Escola Luca Moore é um dos destaques em projeto internacional

Projeto limeirense é um dos representantes do Brasil no “Aprendizagem Solidária nas Artes”

Notícias
Ferramentas
TIPOGRAFIA

“Entre Versos” que nasceu na Emeief Maria Apparecida de Luca Moore vem ganhando proporções internacionais. O projeto que permite através da arte estimular os alunos à poesia, grafite, leitura, música e ao teatro é um dos representantes do "Aprendizagem Solidária nas Artes" que acontece entre os países da Argentina, Peru e Colômbia. Hoje, os alunos participam de mais uma etapa com a finalização de um grafite no Centro Comunitário Jardim Ernesto Kuhl.

O projeto foi criado em 2019 e ao longo dos anos foi tomando caminhos diferentes. Este ano, com o convite para participar do Grupo Clayss, a escola iniciou em abril, uma batalha de rimas, pesquisas e lives, inclusive com a participação online do escritor e poeta brasileiro Pedro Bandeira.

A iniciativa é promovida pelas professoras Eloísa Patrícia Granso Pareja Hergert, Jaqueline Tamara da Silva Araújo, Juliana Carolina de Souza e o professor de teatro Jhonatan Nunes Xavier, com apoio voluntário do grafiteiro Danilo Ápice (Extinção). “Trabalhamos poetas clássicos, haicais, literatura de Cordel. Dos Cordeis seguimos para outras formas poéticas que estabelecem uma relação pelo viés da oralidade, pela origem popular e pelos marcadores sociais. Passamos pelo rap, conhecemos a origem do Slam e discutimos sobre as semelhanças e diferenças desses gêneros e a importância destes textos para a sociedade”, explica a professora Juliana Carolina de Souza.

Os alunos também promoveram o "I Sarau Urbano - Entre Versos" com leitura, produção e a declamação de poemas e poesias com suporte nas obras de renomados poetas. O resultado dos estudos e pesquisas do projeto se transformou em conteúdos disponibilizados no Youtube pelo endereço: @lucamooreoficial.  

 

 

 APRENDIZAGEM SOLIDÁRIA NAS ARTES

O programa argentino apoia escolas e instituições ao oferecer capacitação e assistência técnica a profissionais da educação e estudantes envolvidos em projetos de aprendizagem solidária e educação artística. A iniciativa consiste em reuniões com a equipe da escola envolvida na ação - professoras de língua portuguesa e professor de teatro - que têm a oportunidade de participar de formações à distância promovidas pela Associação Movimento Futuro em parceria com o Centro Latino-americano de Aprendizagem e Serviço Solidário (CLAYSS). Atualmente, o Programa de Apoio às Escolas é realizado em três escolas no Brasil e uma em Tolima, Colômbia. O objetivo desse acompanhamento é que os projetos sejam mais significativos para os estudantes e comunidade.

 

 

No Internet Connection