Celebrações da Semana Santa reúnem fiéis em momentos de reflexão

Geral
Ferramentas
TIPOGRAFIA

Tradições nas paróquias de Limeira ganham destaque com missas, procissões e vigílias em toda a região



As tradições centenárias da Semana Santa ganham vida nas paróquias e comunidades da Diocese de Limeira, reunindo milhares de fiéis em momentos de reflexão e devoção. Além das celebrações tradicionais, uma série de eventos especiais marca este período sagrado para os católicos, promovendo uma vivência mais profunda da fé.

Hoje, a Catedral Nossa Senhora das Dores será palco da "Missa do Crisma", marcando o início das celebrações. Às 9h, sob a presidência de Dom José Roberto Fortes Palau, bispo diocesano de Limeira, padres, diáconos, seminaristas e o povo de Deus se reunirão para a bênção dos óleos, essenciais para os sacramentos do Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos e da Ordem.

Dom José reforça o convite à participação nesta celebração, destacando sua importância para a comunidade diocesana de Limeira. “A Renovação das Promessas Sacerdotais também faz parte desse momento de comunhão e renovação espiritual”.

À noite, a humildade de Jesus Cristo será relembrada durante a cerimônia do Lava-Pés, que precede a instituição da Eucaristia. Um gesto simbólico de serviço e amor ao próximo, que inspira os fiéis a seguirem os ensinamentos do Salvador.

Na Sexta-feira da Paixão, as missas não serão realizadas. Às 15h, a Liturgia da Palavra e a Adoração da Cruz marcam o dia, com a proclamação solene do Evangelho da Paixão de Jesus Cristo seguida pela Adoração da Cruz. À noite, algumas paróquias realizam a tradicional procissão do Senhor Morto, momento de profunda reflexão sobre o sacrifício de Cristo pela humanidade.

No Sábado Santo, as igrejas permanecem fechadas durante o dia, preparando-se para a solene Vigília Pascal à noite. Esta é considerada a noite mais significativa do ano litúrgico, repleta de símbolos e significados que remetem à história da salvação e culminam na proclamação jubilosa da Ressurreição do Senhor.
No domingo de Páscoa, 31 de março, os fiéis celebrarão a Missa da Ressurreição do Senhor, o ápice da Semana Santa, onde a comunidade cristã se reúne para celebrar a vitória de Jesus Cristo sobre a morte. Haverá missas na Paróquia São José, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Paróquia São Sebastião, Paróquia Santa Isabel de Portugal, Paróquia Santa Rita de Cássia, Paróquia Imaculado Coração de Maria, Paróquia São Cristóvão. Os horários das celebrações variam de acordo com cada paróquia e podem ser consultados nas secretarias paroquiais ou através do site oficial da Diocese de Limeira.


No Internet Connection