Prefeitura não responde indicações de vereadores da terceira idade

As sessões dos vereadores da terceira idade acontecem mensalmente no plenário da Câmara. Foto: Câmara Municipal de Limeira

Local
Ferramentas
TIPOGRAFIA

Botion havia prometido que daria atenção aos idosos durante a diplomação

Os vereadores da terceira idade de Limeira ficaram sem muitas respostas da Prefeitura, em 2019. O Executivo não respondeu à maioria das 37 indicações, quatro requerimentos feitos pelos idosos e encaminhados pela Câmara nos meses de setembro, novembro e dezembro do ano passado ao Executivo.

Dos 41 pedidos, apenas dois foram respondidos ontem, minutos após a Gazeta questionar a Prefeitura sobre o caso. O levantamento foi feito pelo vereador Marcelo Rossi (PSD), presidente da Comissão de Vereadores da Terceira Idade da Câmara de Limeira. O parlamentar encaminhou um ofício à Prefeitura, cobrando respostas a esses requerimentos e indicações.

“Nesse trabalho inclusivo e de exercício de cidadania, os problemas da coletividade que os vereadores da terceira idade trazem, bem como seus apontamentos, não podem ser desprezados”, defende Rossi.

Entre os pedidos não respondidos, estão os de melhorias em praças e centros comunitários, instalações de placas, pintura de faixas de pedestre e dedetização de bueiros. Segundo o vereador, vários idosos se sentiram ignorados e criticaram a ausência das respostas para discussões nas sessões do ano passado.

“Causou estranheza, ao parlamentar, a ausência de respostas para as 37 indicações e quatro requerimentos registrados. São questões que afetam os moradores de todos os cantos da cidade, além de pedidos de diversos serviços públicos, como melhorias no trânsito, limpeza, segurança, fiscalização contra poluição sonora”, aponta

“ESTAREMOS ATENTOS”

Durante a cerimônia de diplomação dos vereadores da terceira idade na Câmara, no dia 07 de junho de 2019, o prefeito Mario Botion (PSD) havia prometido que daria atenção aos idosos no que fosse possível.

“Tragam suas reclamações, tragam suas sugestões e encaminhem ao poder Executivo, que nós estaremos bem atentos em buscar soluções dentro da disponibilidade e da realidade que nós vivemos”, declarou Botion aos idosos, na época.

PROTOCOLO

Além de cobrar posicionamento do Executivo, Marcelo Rossi informou que vai protocolar no próximo dia 3, na Câmara Municipal, 41 proposituras com o mesmo teor das que foram apresentadas nas sessões da terceira idade, para que sejam respondidas no prazo regimental do Legislativo.

O PROJETO

O projeto Vereadores da Terceira Idade foi instituído através de um plano de resolução, aprovado na Câmara em 2013. Os parlamentares são eleitos nos grupos da terceira idade do qual fazem parte, apadrinhados e amadrinhados pelos vereadores em exercício, e cumprem um mandato de dois anos. As sessões são mensais e podem ser acompanhadas pelo público pessoalmente, ou ao vivo, pelo Facebook e YouTube.

O OUTRO LADO

A Gazeta abriu espaço para a Prefeitura comentar a reportagem, questionando porquê não respondeu aos pedidos, se já havia prazo para responder, e se a ausência de resposta não seria um desrespeito ao Legislativo e aos idosos de Limeira. Porém, até a conclusão desta reportagem, o Executivo não respondeu ao nosso contato.

Inscreva-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades.
No Internet Connection