos pais, familiares, cuidadores e até profissionais de áreas correlatas, informações, conceitos, pesquisas, ferramentas e recursos para o estímulo ao desenvolvimento, independente da existência de laudo conclusivo", cita ela.

ESTÍMULOS

"Quanto antes for iniciado o estímulo dessas crianças melhor e o importante é estimular sempre", citam. "Essa questão tem sido a maior preocupação da equipe, pois muitos estímulos podem ser feitos de maneira simples e eficiente em casa, na escola e com os amigos da criança, com baixo custo, muito carinho e atenção de modo adequado". O e-mail para mais informações é o ivaniahm@uol.com.br.

 

No Internet Connection