CNBB esclarece significado do ritual do Lava-Pés

Geral
Ferramentas
TIPOGRAFIA

Nesta quinta-feira, a Igreja Católica celebra dois importantes rituais que marcam o início do Tríduo Pascal: a Missa do Crisma e a Missa da Ceia do Senhor. Entre esses ritos, está o Lava-Pés, uma prática litúrgica que rememora o gesto de Jesus Cristo lavando os pés dos seus discípulos antes da Última Ceia.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) esclarece que o Lava-Pés não é apenas uma encenação, mas um gesto sacramental que busca recriar a humildade e o serviço demonstrados por Jesus naquela ocasião. Durante a celebração da Quinta-feira Santa, o bispo ou o padre lava os pés de alguns membros da comunidade, imitando o exemplo de Cristo e reafirmando o compromisso de estar a serviço do próximo.

"O Lava-Pés é um símbolo poderoso de humildade e serviço ao próximo, inspirado pelo próprio Jesus Cristo", destaca a CNBB. "É uma oportunidade para os fiéis refletirem sobre a importância do serviço desinteressado e do amor ao próximo, fundamentos essenciais da fé cristã."

Além do Lava-Pés, a Quinta-feira Santa é marcada pela Missa da Ceia do Senhor, onde se recorda a instituição da Eucaristia por Jesus durante a Última Ceia. Nessa celebração, o pão e o vinho são oferecidos como o Corpo e o Sangue de Cristo, em uma ação de graças que simboliza a presença real e substancial do Salvador na vida dos fiéis.

As leituras litúrgicas deste dia incluem passagens do Êxodo, de São Paulo aos Coríntios e do Evangelho segundo São João, enfatizando a importância histórica e espiritual desses eventos para os cristãos.
“Assim, a Quinta-feira Santa se revela como um momento de profunda reflexão e renovação da fé, no qual os fiéis são convidados a seguir o exemplo de Jesus Cristo, tanto no serviço aos outros quanto na participação na Eucaristia, fundamento central da vida cristã”, destaca.

No Internet Connection